Abu Dhabi (Emirados Árabes) – Enquanto disputam o World Tennis League, torneio de exibição durante a pré-temporada em Abu Dhabi, as duas melhores tenistas da atualidade aproveitaram um tempo para treinarem juntas. Neste domingo, Aryna Sabalenka e Iga Swiatek compartilharam a quadra nos Emirados Árabes Unidos e registraram o momento com uma foto nos stories do Instagram.
Após o treino, as atuais números 1 e 2 do mundo tiveram agendas bem diferentes. A bielorrussa voltou à quadra para a disputa da final do WTL, defendendo o Hawks ao lado de Mirra Andreeva, Jodan Thompson e Sumit Nagal. Eles enfrentam os Falcons, de Elena Rybakina, Caroline Garcia, Andrey Rublev e Denis Shapovalov. Por sua vez, já eliminada, Swiatek aproveitou o restante do dia para descansar e compartilhou imagens na piscina do hotel e depois deitada uma rede.
Após a exibição em Abu Dhabi, as duas rivais devem seguir para a Austrália, onde darão início à temporada 2025. Sabalenka será a principal cabeça de chave no WTA 500 de Brisbane, a partir do dia 27 de dezembro, enquanto Swiatek será uma das principais estrelas da United Cup, que começa na mesma data.
Sabalenka se esquiva ao falar de doping de Iga
Também nesta semana, os atletas participantes da WTL conversaram com a imprensa em entrevistas coletivas. Atual número 1 do ranking e principal concorrente de Swiatek no circuito, Sabalenka foi questionada sobre o caso de doping envolvendo a polonesa, que acabou pegando uma suspensão provisória de 30 dias após testar positivo para a substância proibida trimetazidina (TMZ), em agosto. Mais tarde, Iga conseguiria provar que o resultado do exame foi causado pela contaminação de um medicamento regulamentado sem receita (melatonina), fabricado e vendido na Polônia.
Diante da pergunta, Sabalenka precisou falar publicamente pela primeira vez sobre o assunto, mas não se alongou muito e evitou criar novas polêmicas. “As pessoas estão habituadas a reagir exageradamente antes de darem conta das coisas, por isso, não quero fazer nenhum comentário. Acredito no esporte limpo, não posso dizer mais nada”, disse aos jornalistas.
Na sequência, a atual bicampeã do Australian Open falou sobre o que espera para o início de 2025 e principalmente sobre as chances de novamente defender o título em Melbourne e também de manter a liderança do ranking.
“Não posso confiar se vou ter a possibilidade de manter o número 1 ao reconquistar o Australian Open, trata-se de uma questão mental. Claro que tenho vontade de ficar no topo o máximo de tempo possível, e trabalho muito para isso, mas veremos na próxima temporada. Para mim, significaria muito ser tricampeã. Creio que a chave é concentrar-me em mim mesma e dar o meu melhor, seja na Austrália ou em qualquer outro torneio Ainda tenho muitas coisas para alcançar no tênis”, concluiu.
Bom para as duas
Sabalenka, pra que transformar rival em inimiga. Não leva a nada. Você está agindo da forma correta
Esse sorriso todo da Iga tem motivo claro. O esporte sangra!!