Melbourne (Austrália) – A organização do Australian Open anunciou nesta quarta-feira um convite no quali para Cruz Hewitt, jovem jogador de 16 anos e filho do ex-número 1 do mundo Lleyton Hewitt. Ele terá sua primeira experiência em um Grand Slam como profissional e debutará em Melbourne cinco anos depois da última participação do pai, em 2020.
Cruz Hewitt ocupa o 107º lugar do ranking mundial juvenil, com sete títulos conquistados no circuito mundial da ITF, três deles neste ano. No início da temporada, ele disputou a chave juvenil do Australian Open, mas caiu na estreia. Como profissional, está atualmente no 1.264º lugar do ranking, com seis pontos na ATP.
Pai do jovem tenista, Lleyton Hewitt foi o grande nome do tênis australiano nos anos 2000 e chegou à final em Melbourne em 2005, mas foi superado pelo russo Marat Safin na final. Ele disputou o torneio pela primeira vez em 1997, com apens 15 anos, como convidado. Hewitt disputou a chave de simples em Melbourne pela última vez em 2016, mas seguiu jogando duplas por mais alguns anos até a despedida oficial em 2020. Atualmente, é capitão do time australiano na Copa Davis.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A lista do quali do Australian Open é liderada pelo argentino Federico Coria, número 100 do mundo, e conta com nomes experientes como Marton Fucsovics, o norte-americano Christopher Eubanks, o francês Pierre-Hugues Herbert e o australiano Bernard Tomic. Já entre as jovens promessas, aparecem nomes como o norte-americano Learner Tien, o francês Luca Van Assche e o japonês Rei Sakamoto, campeão juvenil no ano passado e que recebeu convite.
O Brasil será representado por quatro jogadores no quali masculino: Thiago Monteiro, João Fonseca, Felipe Meligeni e Gustavo Heide. Entre os demais sul-americanos que buscam vagas em Melbourne estão o boliviano Hugo Dellien, o peruano Juan Pablo Varillas e vários argentnos como Thiago Tirante, Juan Manuel Cerúndolo e Roman Burruchaga, além dos chilenos Cristian Garin e Tomas Barrios Vera. O último a entrar por ranking é o italiano Federico Arnaboldi, 231º do mundo.
Leia mais:
Monteiro, Fonseca, Heide, Meligeni e Laura jogam qualis na Austrália