Málaga (Espanha) – Ao fechar a temporada no último domingo com a conquista do título da Copa Davis, o italiano Jannik Sinner colocou seu nome na história da Era Aberta do tênis. Além de conseguir um feito raro de vencer pelo menos um set em todas as partidas que disputou, ele terminou o ano como o nono melhor aproveitamento na ATP.
Sinner somou 73 vitórias e apenas seis derrotas em 2024, um aproveitamento de 92,41%, o nono mais alto desde o início da ATP. Apenas seis jogadores conseguiram fechar uma temporada com um desempenho superior ao do italiano: John McEnroe. Jimmy Connors, Bjorn Borg, Novak Djokovic, Ivan Lendl e Roger Federer.
O suíço foi o único a conseguir tal aproveitamento superior ao de Sinner mais de uma vez. Foram três para Federer, que teve a terceira, a quarta e a oitava melhor temporada da Era Aberta. O líder desta lista é o norte-americano McEnroe, que venceu 82 jogos e perdeu apenas três em 1984, encerrando o ano com 96,47% de aproveitamento.
A segunda colocação fica com outro norte-americano, Connors, que dez anos antes, em 1974, venceu 95,91% das partidas que disputou (94 vitórias e 4 derrotas). Federer fecha o top 3 com sua temporada de 2005, quando também venceu um set em todas as 85 partidas que jogou, sendo 81 vitórias e apenas quatro derrotas (95,29%).
🇮🇹 Jannik Sinner closes 2024 season with 73 wins and 6 losses: 92.41%.
9th best season in Open Era in percentage#DavisCup pic.twitter.com/1NI7RaB1FB
— TennisMyLife (@TennisMyLife68) November 24, 2024
Connors, Borg, Lendl, “McEnroe”…só lendas desse esporte magnífico.
Coloque uma postagem sobre o rendimento nas hard-courts também, pessoal. Tem no mesmo perfil que vocês pegaram esses dados. Foi onde eu achei e postei na postagem do blog de ontem.