Riad (Arábia Saudita) – As finalistas de simples e duplas do WTA Finals serão conhecida nesta sexta-feira, dia de rodada de semifinais em Riad. A programação começa um pouco mais tarde em relação a outros dias do torneio para dar maior tempo de descanso para as tenistas que atuam em dias consecutivos.
A disputa em simples começa ao meio-dia (de Brasília) com Qinwen Zheng e Barbora Krejcikova. A chinesa venceu o único duelo anterior entre elas, na final de Zhengzhou no ano passado. Já a tcheca chega motivada à semifinal, depois de ficar em primeiro lugar em um grupo com Iga Swiatek e Coco Gauff.
“Eu estava super animada por estar aqui e me classificar para jogar contra as melhores”, disse Krejcikova após superar Gauff por 7/5 e 6/4 nesta quinta-feira. Ela começou o Finals perdendo para Swiatek de virada, mas depois bateu Coco Gauff e Jessica Pegula em sets diretos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Eu realmente não sei quando tudo começou a se encaixar. Antes do torneio, tive alguns dias em que treinamos levemente e me senti muito bem”, acrescenta a tcheca, que ocupa o 13º lugar do ranking, mas ficou com a oitava vaga no Finals por ser a campeã de Wimbledon. “Tive muitos altos e baixos. E a vitória em Wimbledon foi o ponto mais alto da minha carreira até agora. Estou muito orgulhosa de mim mesma e ansiosa pelos novos desafios”.
Zheng também fez uma campanha de recuperação. Derrotada por Aryna Sabalenka na estreia, a chinesa depois passou por Elena Rybakina e Jasmine Paolini. “Finalmente, mostrei o nível de tênis que quero jogar. Quando você entra em quadra, é normal que se sinta nervosa, mas ao mesmo tempo você sente confiança porque sabe seu nível. E eu sei do que sou capaz”, explica a campeã olímpica. “Sinto que meu saque começou a ser um pouco mais consistente, como também era em 2022. Não sei por que, de repente, em 2023 meu saque começou a piorar. Mas neste torneio e no resto deste semestre é a primeira vez que sinto que o saque começou a voltar”.
WTA Finals 🤝 Zheng’s new and improved serve#WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/mrCqqCcciR
— wta (@WTA) November 6, 2024
Nono encontro entre Sabalenka e Gauff
Já a partida entre Aryna Sabalenka e Coco Gauff acontece na sequência. Ambas chegaram à última rodada da fase de grupos já classificadas para as semifinais. Mas enquanto a bielorrussa já tinha assegurada a primeira posição do Grupo Roxo e a derrota para Elena Rybakina não afetou os cenários de classificação, Gauff precisava fazer ao menos um set contra Krejcikova nesta quinta-feira. Ao perder o jogo em sets diretos, permitiu que a tcheca ficasse em primeiro lugar no Grupo Laranja.
Este será o nono encontro entre Gauff e Sabalenka no circuito, após quatro vitórias para cada lado. A norte-americana venceu o duelo mais importante entre elas, a final do US Open do ano passado. Mas a bielorrussa levou a melhor nos dois encontros da atual temporada, nas semis do Australian Open e do WTA 1000 de Wuhan.
The fantastic four in Riyadh…😤✨
Semifinal singles play will begin tomorrow not before 6pm local time.#WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/9mcGE2fIDj
— wta (@WTA) November 7, 2024
Nas duplas, a rodada começa às 9h30 com a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe enfrentando a australiana Ellen Perez e a norte-americana Nicole Melichar-Martinez. Já no final do dia, a tcheca Katerina Siniakova e a norte-americana Taylor Townsend jogam contra taiwanesa Hao-Ching Chan e a russa Veronika Kudermetova.
Confira a programação desta sexta-feira no Finals
Quadra Central – 9h30
[6]Nicole Melichar-Martinez (EUA)/Ellen Perez (AUS) vs. [2]Gabriela Dabrowski (CAN)/Erin Routliffe (NZL)
Não antes de 12h
[7]Qinwen Zheng (CHN) vs. [8]Barbora Krejcikova (TCH)
[1]Aryna Sabalenka vs. [3]Coco Gauff (EUA)
[8]Katerina Siniakova (TCH)/Taylor Townsend (EUA) vs. [7]Hao-Ching Chan (TPE)/Veronika Kudermetova