Helsinque (Finlândia) – Depois de vencer sua partida de estreia no challenger de Helsinque, João Fonseca volta à quadra nesta quinta-feira, às 8h30 (de Brasília), em busca das quartas de final. O carioca de 18 anos e número 3 do Brasil enfrenta o britânico Jan Choinski, 185º do ranking.
Este será o segundo confronto entre eles no circuito e Fonseca terá a oportunidade de revanche. A primeira partida foi durante a temporada de saibro, com vitória de Choinski no ATP 250 do Estoril, com parciais de 6/2, 6/7 (5-7) e 6/4 após 2h25 de disputa.
Fonseca está nesta semana com o melhor ranking da carreira, ocupando atualmente o 150º lugar. Por ter vencido o lucky-loser holandês Jelle Sels na primeira rodada, o brasileiro está somando oito pontos na ATP e ganhando uma posição. Se vencer mais um jogo, recebe 16 pontos e pode subir para o 146º lugar, de acordo com a projeção oficial.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já na busca por uma vaga no Next Gen ATP Finals, que será disputado entre os dias 18 e 22 de dezembro na Arábia Saudita, Fonseca é o sétimo na corrida. Mas pode terminar a semana na quinta posição entre os postulantes ao torneio em caso de título em Helsinque. Nas últimas semanas, o carioca chegou às quartas em Brest, na França, mas parou na estreia em Bratislava.
Os resultados dos dois este ano, em quadras de piso duro, indicam o Fonseca franco favorito neste jogo. O Choinski tem 7 vitórias no hard e 12 derrotas. O Fonseca tem 12 vitórias e 6 derrotas. Dos 19 jogos do inglês, só um foi contra um top 100: Cachin 55 e derrota. O Fonseca em 18 jogos venceu um top100: Zandschulp 68 e perdeu para outro top100: Berrettini 43. Apesar da origem, o inglês parece claramente preferir o saibro, piso no qual derrotou o Fonseca no Estoril, na primeira vitória dele neste ano. Não ocasião o Fonseca tinha ranking 288. Entretanto, a campanha do brasileiro mesmo no saibro é mais significativa, com vitórias nesse ano contra 4 top 100: Michelsen 70, Sonego 51, Fils 36 e Garin 88. Das 23 vitórias do Choinski no saibro, só uma foi contra um top 100: Hanfmann 85. Não grama o inglês fez 4 jogos e perdeu todos. O Fonseca teve 2 vitórias e 4 derrotas. Resumindo, apesar do noviciado na ATP o brasileiro parece muito mais consistente que o inglês, que já tem mais rodagem no tênis profissional. Se eu fosse apostador, sem dúvida colocaria muitas fichas no brasileiro.
Vamos Fonseca. É o favorito. Vamos buscar sua 6º quartas de final de Challenger este ano e pontos importantes para garantir o Next Gen Finals
Fonseca promete no futuro.