* Um duelo 100% nacional encerrou a edição de 2024 do Lajeado Open ITF M25 no último domingo. Jogando na quadra principal do Clube Tiro e Caça, os paulistas Matheus Pucinelli e Daniel Dutra da Silva fizeram uma apresentação impecável e depois de quase duas horas de jogo, o título ficou com Pucinelli, que fechou o duelo com parciais de 6/2 e 7/5. Este foi o quinto título da carreira de Pucinelli, de 23 anos. “O torneio tem toda a estrutura para se tornar um Challenger”, disse Matheus. Coordenador do Lajeado Open, Ney Arruda Filho também opinou: “Tivemos uma semana incrível. O tempo ajudou demais. A chave estava fortíssima, finalizada com uma final de duplas 100% argentina e uma final de simples 100% brasileira. Inovamos com o Lajeado Open Sunset, com o Kids Day, com o Ladies Day e eventos paralelos dos apoiadores, que trouxeram excelente público todos os dias. Sem modéstia, foi tudo perfeito.”
* Atleta de 14 anos, Livas Damázio, natural de Cuiabá (MT), deu novo salto, nesta segunda-feira, no ranking da Federação Internacional, após o vice-campeonato no J60 de Itajaí (SC), a 15ª Copa Santa Catarina. Ele subiu 175 posições na tabela e agora é o 603º colocado, tornando-se o quinto melhor do ranking entre os nascidos em 2010. Ele só está atrás dos norte-americanos Jordan Lee (255°), Michael Antonius (324°) e Izyan Ahmad (451°) e do jogador da Indonésia, Rafalentino da Costa (506°). Livas passou o indiano Tavish Pahwa que é o 718º. O ranking mundial ITF é destinado a atletas até 18 anos de idade. “Foi uma semana muito boa, consegui jogar bem apesar das dificuldades com o vento. Senti que melhorei e vou seguir treinando duro para seguir melhorando”, disse Livas, atleta do Rede Tênis Brasil, que retornou para São Paulo e jogará na próxima semana o J100 de Salvador (BA), o Bahia Juniors Cup.
* Leonardo Storck e Pedro Novaes, atletas da Rio Tennis Academy, estrearam com vitória, nesta segunda-feira na Rio de Janeiro Juniors Cup, evento com pontos para o ranking mundial nível J30. A competição ITF e a Sub12 anos e Tennis Kids, ambas com pontos para o ranking da CBT, acontecem na Rio Tennis. As competições de 16 e 14 anos acontecem na Techset. Storck passou por Antonio Correa por 6/2 e 6/1 e enfrenta o qualifier Enzo Moretti na quarta-feira. Atleta de 15 anos, número 1 sul-americano, joga o evento com pontos no ranking mundial até 18 anos. Pedro Novaes, campeão de duplas semana passada em Itajaí (SC), passou por Roberto Ribeiro por duplo 6/2 e encara o brasileiro Gustavo Diez. Ao todo 11 países estarão representados em todas as categorias (Brasil, Uruguai, Canadá, EUA, Suíça, Argentina, Guatemala, Bolívia, Paraguai , Chile e França).
* O Recreio da Juventude foi palco, no último fim de semana, da definição dos campeões do Circuito de Tênis Gaúcho (CTG), torneio infantojuvenil. Grande destaque da etapa foi a equipe do Instituto Dietze, de Porto Alegre, que garantiu nove títulos e cinco vice-campeonatos. O CTG tem nova etapa no próximo final de semana, quando desembarca em Bagé. O Clube Cantegril recebe a 11ª etapa da competição.