Hong Kong (China) – Principais nomes na disputa do WTA 250 de Hong Kong, a russa Diana Shnaider e a britânica Katie Boulter, cabeças de chave 1 e 2, respectivamente, confirmaram o favoritismo na competição e irão se enfrentar no domingo pelo título. Para chegar à decisão, elas tiveram caminhadas diferentes nas semifinais.
Abrindo o penúltimo dia do torneio, Boulter precisou suar para superar a tenista da casa Yue Yuan, sexta pré-classificada. A chinesa deu bastante trabalho e levou a definição do jogo para o terceiro set, quando a britânica conseguiu se impor e selou a vitória depois de 2h34 de batalha, marcando placar final de 6/2, 5/7 e 6/2.
Já a vitória de Shnaider foi um pouco mais tranquila, apesar do páreo duro que teve pela frente contra a canadense Leylah Fernandez, terceira mais bem cotada ao título. A russa conseguiu controlar a rival canhota, vice-campeã do US Open em 2021, e triunfou em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/2, após 1h27 de confronto.
Também canhota, a russa de 20 anos e atual 14ª colocada no ranking vai em busca de seu quarto título na carreira, tendo conquistado os outros três também nesta temporada. Do outro lado, Boulter, de 28 anos, também já levantou três taças no circuito, duas delas em 2024 e uma delas no ano passado. Será o primeiro embate entre elas.
Shnaider está subindo provisoriamente para o 13º lugar com a final em Hong Kong, o melhor da carreira, e pode ser 12ª se for campeã e a tcheca Barbora Krejcikova não vencer um jogo sequer no WTA Finals. Boulter também terá sua melhor marca na WTA após o torneio, será 23ª com o vice e subirá uma colocação mais com o título.