Curitiba (PR) – Em duelo entre dois brasileiros nesta quinta-feira, Mateus Alves superou Karue Sell em três sets e garantiu vaga nas quartas de final da Copa Internacional de Tênis de Curitiba, ATP Challenger 100 disputado no Graciosa Country Club. O paulista de 23 anos e 292º do ranking precisou de três sets e 2h24 para vencer o catarinense de 30 anos e 262º colocado por 7/6 (7-5), 3/6 e 7/5.
A partida teve mais de uma interrupção por chuva e um primeiro set inteiramente sem quebras, com vantagem mínima para Alves no tiebreak. Sell escapou de break-points em dois games distintos no segundo set e aproveitou sua única chance de quebra na parcial. O catarinense também teve quebra acima no terceiro set, chegou a liderar por 5/3 e sacar para o jogo, mas Alves reagiu vencendo quatro games seguidos, com 12 pontos em 13 possíveis.
“Foi um baita jogo. Duríssimo. O Karue vem jogando muito bem, mas a chave foi acreditar em mim e no meu plano tático, além de ter muita resiliência no final. Estava sempre atrás no placar, mas todo o trabalho duro que venho fazendo me trouxe esse resultado”, disse Alves, visivelmente emocionado. Ele terá mais um duelo nacional, desta vez contra Gustavo Heide, de 22 anos e 177º colocado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Heide havia vencido mais cedo o chileno Tomas Barrios Vera por 6/3, 3/6 e 6/1. Ele lidera o histórico de confrontos com Alves por 2 a 1, com jogos entre 2021 e 2022. O reencontro será nesta sexta-feira às 17h. “Muito feliz por estar nas quartas, e bom para o Brasil que terá um representante nas semifinais. Espero que seja eu”, brincou Heide. Quem passar enfrentará o vencedor do duelo português entre Gastão Elias e Jaime Faria.
Meligeni tem jogo interrompido por chuva
Outro brasileiro que busca uma vaga nas quartas é Felipe Meligeni, paulista de 26 anos e 167º do ranking, que teve seu jogo contra o argentino Juan Pablo Ficovich, 179º colocado, suspenso por chuva. Meligeni havia vencido o primeiro set por 7/6 (9-7) e perdido o segundo por 6/4. Quem passar pode enfrentar o libanês Hady Habib ou o argentino Roman Burruchaga, que liderava o placar por 7/6 (7-4) e 4/2.
Assim como já aconteceu na quarta-feira, a organização do torneio remarcou os jogos de duplas para quadras cobertas. Fernando Romboli e o chileno Matias Soto já avançaram à semifinal com vitória por 6/3 e 6/1 sobre o venezuelano Luis David Martinez e o argentino Facundo Mena. Eles enfrentam os bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos, cabeças 2.
Já Felipe Meligeni e Marcelo Zormann venceram Mateus Alves e Orlando Luz por 6/4, 5/7 e 10-6. Eles enfrentam os poloneses Karol Drzewiecki e Piotr Matuszewski, que bateram Paulo Saraiva e o argentino Gonzalo Villanueva por duplo 6/3.
A 2ª edição do ATP Challenger 100 de Curitiba, é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Kia – Carro Oficial, Festval, EMS Farmacêutica, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Alupar, Taesa, Aberje, INNI Sports – Bola e Roupa Oficial, Stella Artois Pure Gold, AG7 Building Wellness, O evento é realizado no Graciosa Country Club, e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour 100. A realização é do Instituto Sports.
Uma pena o Karuê ter perdido a paciência no final. Bate bonito demais na bola e mesmo no saibro da muito trabalho aos saibristas. Mateus tem muito talento também foi um jogaço.
Lamentável ele não ter conseguido aproveitar a chance de sacar para o jogo. Perdeu preciosos pontos em sua ascensão no ranking.
Acho que ele cansou, começou a encurtar os pontos fazendo ENF sem sentido, típico de quando o cérebro vai pra espaço pq o corpo esgotou. Mateus foi muito inteligente e só ficou nos pontos, conseguiu a virada.
Resumindo venceu o melhor. Só queria ver a cara do F.F, o cara vive criticando o Mateus Alves, diz que ele é ruim e tal, agora o Sell perde para o Mateus Alves, então diz F.F o Sell é o que?
Esse FF só aparece para esculhambar nossos tenistas e fica longe do Brasil, deveria torcer para os americanos.
Sempre acreditei que o Sell e Mateus tinham.jogo.pra top 200. Agora vejo que eles passaram a acreditar nisso e estão subindo no ranking.
Sell teve 5×4 e saque pra fechar no terceiro. Se descontrolou, jogou um game ruim, perdeu o saque e a cabeça. Mateus não tem nada com isso e se aproveitou. Estava torcendo pelo Sell, mas tudo bem. Parabéns ao Mateus e que o Sell siga firme em seu objetivo de buscar os pontos que precisa para conseguir seu objetivo de jogar o qualy do Australian Open.
Foi sacar para o jogo e perdeu 12 de 13 pontos seguidos! Meu Deus, que amarelada foi essa?
E dá-lhe chuva em Chuvitiba. Esse torneio tem que ser em quadra coberta.