ITF vai liberar comunicação entre treinadores e tenistas em 2025

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Londres (Inglaterra) – Norma que já estava em vigência no topo dos circuitos profissionais (coaching), liberada tanto na ATP quanto na WTA, a comunicação entre treinador e tenista será oficializada pela ITF (Federação Internacional de Tênis) em seus torneios a partir de 2025.

Após alguns anos de teste, a entidade que comanda o tênis mundial acredita que o resultado foi satisfatório pela maioria dos jogadores, treinadores e árbitros.

Uma votação majoritária dos delegados da Associação Nacional na Assembleia Geral Anual da ITF de 2024, em Hong Kong, permitiu a mudança na regra a partir de 1º de janeiro de 2025.

O Comitê apoiou o pedido e acredita que permitir a comunicação entre técnicos e tenistas irá alinhar as abordagens de treinamento entre os órgãos internacionais, reduzir a carga sobre os árbitros de cadeira para policiar a atual restrição à comunicação e reduzir a subjetividade na aplicação da atual restrição ao “coaching”.

Além disso, eles acreditam que a decisão irá apoiar o desenvolvimento dos jogadores e também, tornar o tênis mais justo e, potencialmente, mais divertido.

Diretor executivo sênior jurídico e de integridade da ITF, Stuart Miller comentou a mudança. “Isso vem acontecendo aos poucos desde 2017. Reunimos feedback de todas as principais partes interessadas, incluindo jogadores, treinadores e árbitros de cadeira”, afirmou o dirigente.

“Os jogadores sentiram que foi um desenvolvimento positivo e tornou os torneios mais interessantes para eles. Os treinadores disseram que isso ajuda no desenvolvimento dos jogadores e ajuda a melhorar a posição de sua profissão. Os árbitros de cadeira disseram que isso melhora sua capacidade de se concentrar em monitorar o jogo e tomar as decisões certas”, complementou.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.