Ningbo (China) – A paulista Beatriz Haddad Maia não conseguiu passar pela espanhola Paula Badosa e foi eliminada do WTA 500 de Ningbo nas quartas de final. Nesta sexta-feira, ela não fez uma grande apresentação, sofreu um pouco com o saque e acabou derrotada em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/2, depois de 1h31 de partida.
Com a vitória mais cedo de Daria Kasatkina, que superou a cazaque Yulia Putintseva em três sets, com o placar final de 6/4, 1/6 e 7/6 (7-4), Bia perde a chance de subir do décimo para o nono lugar, que seria o mais alto de sua carreira. A russa está subindo já para a nona colocação, deixando a paulista com risco de sair do top 10.
Bia precisa agora secar tanto Badosa, sua algoz nesta semana, como a russa Anna Kalinskaya, ambas com chances de superá-la no ranking. Porém, as duas só conseguem ultrapassar a canhota paulista na lista da WTA caso conquistem o título em Ningbo.
Responsável por impedi-la de chegar ao nono lugar pela primeira vez, Kasatkina pode ajudar a brasileira na manutenção de um lugar no top 10, uma vez que será a próxima adversária de Badosa na competição. O retrospecto entre elas é favorável para a espanhola, que tem três vitórias em cinco jogos, mas a russa venceu o último jogo, este ano na terceira rodada de Wimbledon.
Bia não teve um bom dia com o serviço
O saque não ajudou muito a brasileira no duelo com Badosa, principalmente no segundo set, em que teve aproveitamento abaixo da metade (48%). Bia venceu apenas 55% dos pontos de serviço em toda a partida, enquanto Badosa teve desempenho bem diferente, com 74% de aproveitamento e nenhum break-point cedido durante a disputa.
Na primeira parcial, Bia encarou três break-points contra, dois deles no sexto game, em que levou a quebra, e mais um no oitavo, quando salvou um set-point com o serviço. Contudo, logo em seguida, Badosa sacou para fechar e teve mais dois set-points, converteu o segundo deles e assim abriu 1 a 0 no marcador.
A canhota paulista começou o segundo set vencendo seu primeiro game de serviço, mas depois baixou o nível nos dois seguintes e amargou quebras no terceiro e no quinto. Com dois breaks seguidos, Badosa saiu de 0/1 para 5/1 e praticamente garantiu a vitória. Bia ainda voltou a confirmar, mas a espanhola não deu brechas e logo em seguida selou a vitória. Badosa liderou a estatística de winners por 19 a 11 e cometeu 14 erros não-forçados contra 22 da brasileira.
Vamos para O próximo torneio Bia
Então, caro Ando. A reportagem insiste em colocar uma disputa que não existe. Bia vai ser descontada de 700 pontos e as chances do TOP 10 são desprezíveis. Abs !
Quem insiste parece ser vc
Acredito que o caneco va fica com a Muchova, mas o Top 10 agora não é tão importante, precisa pensar se vai valer a pena ir para o Japão tentar diminuir a queda dos pontos ou se descansa para retornar para a pré temporada mais cedo e com melhor condicionamento.
Tem que ir pro Japão sim, tentar diminuir o prejuízo dos 700 pontos que caem duas semanas.
E ainda tem a BJK Cup, não vai dar pra descansar antes disso não.
Concordo com você tem que ir para o japao
Só precisa tomar cuidado por que é um ser humano não um robo!! Esportes de alto rendimento nesse nivel exigem muito do corpo e precisa ter prioridades sim! E ao meu ver fazer um bom AO é mais importante do que esses pontos e BJK!
A Italiana Pedone jogou 8 semanas consecutivas fazendo finais, semifinal etc aqui na América do Sul,mania de passar pano pra quem só quer saber de descansar
Concordo plenamente amigo, tem que ir sim
Em final de temporada essa decisão passa muito por fazer exames clínicos para ver a condição dela e não apenas o somatório de pontos. Uma lesão agora pode comprometer a pré temporada. Essa análise é feita por ela e sua equipe.
Vamo: renová tudo, pro; ano: que vem… né, Bia?!?! Inclusive, mudar: o técnico!
Dica do grande tenista e ex 10 do mundo, Lucas Faria
Eu me: considero um Amante; deste: esporte, sr. Gustavo… e: eu sei; do que: estou falando, beleza?!
Isso é uma boa mesmo. Até a Swiatek procurou mudanças. Não pode se acomodar
Tanto a Iga, como a Coco Gauff, é muito importante, ter outras avaliações e variáveis técnicas inovadoras.
Concordo:vamo renova:/ a equipe ! Inteira!!! Abs: Lucas
Bem que podia contratar o técnico da Iga Swiatek.
E aprender a sacar , parece uma juvenil sacando.
Seu comentário foi editado por conter somente letras maiúsculas. Observe, por favor, a regra: “Só use letras maiúsculas em casos excepcionais ou para indicar siglas (ATP, WTA, ITF). Letras maiúsculas são consideradas elevação de tom numa conversa digital e serão enviadas imediatamente para o ‘spam’. Agradecemos a compreensão.
Olha o português.
Não adianta, ela tem muito respeito e até uma dependência do Rafael, ela não vai trocar tão cedo de técnico
Bia fez o.jogo q badosa gosta. Entrou na trocacao. Não vi uma curtinha, um slice. Na pancada a bola de badosa anda mais. Incrível como o técnico não orienta variar o.jogo. poderia perder de qquer forma mas tem que tirar a adversária da zona de conforto.
Ele orientou sim. Falou para usar mais slices e dar mais curtinhas.
Mas como vc sabe que ele não orientou? Não temos como saber isso. Ele pode muito bem ter orientado (eu acredito que sim) e ela não executou. Por que ela não executou? Bom pode haver vários motivos: falta de confiança, travou, o jogo da outra não deixou, não quis etc
Concordo, além de que, qdo vai devolver o segundo saque, parece que ela fica obsecada pra matar o ponto em gde maioria perde a chance.
Ela tem um potência enorme pra andar no top 5 sempre.
Tem que ser um.pouco mais focada, todo momento ela está rindo querendo demonstrar uma tranquilidade, falando com os pegadores de bola e com o Técnico, com torcedores na minha opinião essa atitude na ajuda em nada.
Acho q mudança de treinador é uma alternativa pra ela melhorar ainda mais seu rendimento.
Precisa saber quais os treinadores da conseguiram este feito.
Mas a Bia é forte nas trocas de bola, lembra 22 trocas contra Katie Boulter, Bia foi um paredão e depois tirou peso da bola e olha a rede aí Boulter. Ponto fraco da Bia há meu ver no tênis praticado hoje pancadarias, salve algumas excessões tipo Ons, Muchova…etc É o saque, ponto chave pra Bia triunfar em qualquer H2H do circuito.
A duas treinam juntas quando estão inscritas no mesmo torneio, se conhecem muito bem e são amigas fora da quadra. Você acha que quando jogam uma contra a outra elas não sabem o que fazer?
Bia está melhor no ranking, mas a verdade é que a Badosa é muito mais jogadora. Só não está no top 10 por causa dos problemas físicos.
Concordo muito. Não teve chance alguma no jogo.
Sem dúvida, ninguém chega ao top 2 da WTA sem ter muitos recursos.
Além de jogar bem,a Badosa é a tenista mais sensual do circuito,linda e gostosa
A única coisa sabia dita até agora, kkkkk
Muito mais jogadora não vejo.. pois a pouco tempo ganhando de 1 set a 0 e 5 a 1 ..acabou perdendo a partida
A muito mais jogadora já perdeu pra Bia e vai perder pra Kasatkina que já perdeu 2 pra Bia.
Badosa está jogando muito! Voltando a velha forma de quem já foi a 2 do mundo.
Aposto numa final entre ela e a Muchova, o que seria um jogão, duas meninas que têm jogo pra top 5 fácil…
Agora, a Putintseva, contra a Dasha, tinha 6-4 no tie do set decisivo e saque e me perde 6-8….
Bia tem talento de top 30…… As derrotas contundentes p/ Muchova, pra Magdalena Frech e agora pra Badosa… sem oferecer resistência nenhuma .. nessas 3 derrotas a Bia ganhou um total de 5 games em cada…
Infelizmente o teto dela é atingir oitavas ou quartas de WTA 1000 e chegar numa SEMI eventual num WTA 500…. e um titulo esporádico em WTA 250 ou 500…..
O que não é pouca coisa. Mas até semifinal de Grand Slam ela já fez, final de WTA 1000. O Brasil precisa valorizar a Bia, o que ela já fez é extraordinário.
Tá ótimo já. Se olharmos pro masculino que nem quartas em challenger fazem o que a Bia consegue é pra lamber os beiços
Mas é o que ela tem apresentado mesmo. Tem se mantido firme no top-30 há 2 anos, oscilando entre a posição 25 e 10 do mundo de forma consistente.
Aproveitando para ganhar os seus torneios e chegar longe eventualmente em GS e WTA 1000.
O desempenho dela está muito bom.
Verdade muito mais sorte do que competência, desculpem mas pra mim uma jogadora do top 27 acima, sendo bondoso, e por favor manda o Rafa tomar sol em outra praia.
Seu comentário foi editado por conter somente letras maiúsculas. Observe, por favor, a regra: “Só use letras maiúsculas em casos excepcionais ou para indicar siglas (ATP, WTA, ITF). Letras maiúsculas são consideradas elevação de tom numa conversa digital e serão enviadas imediatamente para o ‘spam’. Agradecemos a compreensão.
Concordo.
Infelizmente??? Acho que pro tênis brasileiro já tá muito bom Kkk
Bia estava em quadra?
Eu só conseguia ver a Badosa. Ela é muito Boa jogadora.
Eu também, só olhos para a Badosa hahahah
Sacou um pouco mal?
Com todo respeito….pela beleza única a Badosa já entra como favorita, além de ser mais jogadora
Palpites e opniões diversas dos técnicos de sofa. ( Piaaada) Hoje Badosa foi impecável. Bia oscilou para baixo seu saque. Vitória da Badosa foi incontest. Perfeita em todos fundamentos. Vida que segue. Evoluir…
Concordo que mereceu ganhar mas não foi uma vitória impecável; cometeu várias duplas faltas, errou algumas bolas fáceis e deu chances pra Bia se recuperar no jogo. Não posso afirmar que a brasileira iria ganhar mas poderia ter sido um jogo muito mais parelho se mais uma vez a Bia parasse de se colocar pressão e estivesse menos nervosa e afobada.
Impressionante os comentários aqui, quando Bia ganha só elogios, quando perde só criticam. Tudo expert kkk.
Não tem como terminar o ano no Top 10, todo mundo sabe disso. Se der opt-in no Japão terá boas chances de encerrar 2024 entre as quinze melhores, o que é indiscutivelmente grandioso.
Jogadoras com níveis semelhantes. Poderia acontecer qualquer coisa.
Hoje a Paula Badosa foi superior.
Vitória merecida!!!
Bia no mesmo nível de Badosa é piada.
A coisa tá feia quando vc perde dessa forma pra Badosa que até outro dia aí tava tendo surto em quadra, síndrome de pânico etc. Acho que Bia já bateu a meta do ano com o atp 500 e agora o que vier é lucro. Ganhou ok, perdeu ok.
Bia VC foi de mais, jogo e isso aí tem seus altos e baixos, agora e seguir em frente Japão te espera boa sorte Bia.
Valeu Bia, agora e seguir em frente boa sorte
Bia sofre da doença chamada Belutismo…..Belutti era um bom jogador com golpes de top ranking, mas a cabeça se perde no meio do jogo e não volta mais…que pena. abs
Badosa veio de 2 partidas de 3 sets e a Bia de uma partida de 2 sets e nem parecia.
O ano está acabando. Ainda dá pra torcer pela permanência no top 10.
Porém, mais importante é planejar uma boa estratégia para 2025.
Excelente! Parabéns Bia por essa semana. Lavou há a alma pra nós brasileiros ganhando da Madison Keys e Keite boulter, estava entalado.. Tirou pé contra Padosa, poupou energias para próximo torneio Japan. Inclusive já deve ter chegado lá, dormiu aquele soninho merecido no avião. Próximo torneio tens grandes chances de copar, vai estar bem esvaziado. Principais jogadoras estará em Riad WTA Finals, e as outras cansadas porque permaneceram em Ninbo. Até lá macacada (sem ofensas, descontração).
Estes últimos dois meses salvaram o ano da Bia. Teve um primeiro semestre bem abaixo do esperado, com temporadas de saibro e de grama muito ruins.
Felizmente, voltou a melhorar nos últimos torneios e conseguiu bons resultados.
Poderia ter sido ainda um pouco melhor, pois deixou de ganhar pontos importantes na final de Cleveland e nas oitavas de Wuhan, quando enfrentou jogadoras bem mais fracas. Para recuperar os pontos que ela deixou escapar nesses jogos bem “ganháveis” , ela precisaria de umas duas ou três rodadas em mais dois torneios, daí o prejuízo.
No entanto, ela pode ganhar mais uns pontinhos ainda neste ano e vai ter bem menos pontos a defender até o próximo US Open, então é possível que 2025 seja o melhor ano da carreira.
Não tenho intenção de dar desculpa mas parece que o aspecto físico fez uma grande diferença hoje. Badosa tava voando em quadra defendo várias bolas rápidas entre as duas linhas laterais, até neutralizar o rali e bater uma bola vendedora, e apesar disso a Bia que parecia cansada e a Badosa inteira. Não se pode negar que a bia tem raça ( a nao ser os haters claro), ontem mesmo ela correu muito em longos ralis para derrotar a Inglesa Boulter, mas hoje não deu.
Apesar disso também concordo que mais variação poderia ter ajudado, mas isso é outra discussão.
Não sou um permanente testemunho dos jogos de tênis, mas as poucas vezes que presenciei as partidas da Bia , ela me deixou a impressão de ser muito insegura, inconstante e sem personalidade forte de vencedora. Parece muito dependente do técnico e querendo sempre agradá-lo. Mas é a nossa melhor referência neste circuito e torcemos para que possa procurar inovações que venham se adequar ao seu potencial.
Bia bate muito forte, sabe definir, sobe bem à rede. Mas quando alguém como Badosa, Ostapenko e Muchova começam a bater bem no fundo, perto da linha de saque, falta jogo de pernas para a BIa. Com maior movimentação, fazer a preparação de pernas mais rápida, ela estaria muito mais forte. Tais bolas incomodam, mas só devolver de bate-pronto defensivo dá muita munição pra adversária. Ao se mexer no fundo com maior rapidez (potência muscular) e agilidade (ela é grandona, mas dá para trabalhar) e o saque ser mais ofensivo, Bia chegará ainda mais longe.
Acho que a Bia poderia encerrar a temporada, se o top 20 tá garantido, n faz sentido ela jogar, sinto que ela está bem desgastada mentalmente, concorda Dalcim?
Não, eu acho que ela enfim achou um padrão melhor para seu jogo e pode aproveitar bem Tóquio.
Vá para Osaka Bia vá sim que os 700 cairão BJK Cup está aí e o Elite Trophy que tal vencer de novo
Foi atropelo.
Acompanhem muito a Beatriz Maia. Jogadora completa. Esperemos outra em daqui uns 36 meses. A última foi a 50 anos.