Miami (EUA) – Com as duas vitórias na semana passada em Wuhan, a paulista Beatriz Haddad Maia garantiu o retorno ao top 10 da WTA, que foi confirmado nesta segunda-feira. A número 1 do Brasil aparece na 10ª colocação, duas acima em relação ao ranking anterior, e só depende de si para continuar nesta faixa por mais uma semana.
Bia é a cabeça de chave 6 no WTA 500 de Ningbo, mas foi alçada ao lugar da principal favorita, a italiana Jasmine Paolini, que desistiu de última hora. Ela precisa apenas de uma campanha igual ou superior à da russa Daria Kasatkina, que vem logo atrás. Também pode seguir no top 10 mesmo com derrota, mas aí tem que torcer também para que a russa Anna Kalinskaya e a tcheca Barbora Krejcikova não cheguem na final.
Como agora a brasileira sairá adiantada na chave, estreando direto na segunda rodada, ela pode subir para a nona colocação se vencer um jogo no torneio chinês, porém não conseguirá avançar mais do que isso mesmo se for campeã, já que a distância para a norte-americana Emma Navarro é no momento de 552 pontos, mais do que pode somar com o título.
Um pouco mais embaixo, a paulista Laura Pigossi também foi para cima e ganhou uma posição, subindo para o 127º lugar nesta segunda-feira. Em contrapartida, a campineira Carolina Meligeni Alves teve sorte oposta e acabou saindo do top 300 com uma queda de cinco colocações que a levou para o 305º posto.
Veja como está o top 10 das brasileiras na WTA:
Beatriz Haddad Maia – 10ª (+2)
Laura Pigossi – 127ª (+1)
Carolina Meligeni Alves – 305ª (-5)
Gabriela Cé – 424ª (+1)
Thaisa Pedretti – 540ª (+10)
Luiza Fullana – 574ª (+1)
Ana Candiotto – 641ª (-15)
Julia Konishi – 829ª (-7)
Luana Plaza – 874ª (+2)
Camila Bossi – 925ª (+7)
Não entendi o raciocínio. Se ela precisa torcer contra a Anna Kalinskaya e a Barbora Kreycikova, não depende apenas de si para continuar no top 10 ou estou equivocado.
Realmente estava mal desenvolvido no texto, já arrumamos para ficar mais claro. Obrigado pelo aviso!
Ok
Ela precisa apenas fazer uma campanha melhor que as duas. Se for campeã, melhor.
Vamos com tudo Bia. Vamos Laurinha e Carol.
O problema é os 700 pontos do elite. Que dia que vão descontar?
Independente dos pontos do Elite Trophy, Bia hoje na corrida é 15• colocada, ela briga pelo Top 10 ao final do ano exatamente com 4 jogadoras que estão nesse torneio de Ningbo, Kasatkina, Badosa, Krejcikova e Kalinskaya, tem que conseguir bons resultados pra buscar a Collins hoje 10• colocada, a verdade é que é bem difícil mas terminar o ano entre as 15 novamente é um excelente resultado ao meu ver!
Exato. Cai em 1 semana. Faz pouco sentido ficar fazendo esse tipo de conta elaborada em relação ao top-10.
Exatamente como foi no ano passado, o TOP-10, pelo menos nesse momento da Bia, nada mais é que uma “visita de poucos dias”.
WTA RANKINGS UPCOMING DROPS FOR BEATRIZ HADDAD MAIA
WEEK DATE TOURNAMENT NAME SURFACE RND PTS
0 14.10.2024 WTA 250 Hong Kong R16 30
1 21.10.2024 WTA Elite Trophy Zhuhai [WWWW] 700
E qual é o problema se cair em uma semana ou em um pouco mais? Quantas tenistas mundo afora sonham neste momento em fazer os primeiros pontinhos para terem direito a uma mera entrada no ranking mundial, um funil pra lá de seletivo? Imagine ser uma top 10!
Mais respeito com Beatriz Haddad Maia e com todos os tenistas, homens ou mulheres, brasileiros ou não, que resolveram fazer do tênis uma profissão e praticamente toda semana põem a cara a tapa em busca de vitórias num meio extremamente competitivo.
Problema nenhum na verdade. Esse Oba-Oba incessante de pessoas de fora é que é meio tolo.
Foi a própria Bia que se colocou como meta entrar no top-10. Fez uma primeira metade do ano muito ruim, piorou na maioria dos fundamentos e, até onde a gente saiba, não estava lesionada (eu ainda acho que ela continua com um problema sério nas costas).
Se eu digo que venho trabalhar amanhã todo pintado de azul, e apareço somente com uma gotinha na unha do dedo mindinho, não precisa ser nenhum gênio pra saber que não é a mesma coisa. Claro que cabe contexto e cabem explicações.
Fazer crítica a qualquer desportista que está no espaço público, de forma leve e honesta, baseada em fatos, definitivamente não é a mesma coisa que “faltar com respeito”.
As pessoas nos dias de hoje não sabem mais o que é moderação. Só há espaço para os extremos. É muito triste.
Pois é, faz mesmo pouco sentido o site noticiar a volta dela ao top 10 e destacar – e até detalhar como – que só dependerá dela própria para permanecer no grupo das melhores. Talvez, como em minha réplica, haja um ufanismo exacerbado entre os redatores.
Note que você mesmo lembra que foi a própria Bia quem colocou o retorno ao top 10 como meta e na hora em que ela, apesar de um primeiro semestre ruim (conforme outro destaque seu) pode comemorar o feito junto com todos que também torceram para isso, vem sempre a batida na velha tecla de que não tem nível para de manter no topo, que quando forem descontados os pontos de tal torneio a queda será inevitável, entre outras lengalengas.
Qual a base em fatos para dizer que ela ‘cai em uma semana’ ou que a volta ao top 10 nada mais é que ‘uma visita de poucos dias’ se ela vai disputar um torneio nesta mesma semana? Ou você quer dizer que suas conjecturas têm peso de premonição e dispensam fatos ou argumentos? Se isso não for desrespeito ou aquele tipo de ‘torcida realista’ que fica no ‘meia-boca’ para disfarçar o viralatismo então me diga como devo ver seu comentário e agora a tréplica?
Óbvio que Bia poderá cair na primeira partida, até porque nunca venceu Boulter, uma provável adversária, isso, porém, não invalidará minha contestação e jamais irá validar seu presságio – talvez mau agouro fique melhor – como se um fato fosse.
Bia é nossa única tenista pra quem torcer, porém no juvenil temos Victoria e Nana como promissoras
Fantástico. Uma brasileira no TOP10
Tirando a Bia as outras estão anos luz atrás
“-Ela deveria focar nas duplas.”
Afff..
Quantas besteiras os haters disseram nesse início de ano!
VQV BIA!
Se não me engano tem tudo para passar a Collins que não estará em quadra essa semana tambem. De qualquer forma mesmo com os descontos que vão vir vai terminar o terceiro ano seguido no Top 20! NADA MAL mesmo. Diri que é excelente! o que mostra que é esse o real ranking da Bia!
Parabens
Nossa BB: Bia Brilhante, orgulho nacional!
Parabéns Beatriz Haddad Maia. Embora tenha muita gente que faça críticas duras à Bia algumas vezes, o calendário é longo e o circuito é bastante competitivo. Então, é muito difícil manter um desempenho de alto nível durante toda a temporada. A Bia trouxe de volta a motivação para o torcedor brasileiro se interessar mais pelo tênis, Terminar a temporada pelo terceiro ano seguido dentro do top 20 é um enorme feito. Como já comentaram aqui e eu endosso, “Beatriz Haddad Maia, orgulho do Brasil”.
Os pontos do Elity já caem semana que vem… ela no momento está indo para o 15º lugar… bora torcer para Bia conseguir uns bons pontos na primeira metade do ano… aí sim… o top 10 seria mais viável para manter… por enquanto… só se mantém nessa faixa, em caso de mais um título em um dos dois wta 500 que ela vai participar.
Luiza Fullana chegando com tudo em cima que logo atropela Carol e Laura