Xangai (China) – Na partida que abriu as quartas de final do Masters 1000 de Xangai, nesta quinta-feira, Jannik Sinner mostrou por que é o atual número 1 do mundo e não deu chances ao russo Daniil Medvedev, vencendo com tranquilidade ao marcar parciais de 6/1 e 6/4, em 1h23 de confronto. Esta foi a 63ª vitória do italiano no ano, garantindo sua quinta semifinal do Masters 1000 da temporada.
Seu próximo rival será o espanhol Carlos Alcaraz ou o tcheco Tomas Machac, que se enfrentam na rodada noturna na China. Caso venha o atual vice-líder do ranking, cujo técnico Juan Carlos Ferrero estava nas arquibancadas para assistir Sinner derrotar Medvedev, será uma revanche da emocionante final ATP 500 de Pequim, oito dias atrás, quando o espanhol derrotou o italiano no tiebreak do terceiro set.
Sinner teve uma atuação dominante, principalmente no primeiro set, quando perdeu apenas um game para o rival russo. O líder do ranking não apenas terminou a partida com mais do que o dobro de bolas vencedoras (26 a 12), como também cometeu menos erros não forçados (2a 25). Além disso, ele foi bastante superior no aproveitamento de saque, vencendo 76% dos pontos contra apenas 53% de Medvdedev.
“Claramente estou muito feliz com a forma como lidei com o dia de hoje e com esta partida. Parecia que ele tinha um pouco de dor no ombro e não conseguia bater o forehand tão bem quanto queria. Espero que ele se recupere o mais rápido possível, mas, do meu lado, foi uma ótima partida, uma ótima batalha. Vamos ver o que posso fazer agora nas semifinais”, comentou o italiano.
O começo do jogo foi todo do italiano, que venceu 12 dos 14 primeiros pontos e abriu 3/0 de cara, com uma quebra no segundo game. Medvedev conseguiu confirmar o serviço pela primeira vez no quarto game, mas seu desempenho seguiu muito abaixo do esperado e ele acabou amargando mais um break contra, no sexto, terminando o primeiro set com apenas um game vencido.
Na segunda parcial, o russo elevou o nível e conseguiu emparelhar um pouco mais as coisas, mas continuou sofrendo um pouco com o saque, que foi ameaçado duas vezes. Ele salvou um break-point no terceiro game e foi quebrado novamente no quinto. Sinner administrou a vantagem a partir de então e só levou um pequeno susto ao sacar para fechar, quando deixou escapar o primeiro match-point, encarou um break-point contra e selou a vitória na segunda chance que teve.
Já tá feio pro russo. Embora 7×7 no h2h, 7×1 pro italiano nos último 8 jogos. Parece que o jogo virou.
Desde a cirurgia que fez em 2022, seu saque, que era sua grande arma, o deixou na mão.
Ganhava muitos pontos de graça. Hoje praticamente tem que entrar em todos os pontos.
Med tá caindo de produção já, tem levado sufoco de geração mais nova, ficar levando tudo pra troca de bola de fundo uma hora vai dar ruim
[…] Machac se torna o segundo tcheco a alcançar uma semifinal de Masters 1000 nesta temporada, repetindo o feito de Jiri Lehecka em Madri. Ele é o primeiro de seu país a ir tão longe em Xangai desde Tomas Berdych em 2012. Seu próximo adversário será o italiano Jannik Sinner, que mais cedo venceu o russo Daniil Medvedev com autoridade. […]
Jannik passou por cima. Fará sua 10º semifinal de Master 1000 na carreira, a 1º em Shanghai. Favorito ao título.
O campeão da temporada 2024.