Rio de Janeiro (RJ) – Depois de defender o Brasil na fase de grupos da Copa Davis há duas semanas, e de retornar ao país para tratamento no punho e volta à rotina de treinos, João Fonseca está inscrito para dois challengers na Europa que acontecem em outubro.
O primeiro torneio em que o nome de Fonseca aparece na lista de participantes é o challenger de Roanne, que acontece em quadras duras e cobertas na França, entre os dias 7 e 13 de outubro. Entre os jogadores já anunciados oficialmente pelo torneio estão ex-integrantes do top 10 como o britânico Cameron Norrie, o canadense Denis Shapovalov e o veterano francês Richard Gasquet.
Fonseca também está inscrito para o challenger de Olbia, torneio italiano em quadras de piso duro, a partir de 14 de outubro. Com uma lista menos concorrida e liderada pelo experiente sérvio Dusan Lajovic, 68º do ranking, o carioca de 18 anos tem chance até de ser cabeça de chave. O evento ainda atrai nomes como o os franceses Harold Mayot e Constant Lestienne e os italianos Stefano Napolitano e Matteo Gigante, além do sérvio Duje Ajdukovic.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
E como o próprio tenista já havia antecipado durante coletiva de imprensa na Davis, em Bolonha, o calendário é sujeito a alterações, não só pelo tratamento do punho e o retorno gradual aos treinos, mas também porque existe a chance de convites para torneios da ATP na mesma época do ano. “Nas próximas semanas eu ficarei no Rio de Janeiro e vou descansar na primeira”, explicou em 14 de setembro. “Tenho uma pequena lesão e preciso estar 100% para voltar aos treinos. Depois retorno à Europa, jogo alguns challengers e talvez alguns torneios da ATP, se eu conseguir convites”.
Chance de número 3 do Brasil
Atual 157º do ranking, Fonseca tem chance de ser o número 3 do Brasil na próxima atualização no ranking. Mesmo sem jogar nesta semana, o carioca está subindo duas posições, por perda de pontos de adversários diretos. E a menos que o paulista Gustavo Heide, que tem 75 pontos a defender e disputa o challenger de Antofagasta, seja campeão no Chile, o jovem de 18 anos só ficará atrás dos Thiagos Monteiro e Wild entre os brasileiros na lista da ATP.
Vamos João Fonseca escalar esse ranking.
Gostei do planejamento de calendário com tratamento da lesão em setembro
Será que o João ainda tem chances matemáticas de terminar o ano no top 100? E, assim, entrar direto no AusOpen?
Certamente.
está a menos de 200 pontos do top 100, matematicamente impossível não é
Todas as condições. Assim esperamos que janeiro ele seja top 100 e entre direto na chave principal do AO. Paulo melhor que o AO são os jogos que ele tem no final do ano. Tem torneios challengers e ATPs e também o Finals do Next Gen parece que em novembro. Muita coisa pra curtir “agora” sem.termis ansiedade pra esperar AO. Futuro é agora. Boa sorte pro Fonseca e pra nós.
Fonseca é nossa grande opção. Bora buscar o segundo posto no ranking brasileiro.
João já indo pra N#3 do Brasil. Acredito que até o fim de 2025 ele já será nosso melhor jogador no Ranking.