Basileia (Suíça) – Foi divulgada a lista do ATP 500 da Basileia, que nesta temporada contará com a presença de sete top 20 em sua chave. O principal nome é o do russo Andrey Rublev, atual sexto colocado no ranking da ATP, que deverá ser o cabeça de chave número 1 no torneio suíço.
Além deles, mais dois top 10 também estarão em ação na competição. Um deles é o polonês Huber Hurkacz, vice-campeão na temporada passada, e o outro o norueguês Casper Ruud.
Completando a lista dos tenistas entre os 20 melhores do mundo que vão jogar na Basileia estão o grego Stefanos Tsitsipas (12º), o dinamarquês Holger Rune (14º), o norte-americano Ben Shenton (17º) e o francês Ugo Humbert (19º).
Embora esteja fora do top 20, o canadense Félix Auger-Aliassime é mais um dos destaques na competição, não apenas por ser o 21º do mundo, mas principalmente por ter vencido o evento nas duas últimas edições, em 2022 e 2023.
O francês Arthur Fils e o tcheco Jiri Lehecka surgem como os principais jogadores da nova geração entre os inscritos. Em contrapartida, nomes bem conhecidos como o do norte-americano Reilly Opelka e do veterano croata Marin Cilic também vão competir, ambos entrando com o ranking protegido.
Vai ser um torneio duro
Sim, apesar de não contar com os primeiros 5 do ranking e da concorrência de outro ATP 500 simultâneo (Viena), Basileia está levando praticamente metade do top 30. O pior classificado entrando direto na chave principal, sem ranking protegido ou convite, é 44°.
É preparatório para o Masters 1000 de Paris na semana seguinte e muito procurado (assim como Viena), especialmente pelos tenistas que buscam pontos para tentar se qualificar para o Finals.
como sempre, o maior e melhor ATP 500 do circuito
Verdade, mas há quem prefira o Poeirão 250 de Belgrado…
Dalcim, o que é esse WC A+?
É uma reserva dentro da lista de inscritos para um convidado de última hora que esteja numa lista nobre da ATP, a tal da lista A+. Essa lista inclui tenistas jovens de alto potencial, como Rune, Aliassime, Fils.