Manacor (Espanha) – Pela primeira vez, o espanhol Rafael Nadal falou publicamente sobre o caso de doping envolvendo Jannik Sinner. Indo na contramão de muitos tenistas, que reclamaram da forma como o processo foi conduzido, indicando um possível favorecimento ao atual número 1 do mundo, o canhoto de Mallorca não acredita que o italiano tenha sido privilegiado.
“Conheço Jannik e estou convencido de que ele não agiu de má fé e não quis se dopar em nenhum momento. Acredito na justiça e tenho certeza de que se ele foi declarado inocente é porque o tribunal viu as coisas de forma muito clara. Não creio que a sentença tenha a ver com o fato de ele ser o número 1 do mundo”, disse Rafa no programa de televisão El Hormiguero.
Assim como o dono de 22 títulos de Grand Slam, o seu tio e ex-treinador Toni Nadal também já havia se manifestado anteriormente em defesa de Sinner. “Para mim, é impensável que ele tenha agido falsamente e soubesse que estava se dopando. O engano da sua equipe já foi suficientemente castigado. Não compreendo que haja tenistas plantando dúvidas sobre sua inocência ou que reclamem de uma pena que sabem que seria desproporcional”, afirmou Toni.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A maior reclamação por parte de quem entende que Sinner foi beneficiado é que seu caso foi tratado de maneira diferente de outros jogadores, conseguindo invalidar as suspensões preventivas que foram impostas até que o caso fosse investigado e a sentença final publicada pelos órgãos competentes.
O caso mais emblemático dos últimos anos aconteceu com a romena Simona Halep, que inicialmente sofreu uma punição de quatro anos, mas conseguiu comprovar sua inocência com uma apelação e teve a pena reduzida para apenas nove meses. No entanto, a ex-número 1 do mundo já havia ficado mais de um ano e meio sem poder entrar em quadra quando foi absolvida, tendo prejuízos financeiros e esportivos. Por sua vez, Jannik Sinner conseguiu continuar jogando durante todo o processo, que levou cerca de cinco meses.
Prato cheio pros anti-Nadal. Aqueles que chamavam o Nadal de siri bombado…
Está parecendo que protege quem se dopa…embora Nadal aparentemente nunca tenha pego no antidoping….mas que é estranho sua posição é….
Simona Halep teve a pena reduzida. Se tivesse sido ABSOLVIDA, não cairia a pena para 9 meses. Nem a WADA recorreu do caso SINNER…Abs!
Mas Sérgio foi dois pesos duas medidas diferentes
Por que será?
??????????????
Uma coisa é acreditar na inocência de Sinner, outra coisa é dizer que o caso foi conduzido da maneira correta. Nadal sempre foi um fraco ao se posicionar sobre qualquer assunto polêmico, e isso nunca vai mudar.
Verdade
Sinner pode até ser inocente, mas o caso foi claramente encoberto para preserva-lo e depois deram uma multa e tiraram pontuação numa tremenda incoerência. Nadal não pode omitir isto da seu análise.
Vc não gosta dele… Mas dizer esta abobrinha já é demais…
Totalmente encoberto… E cheirando parcialidade de longe!
Foi bem o Nadal nessa. Muito correto e justo.
Declaração que não surpreendeu ninguém.
A idoneidade passa longe dos nebulosos bastidores do mundo esportivo.
Uma vergonha.
Ficou muito feio para o Nadal dar essa declaração. Ele sempre foi acusado de se dopar. Pelos músculos e incrível resistência. Mas que eu saiba nunca foi pego. Mas defenfer o Sinner, ok, contudo dizer que não foi privilegiado é feio demais.
Assino embaixo
Mais de uma semana depois do caso vir a público, Nadal deveria ter permanecido sem dar opinião se era para declarar tamanho absurdo. Se o critério anterior era suspensão automática ao ser encontrada qualquer substância proibida durante o exame antidoping, e assim agiram as entidades competentes nos casos anteriores, então não há como negar que a surpreendente mudança de padrão na condução do processo – por não existir nenhuma explicação prévia sobre uma nova abordagem – foi obviamente um tratamento privilegiado.
Aliás, surpreendente mas bem-vinda caso passe a ser esse o novo paradigma para situações semelhantes, visto que preserva a reputação de possíveis inocentes ao assegurar o direito de manutenção de sigilo dos casos até que se esgotem todas as etapas de cada processo.
Errado foi SINNER perder a premiação e os pontos de CINCINNATI… Se era inocente, não deveria perder a premiação!
É que o doping foi detectado nele no torneio de Cincinnatti.
Quando se perde dinheiro e pontos significa que ele foi desclassificado.entao ele foi eliminado do torneio
Qual a moral que ele tem pra falar sobre o doping dos outros ? kkkkkkk
Sempre teve e terá fofocas sobre doping nos tenistas top. Nadal, Serena, etc. Nunca provaram nada!
Pois é….sempre teve uma sombra sobre o rafa
isso aí, Sinner, não dê bola aos críticos… vc é uma pessoa acima de qualquer suspeita
Nadal, por favor, olhe-se no espelho primeiro antes de falar sobre o doping dos outros… kkk
Parece que vc tem alguma informação?
Suspeitas há….
É mesmo? Conta ai sabidão, mostra o que vc sabe a respeito.
Desculpe-me, Nadal, mas você é a pessoa menos indicada do circuito para falar sobre um dopado… rsrs
Pior que é verdade…..
Natal está certíssimo. O melhor de todos tempos é exemplo.
*Nadal
Nadal, Sinner, Djokovic…. Farinha do mesmo saco!
Nadal e seu tio Toni tem a compreensão perfeita sobre dopping e o ocorrido com o Sinner.
Existe infinitas formas de dopping. Os desinformados acham que são todas iguais.
É obvio que isso não é verdade…