Zheng volta a superar Vekic e reencontra Sabalenka nas quartas

Foto: Andrew Ong/USTA

Nova York (EUA) – Quatro semanas depois de protagonizarem a final olímpica em Paris, Qinwen Zheng e Donna Vekic voltaram a se enfrentar em um grande palco do tênis mundial, desta vez no Arthur Ashe Stadium, pelas oitavas de final do US Open. E assim como aconteceu na capital francesa, Zheng novamente levou a melhor e marcou as parciais de 7/6 (7-2), 4/6 e 6/2 em 2h50 de partida.

Com apenas 21 anos, Zheng chega pela segunda vez às quartas de final do US Open e está a uma vitória da segunda semifinal de Grand Slam da carreira. Atual número 7 do mundo, a jovem chinesa está com o melhor ranking da carreira e já sabe que irá ganhar a posição de Coco Gauff, campeã no ano passado e eliminada nas oitavas deste ano.

A adversária nas quartas será a número 2 do mundo Aryna Sabalenka, finalista da edição passada em Nova York e que busca a quarta semifinal consecutiva no US Open, depois de também ter parado na penúltima rodada em 2021 e 2022. Sabalenka venceu os dois duelos anteriores contra Zheng, um deles na final do Australian Open em janeiro. A bielorrussa está invicta há nove jogos, vinda de título em Cincinnati há duas semanas.

Primeiro set sem quebras e Vekic superior no segundo

Zheng começou a partida sacando muito bem, disparando quatro aces nos dois primeiros games de serviço, e terminando o set com 6 e sem enfrentar break-points. A chinesa teve duas chances de quebra quando liderava por 3/2, mas Vekic salvou a primeira com um saque no corpo e a segunda atacando a paralela com o forehand. Após 12 games sem quebras, a definição ficou para o tiebreak. Zheng continuou sacando muito bem e distribuindo os ralis com seu forehand, além de contar com uma dupla falta da croata para abrir vantagem. No fim do set, a chinesa teve 42 a 41 no total de pontos.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O segundo set começou com games longos e uma quebra para cada lado. Vekic saiu vencendo por 2/0 e salvou dois break-points, um deles com um belíssimo lob, mas não evitou que Zheng buscasse o empate. Pouco depois, a chinesa ainda escapou de um 15-40 para manter o equilíbrio no set, igualando a disputa por 3/3. Quando perdia por 5/4, Zheng salvou dois set-points, o primeiro quando Vekic errou um forehand com a paralela aberta, o segundo com smash de muito risco. Com uma curtinha bem executada, a croata chegou ao terceiro set-point e não deixou escapar.

Zheng retomou o domínio no último set

As jogadoras foram aos vestiários no intervalo entre os sets. Na volta, Zheng começou muito bem na parcial decisiva, conquistando uma quebra de serviço para sair vencendo por 2/0. A chinesa continuou sem ter o saque ameaçado durante todo o terceiro set, enquanto Vekic enfrentava pressão constante em seus serviços e não evitou que a número 7 do mundo ampliasse a vantagem no sétimo game e consolidasse a classificação para as quartas de final.

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ramiro Cora
Ramiro Cora
2 meses atrás

pois é… foi como eu ontem postei:
“… mais cuidado com quem vem andando por fora / pela sombra (Q. Zheng)”

João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás

Que pena vekic

Ramiro Cora
Ramiro Cora
2 meses atrás

ficou corroborado: Qinwen Zheng ouro… Vekic, prata mesmo

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.