Sabalenka se impõe contra antiga parceira e vence a 9ª seguida

Foto: Andrew Ong/USTA

Nova York (EUA) – No encontro entre duas antigas companheiras do circuito de duplas, Aryna Sabalenka levou a melhor sobre Elise Mertens e garantiu vaga nas quartas de final do US Open. A número 2 do mundo marcou as parciais de 6/2 e 6/4 em 1h37 de partida neste domingo. Foi a nona vitória seguida para a bielorrussa, campeã em Cincinnati há duas semanas.

Sabalenka e Mertens já foram parceiras de duplas e conquistaram cinco títulos juntas, inclusive o US Open de 2019 e o Australian Open de 2021. Já nos confrontos entre uma e outra, a bielorussa ampliou sua grande vantagem, agora com oito vitórias contra apenas duas da belga.

Apesar de ainda não ter conquistado um título de simples no US Open, Sabalenka tem três ótimas campanhas recentes: Ela foi semifinalista em 2021 e 2022 e vice no ano passado. Sua próxima rival pode ser a chinesa Qinwen Zheng ou a croata Donna Vekic. Ela venceu os dois jogos que fez contra Zheng, incluindo a final do Australian Open, mas tem apenas duas vitórias em oito jogos contra Vekic.

Duelo com nítido contraste de estilos

O confronto entre Mertens e Sabalenka apresentou um nítido contraste de estilos. E o jogo agressivo e de muita potência nos golpes da bielorrussa foi mais efetivo que a busca da belga por regularidade do fundo de quadra e algumas variações para quebrar o ritmo. Nada que fizesse a número 2 do mundo, que tem incorporado cada vez mais as curtinhas em seu jogo, perder o controle da partida.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Sabalenka conseguiu duas quebras no primeiro set, escapando dos quatro break-points que enfrentou. O cenário foi parecido na parcial seguinte, em que a vice-líder do ranking quebrou logo cedo e escapou de um 0-40 no oitavo game antes de definir a disputa em sets diretos. Sabalenka terminou o jogo com 41 winners contra apenas 13 de Mertens. E por ter maior iniciativa, também erou mais, 28 contra 17. A bielorrussa disparou seis aces e não sofreu quebras, mesmo enfrentando 8 break-points e três oportunidades no saque da belga.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.