Londres (Inglaterra) – Nesta terça-feira, a Agência Internacional de Integridade no Tênis (ITIA) revelou uma bomba no mundo do tênis. O atual número 1 do mundo Jannik Sinner testou positivo duas vezes para a substância proibida clostebol, agente anabólico proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada), em março de 2024, durante a disputa de Indian Wells, onde foi semifinalista. Porém, um tribunal independente decidiu que o italiano não teve culpa ou negligência no ocorrido.
“Sinner, atualmente classificado como número 1 do mundo em simples masculino, forneceu uma amostra em competição no evento Masters 1000 em Indian Wells, em 10 de março de 2024, que continha a presença de um metabólito de clostebol em níveis baixos. Uma outra amostra, conduzida fora da competição oito dias depois, também testou positivo para o mesmo metabólito – novamente em níveis baixos”, disse o comunicado da ITIA.
A entidade explicou que quando um tenista tem resultado positivo para uma substância não especificada, como clostebol, uma suspensão provisória é aplicada automaticamente. “O jogador tem o direito de solicitar a um presidente de tribunal independente nomeado pela Sport Resolutions que esse afastamento provisório seja suspenso. Sinner apelou com sucesso da suspensão provisória e, portanto, conseguiu continuar jogando”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Em sua defesa, Sinner falou que a substância havia entrado em seu sistema como resultado da contaminação de um membro da equipe de suporte, que estava aplicando um spray de venda livre (disponível na Itália) contendo clostebol em sua própria pele para tratar um pequeno ferimento. “Esse membro da equipe de suporte aplicou o spray entre 5 e 13 de março, durante o qual também forneceu massagens diárias e terapia esportiva para Sinner, resultando em contaminação transdérmica desconhecida”, alegou o tenista.
A ITIA encaminhou o caso a um tribunal independente para considerar os fatos específicos, revisar quaisquer decisões antidoping comparáveis e determinar o resultado apropriado. Uma audiência foi convocada no Sport Resolutions no dia 15 de agosto de 2024, da qual o tribunal independente determinou que não houve culpa ou negligência no caso, não resultando em nenhum período de inelegibilidade.
No entanto, de acordo com as regras de testes positivos no antidoping, o prêmio em dinheiro de US$ 325 mil e os 400 pontos de classificação do Masters 1000 em Indian Wells, onde o jogador testou positivo na competição de clostebol, foram retirados. Ainda de acordo com o comunicado divulgado pela ITIA, que não apelará desta decisão, tanto a WADA e quanto a Agência Italiana Antidoping (NADO Itália) podem apelar da decisão.
Leia mais:
“Deixar esse período desafiador e infeliz para trás”, diz Sinner
Ainda bem que ele teve a chance de se defender antes que a mídia publicasse algo, caso contrário seria julgado sumariamente por este tribunal que chamamos de internet.
kkk. Veja o comentario abaixo do Rokton que foi postado10 min depois do seu. Já foi julgado… kkkk. Impressionante
Começou o chororô do pessoal rsrs.
Até o momento, os fatos oficiais indicam que ele é inocente. Mesmo assim tomou as punições cabidas pelas regras para doping ocorrido de forma inadvertida. Agora que o caso tem visibilidade, vamos ver se a NADO/WADA irão recorrer.
Ele fez um comentário totalmente sem noção,pra falar do assunto tem que ter conhecimento ,condenar e apontar o dedo não demanda estudo nenhum,va em frente jannik,estou contigo
Pena que nem a Bia, Halen, Sharapova e tantos outros tivemos essa opção, que estranho dois pesos e duas medidas.
É uma pena, com certeza. Mas os protocolos precisam evoluir e algum caso terá que ser o pontapé inicial. Espero sinceramente que tenha sido esse.
Veja o que Fernando Meligeni, ex-top 25 do mundo e atual comentarista da ESPN, escreveu em seu instagram:
“Aprendi no tênis, desde que entrei, que pouco importa à ATP o seu ranking, seu país ou quem você seja. Se algo é encontrado no seu corpo, você automaticamente é responsável por isso. Você pode até alegar inocência e ter razão, mas ainda assim enfrentará uma punição mínima. Quando eu jogava, vários argentinos, brasileiros e outros sul-americanos foram pegos. Eles eram jogados aos leões com rigor e sempre ouvíamos a mesma frase: “Você arca com o que tem dentro do seu corpo.” E os tops? O tratamento é igual?”
Veja o que Nick Kyrgios falou sobre a branda punição dada a Sinner:
“Ridículo, seja acidental ou planejado. Você é testado duas vezes com uma substância proibida, você deveria ficar fora por dois anos. Seu desempenho foi melhorado. Creme de massagem…sim, legal”
Alguns tenistas também não concordaram com a defesa do italiano.
Normal, todos têm direito a emitirem suas opiniões, inclusive o Kyrgios, que tem um caráter no mínimo duvidoso, no mínimo, mas claro que sua opinião também é válida.
Marcelo Rios concordo.
Tão de brincadeira né. Que creme milagroso é esse? Mais batizada que a água do Michael Jordan em Space jam? O cara é raquítico e cheio de lesões e ainda querem tirar do circuito? Já não basta ver o nível lá em baixo que está o tênis com a saida do big4 ?
Tá bom! Contaminação por um spray de alguém perto?!?!?!
Também acredito que ETs existem, que Saci Perere existe e que o Boi Tata será o novo presidente do Brasil.
Estranho mesmo…perdeu pontos e o dinheiro…história mal contada
Se ele perdeu pontos e o dinheiro ele foi desclassificado
Conversa fiada…se a presença é baixa ou alta tanto faz. Agora a substância fixar no organismo tanto tempo pelo mero contato pele com pele … só se o tal de clostebol for radioativo.
se fosse assim nao existiria testosterona em gel para mulheres , vai estudar ta precisando
Olha, claro que as coisas podem mudar, né? Ainda podem recorrer.
Mas acho curioso o modo como alguns de vocês pensam. Via de regra, os atletas são pegos no doping por uso inadvertido. O CORRETO seria que esse processo corresse em SIGILO de justiça porque, uma vez na internet, acabou. O cidadão é achincalhado impiedosamente, pois muitas pessoas não querem nem saber se é inocente.
Então, embora eu entenda que a punição possa ter sido “diferenciada” em relação a outros atletas, fiquei feliz em ver que tudo ocorreu até se ter um resultado “final” e, só depois, é que isto foi divulgado.
Não é porque todos antes dele foram crucificados que ele tem que ser. A forma com que esses casos costumam ocorrer PRECISA evoluir. A sensação que tenho é que muitos entendem que a justiça será feita se ele SOFRER como os outros sofreram. Que raciocínio distorcido é esse?! Vou torcer que os casos, de agora em diante, sigam assim até que se tenha um resultado final. Não custa sonhar. E se recorrerem e ele perder, que se cumpra a punição. Vida que segue.
Parabéns Marcelo!
Se você não é autoridade no assunto, sua condenação vale tanto quanto uma moita de capim pegando fogo.
Eu não condenei ninguém . Você está maluco. Só disse que acredito em Saci.
Boi Tatá será novo presidente
Ah, se fosse o sérvio, que andava muito estranho desde a última Copa Davis. Tão estranho que foi campeão olímpico sem perder sets.
Apareça, Gilvan!
Djokovic com 90 anos, se baixar o nível devido ao reumatismo, vão acusa-lo de ter se dopado durante 89 anos e só apareceu aos 90. Nunca vi esportista tão invejado.
Todos nós sabemos que se Novak Djokovic falhasse em dois testes de doping:
a) Ninguém acreditaria nele.
b) Teria sido tornado público imediatamente.
c) Ele teria sido suspenso imediatamente.
d) Ele não teria tido seu recurso tramitado rapidamente.
Os padrões duplos não poderiam ser mais flagrantes.
Discordo. Djokovic é o maior nome da atp em atividade. Seria péssimo para os negócios do tenis se algum gigante como ele, Nadal, Alcaraz caíssem em algum doping. Provavelmente seriam encobertos, como já deve ter ocorrido.
Coloca nesta sua lista o próprio Sinner.
Djokovic é o maior nome da ATP porque ele conquistou isso e ninguém pode tirar de lá. Se ele dormir com dois olhos fechados e qualquer vacilo, dão uma cacetada nele.
As letras B, C e D só existem em sua imaginação. Não dá para saber o que seria feito de verdade. São só conjecturas, ou seja, nada.
Em relação à letra A, sinto que aquele problema da Austrália tirou, em algum nível, parte da credibilidade que ele tinha por um % dos fãs de tênis.
Não tem nada a ver com perda de credibilidade o episódio na Austrália. Esse haterismo tem a ver com a perda de recordes da dupla Fedal. Nadal é embaixador do tênis da Arábia Saudita e não perdeu “credibilidade” alguma entre os puritanos.
Certamente muitos haters odeiam ele por outros motivos, concordo.
Mas o Gustavo falou em “ninguém acreditaria nele”, daí penso que aquela “mentira” da Austrália ataca justo nesse ponto. Para mim, que não sou fã dele, mas jamais o odiei, ele perdeu certo nível de credibilidade devido ao episódio, foi um ponto contra ele. Creio que vários pensem como eu, em especial, claro, aos que já não torciam por ele.
Por outro lado, o “ninguém” de Gustavo é mais força de expressão do que qualquer outra coisa. Naturalmente, muitos acreditariam nele.
Entendi agora. Você deve concordar que Djoko tem muitos haters e se esse caso fosse com ele seria um prato cheio. Por exemplo, sempre alegam que depois da Copa Davis Djoko não foi mais o mesmo, ou seja, insinuando que ele joga “dopado”.
Isso. Embora não possamos cravar o que ocorreria, se ao menos algumas das hipóteses do Gustavo ocorressem, não tenho dúvidas de que Novak viveria um inferno na terra. Por isso que essa suposta “nova abordagem” me agradou, pois poupa muito o atleta até se ter alguma decisão com uma credibilidade “minimamente” decente.
Há uns 10 anos, R. Gasquet, se não me engano, testou positivo para cocaína, e alegou que foi por contaminação cruzada. Teria beijado mulheres numa boate. ( e elas teriam consumido)
Pior que essa história ele contou mesmo…engoliram garganta a baixo…rs
Durante as olimpíadas li uma que comecei a rir de tão absurdo: a atleta testou positivo e alegou que foi contaminada pelo colírio que o namorado usa que pingou no travesseiro em que ela dormiu kkkkk
Pamela M. o nome dela!
Não foi o Gulbis?
Claro e ele também ganhou peso de forma natural. Enfim isso só mostra que ATP continua protegendo suas principais estrelas. Nada mudou.
Se não me engano o próprio Agassi disse no livro dele que aliviaram porque era uma grande estrela no ténis mas admitiu que foi culpado.
Acredito que não foi porque era uma grande “estrela” e sim porque era americano do “norte”! São as exceções de um sistema, que infelizmente entra em pauta.
Seria bom ele pegar uma dicas com o Rafa e Djoko em como não ser pego
Não deixa de ser uma boa observação….
Sim. São experientes, sabem como fazer as coisas sem dar ruim.
Se ele tivesse incluído Federer vc tb concordaria?
ahhhhh aí não . né !!! não podem nem sonhar em mencionar o god-zinho …..
Também, claro. Mas esses três não precisam. Tem seus próprios laboratórios para fazerem suas drogas legais.
Abs
E com Federer também
Federer nunca se valeu do físico para suas conquistas, ao contrário do Djokovic e Nadal.
Sem físico, nenhum atleta de alta performance aguenta 20 minutos em quadra. Como Federer aguentou 5 horas em 2019 com quase 38 anos e correndo uma distância final maior do que o Djokovic? Posso desconfiar também?
Correndo como coelho no Wim19 5 horas com 38 anos
Sim, Federer era tenista de videogame.
Você acredita nisso mesmo? A que ponto chegou o seu negacionismo.
É difícil aceitar que o Federer foi inferior aos rivais NA BOLA, aí precisam apelar pra tudo.
[…] que a Agência Internacional de Integridade no Tênis (ITIA) revelou que o atual número 1 do mundo Jannik Sinner testou positivo duas vezes para a substância proibida clostebol, sendo considerado inocente por um tribunal independente, o italiano soltou um comunicado contando […]
Nao entro no merito do julgamento. Mas algumas decisoes tem julgamentos distintos, um double standard. O Thomaz Bellucci testou positivo Para Uma substancia diuretica, o que nao fazia o menor sentido, pois o nosso tenista tinha o problema oposto que Era o de perder muito liquido Durante as partidas. Mesmo assim foi suspenso.
O diurético é usado para mascarar o uso de outras substâncias. Para piorar, Thomaz enviou amostra lacrada de seu medicamento para um laboratório particular (que certamente o abriu) antes de o entregar para a WADA. A chance de Bellucci estar errado nesta histórica é alta! No mais, acho que Sinner deveria sim ser punido com suspensão leve para o caso por imprudência (assim como a Bia foi punida).
Na verdade o Thomaz tinha um problema de perder liquido, e nao necessitava diuretics externo.
Se ele não tem a necessidade do diurético, ter usado o tornou mais suspeito ainda.
Desculpe Oscar, vc nao entendeu o ponto. O uso de diuretico nao faria diferenca.
Que historinha mal contada hein??
Com a Bia não teve moleza com a punição
nem com a Simona ……e nem falo da Sharapova , que ingeriu o produto antes dele ser prohibido
Vc compra os produtos e as explicações, em caso de ser pego, vêm juntas ……. Brincadeirinha rsrs
[…] (EUA) – O caso envolvendo o italiano Jannik Sinner, que teve revelado nesta terça-feira um teste positivo em dois exames antidoping realizados em março deste ano, mas que foi inocentado por um tribunal independente e passou sem […]
Já pensou se fosse o maior de todos…
Se fosse Djoko será que a história não seria outra. Com certeza que sim. E mais uma observação, que historinha da “carochinha ” esta , hein?!?!?! Fisioterapeuta contaminado?!?!
A brasileira Maurren Maggi, pegou 2 anos por usso do mesmo asteroide anabolizante (pomada).
A questão da quantidade é bobagem, um atleta profissional que disputa torneios que pagam milhões, tem a obrigação de saber quais medicamentos usar.
O esporte tênis é permissivo para aqueles que estão na ponta do ranking, caso Sinner fosse um qualquer, seria suspenso imediatamente.
Contaminação cruzada é algo bem brasileiro.
Asteroide anabolizante kkkkkkkkkkkkk ri alto aqui
A Halep pegou uma baita suspensão por doping e o título do WTA 1000 de Toronto de 2022 não veio para a vice Bia.
O caso de doping da Halep foi no jogo de estréia do US Open 2022, portanto, após o WTA 1000 de Toronto.
[…] York (EUA) – Assunto do dia nesta terça-feira, o caso de doping envolvendo o número 1 do mundo Jannik Sinner, que testou positivo duas vezes para clostebol em março deste ano, mas depois foi considerado […]
Halep vendo isso
Então, 2 testes positivos, 0 divulgação, 0 punição, nem mesmo despejo suspensivo, nada, o sinner está inocentado. E Brooksby, Ymer, Halep, Sharapova, o que eles acham?
Felicitemos estas “autoridades” que operam como querem, com total independência…
Que nobreza.
Caraca, que estória mal contada, contaminação por um membro da equipe, hhhuuuuummmmmm!
Por mais que não tenha sido intencional outros tenistas vão se sentir injustiçados pela forma como foi conduzido o caso em relação ao deles . Isso ainda vai dar muito o que falar.
Darren Cahill tinha acabado de deixar de ser treinador de Simona Halep e pouco depois foi descoberto que ela tinha uma substância proibida em seu corpo.
Cahill então se torna treinador de Sinner e logo depois ele também é acusado de ter uma substância proibida em seu corpo.
Talvez uma coincidência?
E a Halep?
Tem muito tenista reclamando no Twitter.
E eu concordo com eles. Todos os jogadores devem ser tratados da mesma forma.
Sharapova, Cilic e Halep são exemplos recentes que demonstram o flagrante duplo padrão aplicado.
As pessoas devem aproveitar esta oportunidade para revelar a corrupção existente no alto escalão do mundo do tênis.
O Sinner deve ser submetido ao mesmo padrão e ser suspenso.
Não precisa acreditar em ET ou Saci Pererê. Basta ter conhecimento e um pouco de bom senso (muito em falta nos dias que correm). É perfeitamente possível ocorrer essa contaminação cruzada. Alguns países como na Itália e no Brasil usam realmente cremes contendo clostebol para tratamentos tópicos diversos, podendo haver contaminação cutânea . Vcs conhecem o Trofodermin?. É um dos cremes que contém a substância. Quanto à reclamação dos tenistas reside em choro de perdedor, má-fé ou ignorância.
Jannik Sinner não é um dos jogadores mais musculosos do circuito.
Foi descoberto que ele tinha Clostebol em seu organismo. Clostebol é uma substância proibida, pois é uma substância que aumenta a massa muscular.
acetato de clostebol tem uma classificação anabólica/androgênica de 46:25, e não é a primeira escolha para fisiculturistas profissionais, levantadores de peso, homens fortes ou qualquer um que precise de grandes quantidades de massa ou força. Perfeito para jogadores de tênis sujeitos a programas de controle de doping.
É condenável que a ATP e as entidades antidoping tratem casos idênticos com pesos e medidas diferentes, como alguns tenistas têm criticado. Quanto ao caso de Sinner, não o vejo como um atleta que precisaria fazer uso deliberado de artifícios para melhorar seu desempenho já bastante testado em inúmeras situações.
Qualquer acusação precipitada e julgamentos sumários de pessoas distanciadas do dia a dia da rotina do circuito e dos(as) tenistas têm para mim uma mistura de leviandade e de irresponsabilidade. Os tribunais da internet têm sido frequentemente montados para destruir reputações e, mais tarde, quando acusações levantadas sob o manto do quase anonimato das redes devido à cumplicidade das empresas de tecnologia são desmontadas, ninguém mais é punido.
Cara, eu sou fã do Sinner. Torço por ele. Agora, convenhamos: a história está muito mal contada. E o que o Sinner tem se superado e sobrado fisicamente nas partidas, joga mais questionamentos para o caso.
Claro, não sou eu o especialista e não cabe a mim apontar o dedo para ninguém, principalmente contra um cara que eu acho fantástico como pessoa e como atleta.
Contudo, a explicação, para um leigo como eu, não colou.
O Thomaz Bellucci tomou uma suspensão de 5 meses por uma substancia diurética , ele que perdia quilos de líquidos durante as partidas disputadas, e ficou comprovado através de envio das amostras que se tratava de contaminação cruzada em um suplemento utilizado. Depois deste episódio não retomou mais a forma . Estava na posição 61 em 2017 . Double standard.
Pelo jeito a ITIA trata pessoas em bons ranks melhor do q trataram a Simona Halep.
Eu acho que tá valendo. Se tinha que usar máscara até ao andar em uma praia deserta, pois havia risco de contrair o vírus da Covid 19, então ele também foi contaminado quando o colega de equipe estava usando o spray no mesmo banheiro que ele.
Contaminação por spray que o massagista aplicava, que historinha pra boi dormir. Lembra aquele nadador que treinava no Alabama mas que quando testou positivo, colocou a culpa em uma farmácia de manipulação do interior de São Paulo. Quem acredita em duende compra isso
Para quem não sabe, alguns analgésicos opiáceos absorvidos pela pele podem ter mais eficácia do que quando ingeridos. Portanto, é possível sim substâncias serem absorvidas via contato cutâneo.
Agora vemos porque o Nadal durou tanto. Quem está no topo é só passada de pano
Ontem cheguei em casa cheirando cachaça. Minha esposa ficou fula, mas ela entendeu mal. Passei antes aqui perto num buteco e cumprimentei três amigos que já apresentavam um alto teor alcoólico. Contaminação cruzada. A verdade prevaleceu.
E a Halep, que ficou mais de 2 anos suspensa para depois concluirem que ela não teve culpa
Explicado pq não jogou as Olimpíadas
Djokovic fez escola! Parabéns pra ATP, que segue passando a mão na cabeça de todos os atletas.
Parece que já vi algo parecido na política brasileira.
Não imagino o Sinner usando clostebol intencionalmente..é um esteróide com ação prioritariamente tópica ( creme ) e portanto muito fraco ( como anabolizante ) e que no Brasil era combinado a um antibiótico também de uso tópico e prescrito basicamente para mulheres.
Não conheço o spray italiano.
No nosso país não estão fabricando no momento.
No caso das meninas ,os medicamentos foram ingeridos como suplementos, vitaminas ,etc