Sinner supera desconforto e derrota Zverev em batalha de 3 sets

Foto: Mike Lawrence/Tour ATP

Cincinnati (EUA) – Apesar do retrospecto negativo e do claro desconforto que mostrou no decorrer da partida, o italiano Jannik Sinner saiu de quadra neste domingo com a vitória para cima do alemão Alexander Zverev. O número 1 do mundo superou as adversidades no quadril direito e levou a melhor na batalha de três sets e 3h06 de duração, marcando parciais de 7/6 (11-9), 5/7 e 7/6 (7-4).

Esta foi apenas a segunda vez que Sinner derrotou Zverev em seis encontros e a primeira em quadras duras. Campeão em Miami e agora finalista em Cincinnati, o italiano é o segundo com mais de uma final de Masters 1000 no ano, igualando o russo Andrey Rublev (campeão em Madri e vice em Montréal). Seu adversário na decisão será o dinamarquês Holger Rune ou o norte-americano Frances Tiafoe.

Sinner lidera o circuito da ATP em títulos na atual temporada, com quatro, e agora com sua quinta final iguala o norueguês Casper Ruud, que também disputou cinco decisões em 2024, com dois títulos e três vices. O italiano vai para a última rodada de um Masters 1000 pela quinta vez e tenta levantar sua terceira taça neste nível.

“Foi um jogo muito tenso, tivemos condições muito diferentes, primeiro com sol, depois chuva e por fim o jogo terminou de noite”, avaliou Sinner. “Os altos e baixos são normais para um jogo de 3h e estar nesta final significa muito para mim”. Sobre a questão do quadril, afirmou que “preciso melhorar na parte física, especialmente pensando no próximo Slam, mas jogos como este são importantes para me preparar bem para o US Open”.

Número 1 do mundo larga na frente na semifinal

Depois que chuvas anteriores causaram um atraso na programação de domingo, com diversas interrupções, o mesmo aconteceu na primeira semifinal masculina, que foi paralisada no tiebreak do primeiro set, quando Sinner vencia por 3-2. Contudo, para chegar neste panorama, o italiano teve que se recuperar de uma desvantagem de 3/5 durante a parcial.

Zverev obteve uma quebra logo no terceiro game, salvou um break-point em seguida e se manteve à frente até sacar para fechar em 5/4,quando perdeu o saque. Sinner chegou a mostrar desconforto no quadril esquerdo durante a disputa, mas seguiu firme e acabou levando a melhor no desempate, depois de salvar dois set-points e perder também dois, conseguindo fechar apenas na terceira chance.

Empate alemão e vitória italiana em novo tiebreak

O ritmo da partida seguiu o mesmo no segundo set, com Zverev parecendo um pouco melhor, mas com dificuldade para deslanchar, enquanto do outro lado Sinner se mostrava desconfortável em quadra. O alemão novamente saiu na frente, abrindo 3/1, e deixou escapar a dianteira em seguida. Só que na reta final ele arrancou um novo break para vencer o 12º e último game, empatando o jogo.

Muito sólido e lutando o quanto dava, Sinner se manteve na disputa no set decisivo, que não teve quebras para qualquer um dos lados e mais uma vez a definição foi para o tiebreak. Assim como no desempate anterior, o italiano foi superior e se impôs para cima de Zverev, que poderia sair de Cincinnati como número 2 do mundo se fosse campeão, mas deixou a oportunidade escapar.

18 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
3 meses atrás

Sinner disputará sua 19º final de ATP na carreira, a 5º em Master 1000, a 1º em Cincinnati. Ele irá em busca de seu 15º título, o 5º este ano, o 13º na carreira no Hard, sendo o 3º Master 1000. Além disso abre 1950 pontos para o Djokovic no ranking, que não perde o 2º lugar com a derrota do Zverev, podendo chegar a 2300 se ficar com o título.

Rafael
Rafael
3 meses atrás

Ah, o Zverev, nunca decepciona na arte de decepcionar. Vai ser mais um saco de pancadas da nova geração.

Última edição 3 meses atrás by Rafael
Gustavo Luis
Gustavo Luis
3 meses atrás
Responder para  Rafael

Foi um jogo bem disputado. Acredito que Zverev venceria se fosse melhor de 5 sets, em razão dos problemas físicos de Sinner.

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Gustavo Luis

Esse é o problema, depender de várias circunstâncias externas a ele pra ganhar. O jogo foi disputado pq o Sinner está com problemas, se não seria uma vitória sem muito trabalho.

Jonas
Jonas
3 meses atrás

Sinner tem boas chances de terminar a temporada como número 1, mas tá tendo problema físico direto, preocupante.

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
3 meses atrás

Jogo duríssimo onde Sinner mostrou porque é o número 1. E o comentarista falando o tempo todo que o Sinner tinha que jogar melhor porque ele com o problema no quadril estava atrapalhando a concentração do Zverev. Como pode um sujeito desse estar totalmente descontado da realidade.

Rafael
Rafael
3 meses atrás

O italiano está forçando demais o físico. Começo a achar que ele não vai longe no UsOpen.

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Rafael

Tenho essa sensação também. Talvez chegue longe pq vai ganhar os primeiros adversários sem fazer força, mas depois isso deve ser tornar um problema devido ao desgaste. Se Alcaraz cair no mesmo lado da chave dele, corre o risco de se repetir a final Djokovic x Alcaraz pela 3ª vez nesse ano.

Julio Marinho
Julio Marinho
3 meses atrás
Responder para  Rafael

Eu fico sem entender na verdade. Sofreu muito contra Rublev em Montreal, depois se declarou bem e deu o troco. Claramente sentindo nas bolas mais baixas e longes de direita e cara de insegurança, mas ainda assim produzindo belos pontos e bolas. Parece aquele tipo de lesão latente, que não te atrapalha, mas que você sabe que se forçar vai estourar. Méritos deles de saber segurar o mental, porque jogar assim é muito difícil e o jogo foi de muita qualidade na troca de bolas.

Fábio
Fábio
3 meses atrás

Olha Zé… cuida Zé….

Alirio
Alirio
3 meses atrás

Jogão espetacular e o Siner venceu um jogo difícil.

Vaguinho V.P.
Vaguinho V.P.
3 meses atrás

Amarelev

Patricia Peruchin
3 meses atrás

Acho o Sinner um tanto ” frágil ” no aspecto osteo muscular..não, talvez por magro e alto..
Se o Rune vencer hoje ,acho que leva o troféu

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  Patricia Peruchin

Está virando vício desde o AOPEN demonstrar desconforto e nas entrevistas pós jogo, fugir do assunto. Não deixa de esquiar de jeito algum, e todos sabemos que não dá pra praticar sem estar bem fisicamente. Acho que é coisa mental pois aguentou as três horas de disputa . Abs !

Patricia Peruchin
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

É verdade…ah , e não sabia que ele que estava mantendo o sky tanto assim

CRAS
CRAS
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Não acho que o Sinner ta inventando essa dor/lesão…. Mas se fosse o Djoko…. O forum aqui estaria cheio de “fez isso para desestabilizar o adversario”, ou,” Só vai entrar no USOpen pra bagunçar a chave..”,
Vejam só a falta de imparcialidade nos comentarios!!
Como eu gosto de Tenis, de bons jogos….
Forza Sinner e Força Nole!!
Vocês são grandes exemplos de raça, brio, vontade de vencer e etc!!!

Patricia Peruchin
3 meses atrás
Responder para  Patricia Peruchin

* não sei,….. * por ser

Renato
Renato
3 meses atrás

Se lesionado jogou assim imagine ele bem fisicamente

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.