Collins abandona no terceiro set, e Iga avança à semi

Foto: ITF

Paris (França) – Em seu desafio mais exigente até aqui nos Jogos Olímpicos de Paris, a polonesa Iga Swiatek teve trabalho diante da norte-americana Danielle Collins, mas confirmou a condição de principal favorita ao ouro e garantiu vaga na semifinal. A número 1 do mundo vencia por 6/1, 2/6 e 4/1 quando a adversária se retirou da partida, após 2h04 de embate.

Primeira tenista da Polônia, entre homens e mulheres, a alcançar as quartas de simples em uma Olimpíada, Swiatek é agora a primeira semifinalista do país em qualquer prova e vai em busca de uma medalha inédita. Na edição de Tóquio, em 2021, ela não passou da segunda rodada, caindo para a espanhola Paula Badosa em sets diretos.

Além disso, a tetracampeã de Roland Garros e vencedora das últimas três edições do Grand Slam francês, soma agora 25 vitórias consecutivas no saibro parisiense. Ela também anotou seu 23º triunfo sobre a terra batida no circuito, com títulos em Madri, Roma e Paris.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Já valendo uma briga por medalha, Iga Swiatek enfrentará na semifinal a chinesa Qinwen Zheng, que poucos antes enfrentou uma batalha com mais de três horas de duração diante da alemã Angelique Kerber, vencendo apenas no tiebreak do terceiro set. A polonesa domina o confronto direto, com cinco vitórias em cinco jogos, um deles no próprio saibro de Roland Garros, nas oitavas de final em 2022.

Jogo com parciais extremas

Ao melhor estilo “turbo”, como tem sido rotineiro nos jogos de Swiatek, especialmente no saibro, a polonesa começou o jogo em ritmo alucinante, precisando de apenas meia hora para quebrar duas vezes o saque da norte-americana e vencer o primeiro set por 6/1. Apenas na hora de fechar, a número 1 do mundo oscilou e precisou salvar três break-points antes de fechar.

Apesar desse início arrasador de Iga, o cenário mudou completamente na segunda parcial. Depois de salvar um break-point na abertura do set, Collins foi quem largou na frente, superando o serviço da polonesa no segundo game. A norte-americana seguiu firme na ponta do placar e teve 88% de aproveitamento dos pontos ganhos com o primeiro saque, cedendo apenas dois dos 17 disputados. Ela ainda quebrou Swiatek mais uma vez no oitavo game, levando a decisão para o terceiro set.

A número 1 do mundo freou a reação da norte-americana com quebra em um longo primeiro game, no qual chegou a levar uma bolada na região abdominal numa tentativa de subida à rede. Tensa e até irritada com alguns erros, Swiatek enfrentou uma igualdade antes de confirmar o saque para abrir 2/0, e comemorou bastante, sentindo a importância de não permitir a reação imediata da adversária e retomar o controle do jogo.

Aquele game se mostrou fundamental e deu moral para a polonesa, que na sequência obteve nova quebra e abriu enorme vantagem no placar. Após o quinto game, Collins não se sentiu bem, pediu atendimento e acabou se retirando da partida, confirmando a classificação de Swiatek para a semifinal.

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Viviane
Viviane
3 meses atrás

Não entendi esse abandono da Collins. Se não estava bem, porque ainda foi jogar nas duplas?

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
3 meses atrás
Responder para  Viviane

Sabia que iria perder. Muito arrogante. Mal perdedor

Roberto Mesquita
Roberto Mesquita
3 meses atrás
Responder para  DENNIS SILVA

Que a Collins se comporta de forma arrogante já é natural. Dessa vez ela chegou no estado da arte da arrogância. Claramente desistiu porque ia perder.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.