Paris (França) – Depois de participar da cerimônia de abertura na sexta-feira, desfilando como porta-bandeira dos Estados Unidos, a atual número 2 do mundo Coco Gauff estreou com uma vitória tranquila em Paris, despachando a australiana Ajla Tomljanovic por 6/3 e 6/0.
Aos 20 anos de idade, Gauff disputa sua primeira Olimpíada da carreira, mas já havia estreado na competição no último sábado, quando avançou para a segunda rodada da chave de duplas com Jessica Pegula. Na próxima fase de simples, a norte-americana terá pela frente a argentina Maria Carle, que aplicou duplo 6/0 em cima da experiente alemã Tatjana Maria.
Outra campeã de Grand Slam que fez sua estreia neste domingo foi a dinamarquesa Caroline Wozniacki. Mas, ao contrário de Coco Gauff, a ex-número 1 do mundo teve muito trabalho para derrotar a egípcia Mayar Sherif, que entrou de última hora na competição, arrancando uma virada por 2/6, 7/5 e 6/1. Quadrifinalista nos Jogos de Londres em 2012, Wozniacki agora enfrenta a norte-americana Danielle Collins, oitava cabeça de chave e que contou com a desistência da alemã Laura Siegemund no segundo set.
Complemento da rodada
Já a canadense Leylah Fernandez venceu um duelo interessante contra tcheca Karolina Muchova, marcando 6/1, 4/6 e 6/2. Seu próximo compromisso em simples será diante da espanhola Cristina Bucsa, que bateu a croata Petra Martic por 6/4 e 6/3.
Com o fim da primeira rodada, apenas duas francesas avançaram para a próxima fase. Além de Diane Parry, que vai desafiar a polonesa Iga Swiatek nesta segunda-feira, Clara Burel bateu a tcheca Katerina Siniakova por 7/6 (7-3) e 6/4 e vai encarar a ucraniana Marta Kostyuk, cabeça 12 e algoz da surpreendente quadrifinalista de Wimbledon, a neozelandesa Lulu Sun.
Por sua vez, a norte-americana Emma Navarro, 11ª principal inscrita, cedeu apenas dois games para a austríaca Julia Grabher, marcando 6/2 e 6/0, e vai enfrentar a búlgara Viktoriya Tomova, que eliminou por 6/4 e 7/6 (7-4) a polonesa Magdalena Frech, que vinha do vice-campeonato de Praga na última sexta-feira.
Nesse mesmo setor está chinesa Qinwen Zheng, que anotou uma ‘bicicleta’ contra a veterana Sara Errani e vai encarar a holandesa Arantxa Rus, que também não teve muitas dificuldades para passar pela australiana Olivia Gadecki, parciais de 6/4 e 6/1.