Bastad (Suécia) – O croata Duje Ajdukovic, atual 130º e oriundo do qualificatório, impediu Thiago Monteiro de alcançar a terceira semifinal de nível ATP de sua carreira. Com um tênis agressivo e bons saques, o tenista de 23 anos derrubou o canhoto cearense por 6/2, 4/6 e 6/4 no saibro do ATP 250 de Bastad. Ele aguarda agora quem passar entre Rafael Nadal e Mariano Navone.
Monteiro vinha de espetacular atuação em cima do número 9 do mundo, o norueguês Casper Ruud, que também era o segundo principal favorito do torneio. Esta foi sua 16ª presença nas quartas de um ATP. Suas únicas semifinais aconteceram em Quito, em 2018, e em Melbourne, em 2021.
O canhoto cearense tem vaga direta na chave do ATP 250 de Umag na próxima semana e depois segue para o torneio olímpico de Paris. As duas vitórias no saibro sueco darão avanço de seis posições a Monteiro, que sairá do 85º para o 79º posto nesta segunda-feira.
Croata mostra tênis agressivo
Monteiro foi totalmente dominado no primeiro set diante da postura agressiva do jovem adversário. Ajdukovic buscava bater o máximo de bolas na subida, mostrou um forehand poderoso e dava pouca chance de o brasileiro entrar nas trocas de bola. Para completar, ainda sacou com qualidade superior.
Os dois trocaram quebras nos dois games iniciais, mas depois apenas o croata somou break-points, obtendo sucesso em duas oportunidades. Monteiro não conseguia profundidade na devolução ou no começo das trocas de bola, o que favoreceu o tempo todo o adversário.
Reação com muito esforço
Mais consistente, Monteiro conseguiu enfim uma quebra logo no segundo game da parcial seguinte, mas viveu novamente um momento instável com o saque. Salvou 15-40 e chegou à vantagem, sem sucesso, e acabou cedendo nova quebra e o empate. O maior problema do brasileiro era seu forehand um tanto descalibrado, que fazia a bola escapar por pouca margem.
Vivendo momento de pressão, ganhou um ponto espetacular, em que defendeu dois smashes, e com isso sustentou seus dois games de serviço seguintes. Com 4/4, Monteiro se virou bem ao se ver obrigado a jogar com o segundo serviço, mas o esforço foi recompensado com a quebra definitiva quando enfim se viu o croata apressado e exagerando a busca das linhas.
Terceiro set frustrante
Monteiro no entanto não embalou. Os erros de forehand continuaram a incomodar o brasileiro, que tentava explorar ao máximo as bolas cheias de topspin no backhand de duas mãos do croata. Ajdukovic obteve quebra ainda no game inicial e isso lhe deu margem para seguir firme por todo o set, usando o bom primeiro saque para comandar os pontos.
O croata ainda deu uma última chance de reação a Monteiro quando sacou com 4/3. O brasileiro entrou nos pontos, trabalhou com paciência e fez 15-40, mas não achou uma forma de obter a quebra essencial e o empate.
Cara e impressionante! Não tem nem comentários pra uma derrota como essa! E tinha gente falando em título. Esse rapaz e muito esforçado somente. Não tem mental pra título de ATP!
Pois é, cadê o tal Monteirao da massa? Acho que foi amassado. Este povo tem cada uma. Até parece que não conhecem o seu eleitorado. Criam expectativa em cima de vãs esperanças. Já fui assim com a Bia até ela se tornar pura decepção.
A questão é que por hora temos que torcer pelo Monteiro, Wild, Heide, etc…são os brasileiros presentes no circuito. Claro que sabemos a diferença gigante que os separa dos grandes títulos e dos jogadores do TOP 50, TOP 10, e tal. Mas se o cara consegue um grande jogo e elimina o Ruud, a gente se anima, pois só isso já é um grande feito. Mesmo sabendo das dificuldades e limitações, vou continuar na torcida pelos melhores resultados para os nossos tenistas. Não consigo torcer contra.
O que um(a) tenista brasileiro(a) tem que fazer para não ser decepcionante, segundo o seu critério?
Decepção (que é o mesmo que desilusão) significa desapontamento que, causado por uma circunstância imprevista, caracteriza um mal. O que um tenista precisa fazer para não ser decepcionante, segundo o meu critério é: 1- Vencer a maioria das partidas disputadas; 2- Conquistar títulos amiúde; 3- Sacar bem, forte e colocado; 4- Variar jogadas; 5- Não sair de jogo no meio da partida; 6- Não entregar a partida de bandeja quando enfrenta dificuldades; 7- Saber manter o foco e a cabeça na partida sem depender de instruções do técnico; 8- Não amarelar; 9- Não bancar o engraçadinho sacando por baixo; 10- Conseguir virar jogos quase perdidos; 11- Saber se impor contra adversários de menor ranking; 12- Não sair chorando de quadra por ter perdido o jogo (isto demonstra fraqueza); 13- Não descontar a frustração quebrando a raquete; 14- Não levar para a quadra os seus problemas particulares ou amorosos; 15- Não dar declarações esdrúxulas de que não consegue repetir em quadra o que faz nos treinos (isto demonstra alienação, pois o treinador joga a bolinha na mão do atleta, senão vai pra rua). Deu?
Só pelas quatro primeiras exigências, você só não se decepciona com o top 5 e olhe lá.
Cara, você deve estar de brincadeira ou não verifica os números. Vamos exemplificar pela Bia e pelo Wild, nossos melhores jogadores: quantos torneios Bia venceu este ano? R- Nenhum. Quantas vitórias e derrotas Bia teve este ano? R- 18/18. Qual tem sido o pior golpe da Bia? R- Saque. Por quê Bia tem perdido muitos jogos? R- Por falta de variação de jogo. O que tem acontecido frequentemente nos jogos da Bia? R- Começa vencendo e perde de 8 a 10 games seguidos por perda de foco. Por quê Wild perdeu seu último jogo? Porque perdeu o TB e ficou de gracinha no 2º set entregando o jogo de palhaçada. Por quê Bia perdeu pra Siawtek o último jogo? Porque recebeu coach ruim do seu técnico. Por quê Bia tem perdido jogos para menores rankeadas? R- Por ter amarelado. Por quê os jogadores não gostam do Wild? R- Porque joga como uma criança, faz saque por baixo e quebra raquetes com raiva. O resto está à disposição de quem quiser pesquisar.
Pelo que eu sei não temos nenhum jogador brasileiro no top 5 e nem mesmo no top 10 ou no top 20, portanto não tenho mesmo como me decepcionar com estes.
Uma no ferro, outra na ferradura. Lamentável as oportunidades que o Monteiro cria e perde ao mesmo tempo.
Espero que consiga ganhar algum ATP antes de encerrar a carreira.
Por enquanto vai mantendo o padrão… Ganha do ranqueado melhor e perde do pior…
Tá virando ‘regra’ de todos brazucas! Marculino e felismino, kkk…
Aquela molezinha do Rio Open no início do ano com a desistência do Alcaraz e aqueles argentinos meia boca avançando não vai ter nunca mais. Aquela era a chance da vida. Atp 500 em casa, saibro, torcida a favor e uns adversários acessíveis.
aaaaaaaaaa Thiaguinho…. que pena!!! assim nos mata do coração!!!! é como o Novorizontino ganhar do Flamengo, e um dia depois perder pro XV de Piracicaba…. assim é dar chance para muitos internautas brincarem com piadas (sadias) a respeito da virgindade em ATP. força querido, muita força nessa hora! estamos contigo!!!!
O croata é um bom jogador e mereceu a vitória
Até demorou a acontecer isso, não dá pra se empolgar com o monteiro não, não tem nenhum brasileiro que brigue por grandes títulos mais não, a esperança é o Fonseca, volta Guga, volta Bellucci
Incrível a cada partida muda-se de opinião. Este jovem Tenista joga mais que Monteiro. Já Fonseca em breve vai mostrar que joga mais que os dois . Bia bota a cabeça no lugar e ainda vence WTA . Mas seu Ranking real é próximo ao TOP 30 . É óbvio que temos Brasileiros pra brigar ainda por Títulos. Abs !
Quem viver… verá!
Oxi mas até semana passada era Bellooser. Vcs precisam se decidir.
Eu nunca falei isso. Mas até que o Bellucci ainda ia ser melhor que essas bos tas que tem atualmente
Como eu digo há anos, o tenista brasileiro médio (e esse aí é BEM médio) vive de microbrilhos de dia”. Outro dia ganhou de um top-10 (dia iluminado), hoje volta à rotina do joguinho “água de sarchicha” contra um adversário de ranking pior. E só pra constar, esse aí não tem ATP. Até o Huguinho tem. Mas vamos continuar aplaudindo o “esforço”. Afinal, resultado e título significativo pra quê, né?
A galera comemorou a vitória contra o Ruud como se fosse uma copa do mundo.
O que adianta vencer um top e depois perder para um jogador de nível bem abaixo?
E seguirá sem atp. Por mais que odeiem o Wild, tem muito mais possibilidades de vencer outro atp que o Ceará.
Tbm concordo, fez um grande jogo
Hoje o homem esqueceu de ontem
Cadê o foco no jogo
Ou pensou que já estava ganho
O que importa é o carisma e ser amado pelos torcedores. Títulos e recordes são secundários no tênis rs.
hahahahaha, esqueceu de dizer que contém muita ironia. Abs.
Na verdade, uma vitória dessas para qualquer dos tenistas brasileiros “É “como ganhar copa do mundo (ou no caso, um SLAM). Pois não temos ninguém em condições, ao menos por enquanto, de nos dar a alegria de figurar no TOP 10, ganhar um SLAM, e tal. Então a gente torce e se apega ao que temos, mesmo sabendo suas dificuldades e limitações.
estava aqui pensando: será que ele não se concentou no jogo e ficou pensando que o próximo oponente seria o Nadal? isso pode acontecer né? deu uma tremida e não conseguiu focar no menino que estava no outro lado da rede. o nosso representante brasileiro lutou muito, mas bobeou no final.
Agora viajou
Isso é o que nos deixa tristes, o mais difícil eles fazem, mas quando são favoritos nunca vencem…
Ganha do Casper e perde pra quem ? Brasil storm tá osso heim
Tá mais para “Cabeças de Bagre” do que Brazilian Storm.
Ok ok, ganhou do Ruud, vem até apresentando bom e nível como fez em RG, mas é frustrante..,..demais.
No saibro ainda, se fosse quadra dura até da pra entender
Algum especialista de tênis consegue explicar isso??? Sempre que um brasileiro derruba um grande favorito cai pra um Zé Ninguém logo na sequência! Vivo tentando digerir! Todo mundo já esperava essa queda hj do Monteiro! Sempre TUDO IGUAL
Tinha certeza que isso ia acontecer. É sempre assim.
Faz tempo que não via Thiago, errar tanto ,durante o jogo, fora a potência nos ataques…Tênis é ” esquisito” um dia o jogador tem uma atuação brilhante , no outro joga bem abaixo.
Saque não machucou tbm, mas o croata jogou bem
Pra ser atleta de elite no tênis tem que ter consistência. Em Wimbledon o pessoal ficou tirando sarro da chave do Djokovic dizendo que foi fácil demais chegar na final uma grande bobagem, não existe facilidade existe consistência em manter o nível contra adversários fortes e fracos do mesmo jeito
Putz que pena.
devolve meu dinheiro cara nunca consigo lucrar com o monteiro em quadra seja a favor ou contra ele , esta maluco … me levou grana ontem vencendo o Casper e me levou hoje perdendo pra um Croata que nunca sequer chegou a ser top100 fora que tinha caminho aberto pra semifinal … DEsisto …
Kkkkkkkkkkkk sai dessa vida de aposta mano, se com a lógica já é difícil e os ganhos são poucos, imagina indo com a emoção
Nossa, que maldade, rsrsrsrsrsrs. Você é cruel.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Balde de água fria na pachecada emocionada que já previa o título certeiro
Para a surpresa de zero pessoas, perdeu o jogo fácil após vencer um que seria mais complicado.
Muita gente tinha alertado para o perigo dessas QF tanto pro Monteiro qnt pelo Heide: a empolgação por uma grande vitória prévia + uma próxima rodada com algum favoritismo para o seu lado costuma ser uma armadilha para jogadores q n estão habituados a esse tipo de pressão..
Sinceramente eu esperava que o Monteiro lida-se melhor com esse cenário, pelo tempo de voo no circuito, pela idade e pelas experiências frustrantes prévias nessas mesmas condições.. infelizmente vimos mais do mesmo hj..
Fico menos frustrado e mais triste sinceramente: ele mesmo falou q é sim um dos seus grandes objetivos chegar numa final/copar um torneio ATP e fica difícil pensar numa QF nesse nível mais convidativa q o jogo de hj.. ainda há tempo mas, as oportunidades vão sendo desperdiçadas e a idade vai chegando..
nao vai ganhar nunca. Tem medo, quase pavor de vencer! se borra todo quando ve que pode avancar e se tornar um vencedor. Venho dizendo isso ha anos. E ontem eu previ que ele ia se borrar todo hoje.
Falando em experiência prévia frustrante, semana passada mesmo perdeu de um Zé Ninguém na semi do CHL125. Chave super favorável, era pra estar top 60. Inacreditável a pilha de oportunidades perdidas.
Sinceramente, preferia que ele tivesse copado lá e caído na R1 diante do Coria. Seria um resultado mais normal e até melhor pra ele, el termos de ranking.
Assisti um pouco do jogo,e vi q o croata jogou de mais
Exato. Veio embalado do Qualy e pega tudo na subida. Sem dúvidas o jovem Croata tem um arsenal mais variado que Monteiro. Em pouco tempo atinge o TOP 100 . Abs !
Mas o Thiago jogou abaixo, uma grande arma que tem usado, o saque, não machucava. Brigou como sempre, parabéns, mas faltou bola hoje
Meu nome é Luis Vanderley,mas mim conhecem por deca kkkkkkkkkkkkkk
Brigou como nunca e perdeu como sempre!
Puts, por essa eu não esperava. Tava botando fé em Monteirão na semi final. Que pena!
Monteiro vence o 9° do mundo e no jogo seguinte perde do n° 130. Essa situacao tem acontecido com frequencia na carreira dele. Por isso ate hoje ele nao conseguiu nenhum titulo da ATP. Lamentavel.
Nem vai conseguir, é fazer que nem a Pigossi, se manter ali na boca da barra e buscar o chequinho.
Sei nem o que falar ,,, desanimo define … na hora q a gente acha “agora vai” e ficamos no vacuo … ai me vem aquela frase do comentarista de F-1, Cleber Machado, qdo o Rubinho deixa o Schumacher passar na ultima curva “hoje nao, hoje nao … hj sim … “
Monteiro tem repetido esse padrão. Ganha de um grande jogador e no próximo jogo perde.
Isso acontece também com diversos tenistas. Fazem um grande resultado e no próximo jogo perde para um jogador abaixo.
Tudo normal. Segue o jogo.
Esses tenistas brasileiros são piadas de mau gosto !!
Falou pouco, mas falou tudo.
Mas é o que tem pra hoje. Vou continuar na torcida. Até que esse ano estão aprontando umas boas “presepadas”.
É. O sonho acabou. Tudo pra chegar longe. Depois de ganhar de um Top ten, perde para um 130 do ranking.
O que eu falei!! Monteiro é um leão para top 10, mas quando é top 1000 é um cordeiro!!! Cara é sério e chega ser irritante torcer para os brazucas , todos são assim, de bia a monteiro!! Sonhando com Nadal e Monteiro !! Jogo horrível de ambos , ganhou quem fez menos lambamça !!
pena…. estava com esperança
No tênis atualmente eu sinto vergonha de ser brasileiro
Também não precisa tanto, né?
é incrível como o Monteiro, não consegue aproveitar as oportunidades. Era um jogo que ele não podia perder de jeito nenhum. tinha q ter lutado por cada bola, mostrado pro adversário que se fosse preciso ia ficar na quadra 4 horas. Enfim paciência vamos para próxima.
Logo depois da vitória dele contra o Ruud comentei aqui mesmo que isto iria acontecer. Típico do Monteiro, não sei como ainda o pessoal se surpreende com isto.
Infelizmente o que sobre no Wild falta no Monteiro, ambição e autoconfiança, ele tem tênis para ir além, mas tem uma auto sabotagem que ocorre com vários atletas brasileiros, quando favorita perde não conseguem jogar sob pressão, mas já aprendi que torcer para jogador brasileiro no tênis, é como torcer para time pequeno no futebol, tem que comemorar pequenas vitórias e simplesmente o fato de endurecer jogos contra os grandes.
Peraí, cara, você deve ser torcedor fanático do mimizento pra fazer este comentário. O wild pode ser mais jovem e ter ganho um ATP na sorte, mas dizer que ele tem ambição e autoconfiança é demais, acho que vc não tem assistido os jogos dele ultimamente.
Thiago jogou MUITO mal hoje. MUITO mesmo. Quem assistiu todos os jogos viu a discrepância..
É um problema crônico dos brasileiros, como lidar com favoritismo? Nenhum consegue e sucumbe.
“Surpreende” quem?
E coloquei 200 no Monteiro. Bom pra eu aprender kkkk
Perdeu mané!
Quando se vence um Ruud ou Tsitsipas e perde a próxima para um adversário mil vezes inferior, fica claro que foi apenas um dia ruim dos tops e não que o Monteiro tenha se tornado um grande tenista.
Ruud é um dos maiores especialistas em saibro do circuito atual, foi um jogo extremamente fora da curva que ele perdeu pro Monteiro só ver o nível alto que ele tá jogando nas duplas com o Nadal
Quando venceu o Tsitsipas em Madri, ele não perdeu na rodada seguinte para um adversário mil vezes inferior, mas sim para o embalado Jiri Lehecka, então n° 31, que em seguida derrotou o Nadal e o Medvedev. O excelente tenista tcheco parou na SF, quando teve que abandonar a partida contra o Aliassime ao fraturar uma vértebra lombar, lesão que o mantém afastado até hoje.
Curiosamente, tanto em Madri como agora em Bastad, o valoroso tenista cearense perdeu a chance de enfrentar o seu ídolo Rafael Nadal.
E como sempre os urubus aparecem só quando tem carniça. O croata jogou bem, vem do quali ou seja esta já é sua quinta vitória no torneio e mereceu vencer. E assim funciona o tenis cada partida é uma partida. Continuo Monteiro FC .
Se o Croata fosse BR a “galerinha do bem” do site diria: “teve q passar pelo qualy, já jogou muitas partidas, está cansado”, mas como era o adversário nessa situação isso vira “mais ritmo de jogo”..
Tão complicado qnt quem só sabe criticar é o pessoal q n aceita qlqr crítica aos tenistas BR..
Criticas são sempre bem vindas , temos que trabalhar com a realidade, e a realidade é que hoje o croata foi melhor. Muitos criticam sem sequer ver o jogo, sequer leem a matéria, estes são os urubus a quem me referi. O croata tem bastante alternativas de jogo e é um especialista em saibro, hoje foi o dia dele.
Sim, esse pessoal é estranho, ficam esperando uma derrota para aparecer e catalogar o tenista como horrível, fraquíssimo, lixo etc. Esquecem as vitórias da véspera, não valeram nada, apagam do histórico do jogador e deixam só as derrotas…
Têm um prazer mórbido com isso. Dá até para vê-los prelibando, salivando de tanto prazer… Que horror…
Mas de que adianta uma vitória na véspera em cima de um top 10 se depois faz uma lambança desta de perder pra um top 200? Tinha todas as chances de chegar na final, mas tremeu na base e amarelou. Lutou como nunca e perdeu como sempre.
Perdeu a única possibilidade de jogar contra o Nadal.
Nadal vai perder também…
Apenas mais do mesmo.
Torcer pra tenista brasileiro é deprimente.
Só podemos esperar lampejos do Wild e Bia e juvenis que podem vingar como o Fonseca, Victoria, Naná, o resto é pá de cal
Vencer o Tsitsipas , o Ruud , chegar na terceira rodada de masters 1000 , furar qualis dificílimos não é lampejo ? ou muito mais que isto, tem até consistência em resultados. Neste ano o Monteiro está na posição # 65 e o Wild na posição # 73 na corrida para Turim. Mas não adianta apresentar resultados para quem não enxerga a realidade, né realista ?
#65 e #73 dá vaga pra onde mesmo? Pro “Consolation Elite Cup”?
Dá vaga para Grand Slam por exemplo que é bem diferente de ´´consolation elite cup
, deu vaga para olimpiadas para o Wild , dá vaga para ATP´s . Vc já jogou algum destes torneios ?
Aí perde na estreia.
Adorei o comentário, bem sarcástico.
Já eu adorei as respostas do Marcos Antonio.
Quem nasceu para ser coadjuvante, nunca será estrela… impressionante… DNA de perdedor
“16° quartas de final de ATP 250, com 2 semis e 0 finais”. Esse trecho já explica tudo..
Pois é…..contra números não há argumentos.
Em quantos anos isso? Quinze anos? Uma QF por ano não leva a lugar algum, vai ficar na rabeira sempre, e pior que já está em final de carreira.
O forehand do Monteiro não funcionou tão bem, sua bola machucava pouco o adversário. Mas não pode tirar o mérito do croata, seus golpes são pesados e o backhand cruzado é matador. Mesmo não estando num boa dia, brasileiro esteve firme e quase complicou o adversário, contudo nos pontos importantes Adjukovic subiu o nível e mereceu vencer.
Parabéns!
Um comentário equilibrado e realista de quem viu o jogo e entende da coisa!
As pessoas comentam e avaliam pela colocação no ranking, de um, e do outro. A maioria sequer assiste as partidas. Ou seja, se o adversário apresentou um ótimo nível, se mereceu a vitória, quem não assistiu ao jogo não tem como avaliar.
Vc assistiu a partida? E foi isso msm q você achou q aconteceu? Q o Monteiro jogou +/- no mesmo nível q apresentou contra o Ruud mas o adversário ainda sim jogou melhor e ganhou?
Exato.
A maioria só fica esperando uma derrota acontecer pra vir descarregar suas frustrações…
Desse jeito nunca vai ganhar um torneio ATP
Alguma dúvida?
Nunca mesmo.
Monteiro tem medo de ser feliz. Nada justifica passar o trator no Ruud e na rodada seguinte perder para um ilustre desconhecido.
Esse ATP tava muito ganhável, se não foi agora não será nunca mais.
Frustrante mesmo. Tênis é um esporte medonho, cada jogo é um jogo, cada dia é um dia e favoritismo deve ser Provado em quadra e não na estatística. O croata é 130 do mundo mas para chegar nas quartas teve que ganhar do 60, melhor rankeado que o Monteiro. Mas, de fato, é uma oportunidade perdida e muito dolorida para o Monteiro, elimina o 9 do mundo, bi-vice de RG, para perder de um novato sem história no Tênis. Muito ruim, e o pior é perdeu jogando muito mal e o croata, hj, não mostrou nada de relevante para vencer, ao contrário, fiquei com a sensação que se o Monteiro tivesse ficado mais no jogo, diminuído os erros, venceria sem maiores dificuldades. Essa partida não trás lição nenhuma só frustração.
Tenistas brasileiros quando jogam como favoritos não conseguem suportar a pressão. E s opinião (desculpa) dos comentaristas é que o adversário jogou demais.
Monteiro sendo monteiro…
No Tênis, como em todos os esportes, a zebra sempre aparece.
Três passos pra frente, um pra trás.
Força Monteirão da massa.
Mas esse aí tem um haras de zebras.