Londres (Inglaterra) – Um dia após a decisão de Wimbledon, o título de Carlos Alcaraz e a apresentação abaixo do esperando de Novak Djokovic continuam repercutindo no mundo do tênis. Nesta segunda-feira foi a vez de Toni Nadal analisar a partida e citar alguns pontos que lhe chamaram atenção, dando destaque para escolhas táticas equivocadas do sérvio, segundo ele.
Em sua coluna no jornal El País, o treinador espanhol afirmou que o heptacampeão de Wimbledon adotou uma postura suicida contra um jogador jovem e que para ele é um dos mais rápidos que já existiu. “O plano tático de Djokovic foi errôneo e suicida. Ninguém consegue ganhar de Alcaraz acelerando o ritmo de jogo e indo para a rede. Talvez só mesmo o Sinner tenha velocidade de bola para isso. O Alcaraz é o jogador mais rápido que já vi jogar e adorou a forma como o Djokovic jogou a final”, disparou o tio e ex-técnico de Rafael Nadal.
Toni também opina que o sérvio deveria ter acreditado em seu próprio estilo ao invés de mudar a forma de jogar para se adaptar ao espanhol e tentar neutralizar seus pontos fortes. Para o experiente treinador, Nole sabia que suas pernas e nem a precisão de seus golpes são como antes, e, diante de um jogo longo e físico que não lhe favoreceria, tentou uma tática ousada, mas arriscada.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Em nenhum momento Djokovic mostrou que tinha as armas para intimidar decisivamente seu rival. Imagino as dúvidas que estiveram na cabeça de Novak e toda sua equipe na hora de abordar a partida. Há sempre a mesma dúvida quando se enfrenta um rival superior: utilizamos nossas armas e nosso estilo próprio ou tentamos neutralizar os adversários buscando outras soluções e fugindo de nossas características? Eu sempre escolhi a primeira. Djokovic escolheu a segunda”, frisou.
“Ele quis colocar um ritmo alto, jogar agressivo e diminuir as trocas de bola e na mínima oportunidade fechar os pontos na rede. Para mim, a única oportunidade dele seria desacelerar o jogo, esperar que ele estivesse bem acertado e que Carlos não estivesse em um bom dia, pois querer ganhar do Alcaraz hoje por velocidade é praticamente impossível”, acrescentou.
Ferrero ficou surpreso com nível abaixo do sérvio
Quem também falou sobre a atuação irreconhecível de Novak Djokovic na decisão do último domingo foi Juan Carlos Ferrero, técnico de Carlos Alcaraz. Com uma visão privilegiada da quadra, no box do time do atual número 3 do mundo, o treinador espanhol revelou ter ficado surpreso com a apresentação abaixo do esperado de um jogador acostumado a ganhar títulos na grama de Londres.
“Fiquei um pouco surpreso com o nível do Djokovic hoje. Acho que ele se sentiu superado desde o início. Teve dificuldade para acompanhar o ritmo e a velocidade da bola do Carlos. É verdade que no ano passado ele estava melhor, mas talvez este ano, por não estar 100%, tenha tido um pouco mais de dificuldade”, analisou.
Sérvio deu murro em ponta de faca, era pra ter mudado a estratégia a partir do segundo set, mais ficou martelando o mesmo erro… alcaraz não tem nada haver com isso e engoliu
Não tinha o que o cotonete fazer. Ou uma morte rápida, como ele escolheu. Ou uma morte lenta e dolorosa se ele jogasse de maneira mais conservadora.
Alcaraz atropelou, mas Djoko é o maior vencedor e temos quecrespeitar isso.
Foi assim que Djokovic ganhou 24GS, acelerando o jogo, contra atacando rapido, bom, indo a rede, nem tanto. Mesmo considerando que Toni Nadal conhece 1 milhão de vezes mais que eu, eu não consigo concordar. Qual seria a opção, trocar bola de fundo até Alcaraz errar? Com 37 anos e ainda recuperando de uma cirurgia já considero quase um milagre ele chegar na final. Tinha que ir para cima. Foi, mas o Alcaraz jogou melhor. Vejam bem, nem sou fã do Djokovic, mas acho que ele fez bonito nesse WB. E no final, a idade chega para todos.
Talvez se Toni conhecesse 2 milhões de vezes mais que você, você concordasse, certo?
Porque dizer que ele ganhou 24 GS assim, só não conhecendo mesmo.
Não. Djokovic chegou a 24 GS se valendo do seu físico privilegiado e de sua regularidade, adotando um jogo defensivo e apostando que venceria o adversário pelo cansaço e pela sua regularidade. O jogo do sérvio nunca foi de aceleração ou de buscar o risco. Quando tentou, como ontem, se embananou, pois não tem armas e capacidade técnica para tanto.
Essa foi a estratégia que ele adotou contra o Medvedev em US, e se deu bem, mas o Alcaraz é muito agressivo e rápido, não daria certo, dificilmente conseguiria ganhar na regularidade tbm
Sim, muito assunto. Djoko fez a tática certa, tomou um atropelo pelo simples motivo de que Alcaraz hoje é infinitamente superior. Se o Djoko ficasse trocando bola de fundo esperando o erro do Alcaraz tinha feito 5 games na partida.
Djokovic precisa voltar a ter treinador. O filho dele estava dando mais coach que a atual equipe dele inteira.
Boa! O problema é encontrar um técnico que a essa altura “entre na cabeça dele”.
Quem sabe o Kyrgios…rsrs.
Djokovic chegou à final jogando contra ninguém e com um W.O. no caminho. Zero milagre. Só foi realmente testado na finalíssima e levou uma surra.
Djokovic tem que esquecer Olimpíada!
Trocou bola com Rune e Musetti, poderia ter trocado com Alcatraz..
Estava mais descansado!
em 2023 (ou seja, ontem) ele ganhou 7 títulos incluindo 3 GS e 1 Finals… queriam mais o que, que dominasse 2024 com 37 anos? deixem o cara em paz
Perfeito. Mesmo se não tivesse lesionado o joelho, muito provavelmente seria derrotado pelo Carlitos, assim como fora pelo Sinner no AO. A questão não é só a sua queda física, mas também a melhoria técnica e mental (confiança) dos dois garotos, do ano passado para cá.
Olha eu acho q.ele.100%não.perdia não minha opinião.
O problema é que o fator idade impede Nole de voltar ao nível100%. No máximo 70% a 75% do que ele já foi, em termos de velocidade e mobilidade. Isso faz uma diferença absurda quando enfrenta caras como Sinner e Alcaraz. O que ele compensa em experiência e técnica, é comprometido pela falta de velocidade e mobilidade de outrora.
Que falta faz um treinador de verdade no box…
Ele precisa de alguém para ele ficar gritando em xingando no box… rs
Sim! O Stefan estava dando mais coach que a equipe inteira, rs.
Blá blá blá do caramba, o cara foi tratorizado e fim. Se Djoko fizesse exagamente o mesmo jogo contra um Rune da vida teria ganhado o jogo, a questão é que Alcaraz é demais pra ele e ponto.
XII outro fedal mais respeito rapaz quantas vezes djoko ganho.do alcaraz todos.sabemos q.o cara veio.de.lesao contra um.pia.100%tu eh fanfarrão
Falar depois que acontece é fácil. O Djokovic está se recuperando de cirurgia, iria enfrentar um jogador extremamente técnico e rápido e, sabendo das suas condições, escolheu uma estratégia que acabou se mostrando errada. Faz parte do jogo, toda escolha é um risco, pode dar certo ou não. No terceiro set mudou um pouco a estratégia e levou o jogo ao tiebreak. Para ter alguma chance contra o Alcaraz, o Djoko precisaria estar 100% fisicamente. Então, o fato dele ter chegado na final e levado o terceiro set ao tiebreak é digno de aplausos.
Endosso plenamente Toninho Nadal. Sendo eu um medíocre jogador de 71 anos, contra os mais jovens, só posso esperar que sejam açodados.
Jamais tentar encurralá-los
Provavelmente um dos poucos recordes que o Djoco não tem é o que ele mais queria ter, ser o maior campeão de Wimbledon. Foi dessa vez amigão, tente de novo ano que vem. O maior campeão de Wimbledon ainda é o grande leão da montanha.
Kkk calma.q.federer.perto.do.djoko.eh um.gatinho ..
Eu não discuto que o Djoko é o maior da história, até o próprio Federer concorda, entretanto o maior que campeão de Wimbledon (que eu considero o maior torneio do tênis) ainda é o Federer.
O pessoal parece ter esquecido que Djokovic ainda se recupera de cirurgia no joelho. Nem a mobilidade teria como estar 100% e nem a parte aeróbica. Ele não tinha escolha.
Tinha escolha sim. Não jogar e se preparar para as olimpíadas, que é o grande objetivo. Se ele jogou Wb, é pq tinha ótimas condições.
Não estava nas condições ideais mas conseguiu um ótimo resultado. Afinal, ser vic-campeão de Wimbledon não é pra qualquer um. E o Djoko está consciente do que aconteceu, reconheceu a superioridade do Alcaraz e está em paz. Dos anti-Djokovic, uns falaram que ele nem ia participar do torneio e outros que ele ia cair na primeira rodada. Então, chegar na final foi um grande feito.
a verdade que o sérvio tomou uma aula e uma grande lavada do espanhol. recebeu uma aula gratis…….foi bom pra decretar o fim do sérvio. agora sinner e alcaraz vao assumir e esse cotonete nao tem mais chance. bom pros lambe bolas dele acordarem pra vida e ficarem quietos
Ele pode parar hoje e ainda sim vai ser o maior vencedor da história do esporte, porque os torcedores dele iriam ficar triste?muito chororo
Em minha humilde opinião, ele poderia ter apostado em bolas altas para desacelerar, algo que ele já fez contra jogadores que estavam com bolas rápidas e acertivas… jogar mais bolas fundas no meio para tirar ângulo do Carlitos, outro ponto crucial é que o 1° Serviço não entrou, faz muita diferença. Dalcim você não percebeu o Djokovic não se entregando totalmente para o jogo ? O que quero dizer é que em algumas bolas que ele tentaria, ele desistia, mesmo tendo margem, não sei se a motivação dele estava abalada ou mesmo se ele não estava em plenas condições físicas.
Não tenho medo, do que vou postar.
Alcaraz não venceria nenhum dos big3 no auge.
Não venceria Federer em Wimbledon
Não venceria Nadal em RG
Não venceria o djoko no AO
Vamos ver quando o alcaraz estiver com 37 anos,se estará chegando as finais dos torneios,só tempo dirá
Isso é impossível de se aferir, porque nunca se enfrentarão nessas condições.
Agora, nesse ritmo, o Alcaraz tem tudo pra superar os recordes do big 3. É muito superior à concorrência, tem só 21 anos e já 4 slams. Se jogar até uns 35 sem contusões passa os 25 slams do Djoko tranquilamente.
Quem viver verá!
Djokovic vai entregar todos os Slams do ano em troca da Olimpíada; e vai acabar se ferrando em tudo!
Djoko é um dos melhores trocadores de fundo, então só vejo um motivo pra ele querer encurtar os pontos na final: a parte física! Acho que ele sabia que não aguentaria trocar bolas por quatro horas
O problema é que Nole não estava em condições de “utilizar suas próprias armas”, como sugeriu Toni Nadal. Nunca saberemos, mas não creio que o resultado seria diferente, contra um Alcaraz com uma mobilidade impressionante, com muito mais vigor físico, e com constante mudança de direção na trocação. Carlito não iria entrar nesse jogo de simples trocas de bola a espera de um erro não forçado. E sejamos sinceros: inúmeras bolas que Djoko não chegou, há anos atrás ele chegaria com um pé nas costas. Tanto ele, como Nadal, sempre foram fenomenais se defendendo, chegando em bolas impensáveis. Porém, a idade pesa para todos. E nessa hora tem de se reinventar. Não deu certo. Mas o adversário tem muito mérito nisso. Fosse outro o adversário, talvez a tática seria a sugerida pelo Toni Nadal.
Estão loucos pensando que Djoko ia jogar forçando o joelho podendo até ter uma lesão mais grave. Acho que ele viu que o espanhol tava muito acima dele fisicamente e não foi louco de forçar e se arrepender. Em USOpen deve voltar na plenitude. Acontece que os novatos já não serão mais novatos. Os meninos viraram homens. Hora de passar a coroa.
Djokovic tentou encurtar os pontos, por um motivo simples: as condições físicas não lhe favoreciam. Em quantas bolas curtas chegou na rede? nenhuma. O Alcaraz percebeu que o Sérvio não estava bem fisicamente e ganhou com folga.
Falam do Djokovic como se não jogasse nada. Brasileiro não tem memória mesmo!? Já fez partidas de estar perdendo e ganhar. Ao meu ver, é um dos melhores tenista de todos os tempos. Ele participa dos jogos, e ainda aprende o idioma dos países, pra poder se comunicar melhor. É um gênio!!! Pouquíssimos procuram esse feito. Pra quem fez cirurgia a pouco tempo, jogou muuuito!!! SALVE DJOKOVIC!!!
A verdade é que o chaveamento e a desistência do De Minaur favorecerem a chegada do Djocko na final. Mas aí chegou a hora de verdade.
Em boas condições físicas, com certeza o jogo seria bem equilibrado, mas como não está, o resultado foi normal, mas com certeza ele ainda vai fazer muita arte no circuito…
É muito fácil para o falastrão TONI criticar… Mas DJOKOVIC recém saído de cirurgia no joelho não tinha como ficar alongando as trocas de bolas !!!
O placar tá em 3 a 3, e tem vários fatores aí a serem considerados, piso da disputa, condição física e psicológica, decisões feitas em uma partida, até o fator sorte conta no dia do jogo, o tempo dirá o quanto cada um aimda fará em sua carreira. Djokovic já tem uma história vitoriosa, Alcaraz começa muito bem a dele, veremos se aos 37 anos Alcaraz terá os números que se espera dele, se supera o maior ganhador da história desse esporte.