Londres (Inglaterra) – Pela terceira vez em sua carreira profissional, Jelena Ostapenko disputará as quartas de final de Wimbledon. A letã de 27 anos e 14ª do ranking garantiu sua classificação depois de vencer a cazaque Yulia Putintseva, 35ª do ranking, por 6/2 e 6/3 em 1h08 de partida nesta segunda-feira.
Ostapenko chegou às quartas de final pela primeira vez em 2017, mesmo ano em que conquistou o título de Roland Garros. E na temporada seguinte, 2018, foi semifinalista do Grand Slam londrino. Desde então, a ex-top 5 tinha como melhor resultado as oitavas de final em 2022.
A adversária de Ostapenko nas quartas virá da partida entre a norte-americana Danielle Collins, número 11 do mundo, e a tcheca Barbora Krejcikova, 32ª colocada. A letã lidera o histórico contra Collins por 2 a 1. Já diante de Krejcikova, ela tem cinco vitórias e apenas duas derrotas.
Outstanding from Ostapenko 🇱🇻
A phenomenal display of ball-striking from the No.13 seed as she powers past Yulia Putintseva 6-2, 6-3 💪#Wimbledon pic.twitter.com/TOv3OfmK6v
— Wimbledon (@Wimbledon) July 8, 2024
Superada nas oitavas, Putintseva vinha de uma vitória expressiva diante da número 1 do mundo Iga Swiatek na terceira rodada. A cazaque de 29 anos teve uma boa temporada de grama e conquistou o título do WTA 250 de Birmingham. Ela fez o melhor resultado da carreira em Wimbledon, onde nunca havia passado da segunda rodada em nove participações anteriores.
Ostapenko fez 29 winners contra apenas 8 de Putintseva
Ostapenko teve um início de partida arrasador, conseguiu duas quebras e só perdeu três pontos no saque para sair vencendo por 5/0. Só então, Putintseva confirmou o serviço pela primeira vez na partida e ainda devolveu uma das quebras. Mas a pressão da letã sobre o segundo saque da cazaque era constante e o set terminou logo na sequência, com Ostapenko fazendo 12 winners contra apenas 2 da rival, que fazia o possível para tentar quebrar o ritmo da letã.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O segundo set começou com uma quebra para cada lado, com games mais longos e oportunidades para os dois lados. Quando o placar estava empatado por 2/2, Ostapenko salvou um break-point com um winner de forehand. E no game seguinte, a letã conseguiu mais uma quebra, depois de dois erros seguidos da rival com o backhand. A ex-top 5 ainda escapou de mais um break-point na reta final da partida e definiu a disputa em dois sets. Muito mais agressiva em quadra, Ostapenko fez 29 a 8 nos winners e cometeu 26 erros contra 9.
Ostapenko melhorou fisicamente a olhos vistos e sobretudo na grama, onde o atleticismo conta um pouco menos, o peso da bola dela faz mtaaaa diferença.. favorita a chegar às SF..
Ainda me parece igual fisicamente, corpulenta.
Uma diferença grande de como era ela quando ganhou Roland Garros
Acredite amigo, já esteve beeem pior
A letã esta jogando bem e o último ponto que ela fez hoje me lembrou o Federer com o slice maravilhoso. Agora a chave do lado da Ribakina tem um equilíbrio muito grande superior a outra chave, pois as 4 estão jogando bem e parece que quem sobreviver dessas 4(Ribakina, Ostapenko, Krejikova, Svitolina) deve vencer o maior torneio de tênis, Wimbledon.
Bate muito na bolinha…
Uma das tenistas que mais gosto de ver jogar. Suas reações são muito legais !! Espero que ganhe mais uma. Ou melhor, que ganhe o título.
Gosto muito de ver a agressividade e a marra dela. A campanha de rg foi inesquecível. Mas como está gorda. Porque será q ela não emagrece dalcin?
Eu até acho que ela está mais magra!
É difícil ela emagrecer para um nível de atleta. Ela gosta bastante de comida e doces, tem até uma página com os pratos feitos por ela. Aqui: https://www.instagram.com/jelena.ostapenko_baking
Ostapenko está muito bem, mas eu esperava mais da Putintseva, ainda mais depois do jogo que fez contra a Iga. Vamos ver até onde vai a Ostapenko; gosto dela!
Desculpa Viviane, pois na grama o jogo feio da Iga não é parâmetro e é derrubado até tranquilamente, mas eu concordo contigo que a Putintseva poderia ter feito mais porque tem bons recursos a impressão que dar é que ela assustou com a potência e velocidade da gordinha e o último ponto feito pela Ostapenko foi bonito, ou seja, feito com slice isso é confiança naquilo que produz.
isso aí, Ostapenko ! parabéns pelo lindo papel que vc desempenha