Eastbourne (Inglaterra) – Principal estrela da casa, o britânico Cameron Norrie não passou da estreia no ATP 250 de Eastbourne. Nesta terça-feira, o canhoto de 28 anos até teve suas chances, desperdiçou dois set-points no tiebreak da primeira parcial, mas foi superado pelo finlandês Emil Ruusuvuori com o placar de 7/6 (11-9) e 6/3 em 1h35 de partida.
Disputando o torneio apenas pela segunda vez, Ruusuvuori já iguala seu melhor resultado, obtido em 2021, e enfrentará nas oitavas de final o jovem Juncheng Shang, de 19 anos e vindo do quali, que surpreendeu na segunda-feira o argentino Tomas Etcheverry, sétimo cabeça de chave, em jogo de três sets. Os dois nunca duelaram no circuito.
Getting started 👏@EmilRuusuvuori takes out home favourite Norrie 7-6 6-3 for his first grass court win of the season!#RothesayInternational pic.twitter.com/2wxyVa7cIW
— Tennis TV (@TennisTV) June 25, 2024
Norrie, por sua vez, encerra sua preparação para Wimbledon com resultados muito ruins, tendo vencido apenas um jogo no challenger de Nottingham e caído também na estreia do ATP 500 de Queen’s na semana passada. Semifinalista no All England Club há dois anos e vice-campeão no Queen’s Club em 2021, o ex-número 8 do mundo chegará a Londres com sua pior campanha na grama desde 2019, quando também ganhou apenas um jogo em dois eventos disputados antes do seu Grand Slam caseiro, no qual parou ainda na segunda fase.
Kecmanovic derruba Zhang, italianos avançam
Depois da surpreendente campanha até a semifinal do ATP 500 de Halle na última semana, o chinês Zhizhen Zhang não manteve o embalo e caiu já na rodada inicial em Eastbourne para o sempre perigoso Miomir Kecmanovic, parciais de 6/2 e 7/6 (7-2). O sérvio seguirá agora para encarar o argentino Sebastian Baez, quarto principal inscrito da competição e que largará adiantado na chave.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O vencedor dessa partida cruzará com quem passar do confronto entre Lorenzo Sonego e Max Purcell. Após furar o quali, o australiano superou na segunda-feira o sérvio Laslo Djere em três sets, enquanto o italiano prevaleceu diante do lucky-loser britânico Henry Searle por 6/3 e 6/2. Vice-campeão em 2021, Sonego venceu a única partida anterior contra Purcell, justamente na semifinal de Eastbourne há três anos.
Emphatic 👊@lorenzo_sonego was in fine form to beat Searle 6-3 6-2#RothesayInternational pic.twitter.com/UjIau0UFi9
— Tennis TV (@TennisTV) June 25, 2024
Outro italiano que também está garantido nas oitavas de final é Flavio Cobolli, que passou pelo francês Arthur Rinderknech, parciais de 6/4 e 7/5, e agora terá pelo caminho o também lucky-loser local Giles Hussey, algoz do argentino Mariano Navone, sexto pré-classificado, em triunfo por 6/4 e 6/2.
Fechando a rodada do dia, o japonês Yoshihito Nishioka venceu a terceira seguida, depois de disputar a fase prévia do torneio, e eliminou o convidado da casa Liam Broady por 6/3 e 6/4. Nishioka será o adversário do norte-americano Marcos Giron, que no dia anterior derrubou o atual campeão Francisco Cerúndolo em dois tiebreaks.