Djokovic cobra equipe até por métodos usados por Sinner

Novak Djokovic (Foto: Mike Lawrence/USTA)

Belgrado (Sérvia) – Novak Djokovic não poupa esforços para se manter em forma aos 39 anos de idade, ainda pleiteando alcançar grandes marcas no circuito. Seu fisioterapeuta, Carlos Costa, revelou que o ex-número 1 acompanha de perto a preparação dos adversários e chegou a questionar por que não utilizava o treinamento visual adotado por Jannik Sinner.

“Ele nos perguntou por que Sinner fazia treinamento visual (exercícios que aprimoram os reflexos, a coordenação e a percepção visual) e nós não. Está sempre procurando uma maneira de ser o melhor do mundo”, contou Costa ao podcast Diário de um Treinador, apresentado pelo português Frederico Marques.

O especialista, que já trabalhou com Ana Ivanovic, Tommy Haas, Dominic Thiem e Andrey Rublev, garantiu nunca ter visto um atleta tão exigente. O sérvio observa até o tempo que os integrantes da equipe levam para entregar uma toalha e costuma testar os profissionais para saber se estão assegurando os melhores métodos de recuperação.

“Nunca vi nada igual a Novak Djokovic. Sua visão, o esforço que dedica diariamente aos treinos e sua intensidade. Já tinha visto algo parecido, mas nunca com a constância dele. Presta atenção a cada detalhe”, destacou Costa.

O multicampeão mantém a mesma exigência com seu tênis. Quando Costa começou a trabalhar com Djokovic, o sérvio já havia contratado um biomecânico para aperfeiçoar o saque e o forehand. Os dois passaram uma semana concentrados nesses fundamentos.

Costa também destacou a disposição do dono de 24 títulos de Grand Slam para aconselhar os mais jovens, mesmo quando são seus adversários. “Há pouco tempo, Félix Auger-Aliassime pediu conselhos e Novak o ajudou imediatamente. O mesmo aconteceu com João Fonseca. As pessoas não fazem ideia de quanto ele ajuda outros jogadores”, revelou.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Após uma campanha ruim no verão norte-americano, encerrada com derrota na estreia do US Open para o argentino Mariano Navone, Djokovic voltará ao circuito no ATP 500 de Pequim, a partir de 30 de setembro. Atual número 12 do mundo, o sérvio não disputa o torneio chinês desde 2015 e está invicto em suas seis participações, com 29 vitórias e seis títulos.

Leia mais

Djokovic confirma presença e volta a Pequim depois de 11 anos

Subscribe
Notificar
guest
23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
valdemir colleone
valdemir colleone
23/09/2026 10:41

Alguém precisa avisar o Djoko que o tempo é implacável.

Coreto de Varsovia
Coreto de Varsovia
23/09/2026 03:00

Sinal de senilidade ou, simplesmente: o cara é funcionário dele, deve ser bem pago… imagina ele falando: “O cara está ultrapassado, já lhe disse que, para evitar novas humilhações, é só parar e ir pescar ou jogar golfe, depois de pagar minha rescisão, desempregado que estarei”.

Marco Graco
Marco Graco
22/09/2026 22:59

Ao invés de ficar nessas fanfarronices, Djokovic faria melhor em contratar um técnico de verdade. Está jogando sem técnico há mais de 2 anos e a cabeça dura lhe impede de testar novas alternativas de jogo.

Thiago Petherson
Thiago Petherson
22/09/2026 22:14

GOAT tentando performar melhor aos 39 anos. Coisa linda!

Henrique
Henrique
22/09/2026 22:11

Cada um na sua e alguns achando que a dos outros e melhor.

Renato dos santos Pachecocong
Renato dos santos Pachecocong
22/09/2026 21:55

Djokovic já dá sinais de que a aposentadoria está próxima! Eu já no lugar dele já faria isso!

Marcelo Corrado Krebs
Marcelo Corrado Krebs
22/09/2026 18:44

Resumindo: deve ser chatíssimo trabalhar para o Djokovic

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
22/09/2026 17:54

O Djokovic tem todo o direito de testar novos métodos de treinamento para melhorar o atual desempenho. Tenho certeza de que ele tem consciência dos seus limites atuais e não tem a intenção de se igualar ao Sinner e Alcaraz, mas sim elevar o nível de suas próprias performances.

Realista
Realista
22/09/2026 17:10

O Djoko está delirando, acho que não aceita a velhice. Não são os métodos dos outros e sim o declínio natural pela idade.
A parte física dele sempre foi seu diferencial… ele devia ser copiado nos treinos físicos e não o contrário.

Leonardo
Leonardo
22/09/2026 18:13
Responder para  Realista

Tira um pouco o preconceito da mente e analisa por outro aspecto. Estamos falando do nivel de exigencia de treinamento de um jogador profissional que quer manterse no topo. A gente acha que chegou lá, vai ficar porque é seu nivel, mas não, esses caras, os top, estão todo o tempo afinando, treinando repetição, aperfeiçoando golpes, trabalhando na técnica, no fisico. Além de trabalhar o mental, a estrategia… É de admirar, por isso está competitivo aos 39 anos, similar a Lebron James e Cristiano Ronaldo que até são um pouco mas velhos que Nole e jogam ainda em alto nivel, não no mesmo nivel do auge, mas acima da grande maioria dos profissionais.

Última edição 20 dias atrás by Leonardo
Marco Graco
Marco Graco
22/09/2026 22:58
Responder para  Leonardo

Você usou 2 dos piores exemplos. Cristiano Ronaldo está muito abaixo do nível que já alcançou. Hoje em dia, não tem condição alguma de disputar futebol em alto nível. Passou vergonha na Copa do Mundo.
Lebron James já vem há pelos menos 4 temporadas sem conseguir um desempenho razoável. Está jogando apenas para bater recordes e acaba afundando bons times.

MARCOS
MARCOS
22/09/2026 19:55
Responder para  Realista

Exatamente Realista, ele deve ser copiado na parte física apenas. Na parte técnica sim, ele devia ter copiado dos outros.

Realista
Realista
22/09/2026 21:44
Responder para  MARCOS

Perfeito, é o que eu pensei também.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
22/09/2026 23:47
Responder para  MARCOS

Copiar dos outros sendo o principal recordista e tendo vantagem no H2H contra os principais concorrentes? O caçador deve copiar a caça?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
23/09/2026 08:59
Responder para  Paulo Sérgio

Risível isso.
O nível de antipatia é tão forte que não vêm o que escrevem.
Imagina um gênio copiando atitudes do pupilo…

Realista
Realista
23/09/2026 16:10
Responder para  Paulo Sérgio

É exatamente o que estamos falando: ele conseguiu a excelência física. E ja faz um tempo que o tenis é muito mais do técnico. Ele tem tanta técnica quanto as lendas do tenis.

SANDRO
SANDRO
23/09/2026 12:50
Responder para  Realista

Velhice com 39 anos??? Faça-me o favor!!!

Marquinhos
Marquinhos
22/09/2026 16:46

Pode fazer o que for, continuará sendo saco de pancadas do italiano e do Alcaraz o bi-terceirão.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
22/09/2026 17:35
Responder para  Marquinhos

Talvez se juntarem Sinner e Alcaraz no mesmo pacote, atinjam metade de Novak Djokovic.

Atilio
Atilio
22/09/2026 19:06
Responder para  Luiz Fabriciano

Por enquanto tem mais da metade (em Grand Slams, 12 no total), mas vamos ter que esperar o fim da carreira dos dois para ver quanto conseguem…..

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
23/09/2026 09:01
Responder para  Atilio

12 não é mais da metade.
Agora, Sinner acabou de fechar 90 semanas no topo.
Quantas faltam para 428?
Falo de um pacote completo.
Finals são 7×2 (Alcaraz permanece invicto).

Joselito
Joselito
22/09/2026 16:42

29 vitórias/0 derrotas e seis títulos. Ele deve estar se preparando para este torneio, pois sujar um registro incrível deste, seria bobeira se assim não fosse.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
23/09/2026 09:02
Responder para  Joselito

De fato, o registro é incrível.
Mas, isso só demonstra o quanto esse tenista é diferenciado e não está preocupado com “sujar” um registro assim, porque, a probabilidade dele sair de lá campeão, beira os 10%.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.