Florianópolis (SC) – O time brasileiro tem mais um reforço para a disputa nos Jogos Olímpicos de Paris. Nesta quinta-feira, a Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou a presença de Thiago Monteiro na competição que acontece de 26 de julho a 11 de agosto, na capital francesa. Além do cearense, as paulistas Beatriz Haddad Maia e Laura Pigossi já haviam garantido a classificação.
Monteiro conquistou a vaga para a chave de simples por conta da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado. O então campeão Facundo Diaz Acosta perdeu a posição devido à Argentina já exceder o limite de atletas na categoria, enquanto o medalhista de prata, o chileno Tomás Barrios Vera, já havia garantido a vaga pelo ranking.
Além dos três atletas, mais brasileiros podem entrar na competição com a lista definitiva, a ser divulgada pela ITF em 2 de julho. No mesmo dia serão anunciados também os atletas que disputarão as chaves de duplas masculina, feminina e mista. A definição dos duplistas é feita pelos capitães das equipes, Jaime Oncins (masculina) e Luiz Peniza (feminina).
O paranaense Thiago Wild, atual número 1 do país no ranking da ATP, tem boas chances de engrossar a lista de classificados. Quase certa também é a participação de uma dupla feminina, já que Bia e a paulista Luisa Stefani possuem um bom ranking combinado e devem entrar na disputa. Já a parceria do mineiro Marcelo Melo com o gaúcho Rafael Matos fica no aguardo para ver se consegue um lugar.
Na última edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, no Japão, a delegação brasileira fez história na modalidade com Laura Pigossi e Luisa Stefani. As atletas conquistaram o bronze na chave de duplas feminina e trouxeram a primeira medalha olímpica do país no tênis.
Nem precisava disso. Entraria pelo ranking também. Azar pro Heide q pegaria essa vaga se tivesse sido bronze no pan
Eu ia interrogar justamente isso: se a lista continuar rodando e o Monteiro entrar pelo ranking, a vaga n fica pro Heide?
É uma discussão válida, acho.
creio que não, a vaga é da ITF e o correto seria que algum outro tenista mais bem classificado em algum outro intercontinental cujo país não tem representantes masculinos em simples classificados pelo ranking fique com a vaga, seja na Africa, Asia ou Américas. Esportivamente seria muito injusto o Heide ser esse indicado.
“ITF Places are given to winners or finalists of continental competitions in the Americas (men’s and women’s singles finalists at the 2023 Pan-American Games), in Asia (men’s and women’s singles champions at the 2022 Asian Games) and Africa (men’s and women’s singles champions at the 2023 African Games).”
O Heide é o próximo da lista se o Thiago entrar pelo ranking.
Dá-lhe Monteirão das Massas!
Mais uma Olimpíadas para o currículo. Os haters vão espumar de raiva. Hahaha
E o João Menezes ? Ele ganhou o ouro no Pan. Pq não está inscrito ?
Ele ganhou em Lima em 2019, e disputou as Olimpíadas em Tóquio em 2021!
Muito bacana pra ele, disputar as Olimpíadas deve ser algo marcante realmente. Só de estar lá é excelente.
Mas para nós aqui que torcemos não vai fazer muita diferença, pois pelo nível dos competidores, se conseguir duas vitórias já seria um milagre. Isso com uma chave bem favorável.