Londres (Reino Unido) – A atualização do ranking masculino nesta segunda-feira não foi boa para os dois principais tenistas do Brasil, que, apesar de uma pequena queda, conseguiram se manter no top 80. Número 1 do país, o paranaense Thiago Wild caiu do 71º para o 74º lugar, enquanto o cearense Thiago Monteiro perdeu as mesmas três posições, saindo do 76º para o 79º posto.
Mesmo sem entrarem em quadra na última semana, os dois jogadores não tinham pontos a defender, mas foram ultrapassados por tenistas que melhoraram sua classificação. Em 2023, Wild não disputou nenhum torneio entre Roland Garros e Wimbledon, enquanto Monteiro jogou dois challengers no saibro nas semanas que antecederam o Grand Slam britânico. Nesta semana, ele terá descontados os 25 pontos das quartas de final de Parma.
Quem também perdeu terreno na lista da ATP foi o paulista Felipe Meligeni Alves, que despencou 21 lugares e agora é o 149º colocado. Também sem jogar desde Roland Garros, o campineiro de 26 anos perdeu os pontos do título do challenger de Lyon no ano passado e por isso amargou esse declínio. Outra queda bastante acentuada foi de Gustavo Heide, que perdeu 20 posições e está no 179º posto. Mais um jogador que não atua desde Paris, ele defendia a semi do challenger de Palmas del Mar.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Fonseca sobe mais um pouco, Boscardin dispara
Na contramão, apenas três representantes do top 10 nacional subiram no ranking. O carioca João Fonseca ganhou sete posições após ganhar uma partida no challenger de Nottingham e agora tem como melhor marca o atual 217º lugar. Nesta semana ele disputa como convidado o ATP 500 de Halle e tem uma boa oportunidade de tentar se aproximar do top 200.
Já os paulistas Matheus Pucinelli (338º) e Pedro Sakamoto (302º) subiram 15 e duas posições, respectivamente. O maior salto brasileiro foi do catarinense Pedro Boscardin, vice-campeão do challenger de Lima, que ultrapassou 77 concorrentes e ocupa hoje o 456º lugar, sendo o 13º melhor tenista do país.
Veja a movimentação do top 10 brasileiro no ranking da ATP:
Thiago Wild – 74º (-3)
Thiago Monteiro – 79º (-3)
Felipe Meligeni Alves – 149º (-21)
Gustavo Heide – 179º (-20)
João Fonseca – 217º (+7) – melhor ranking
Pedro Sakamoto – 302º (+2)
João Lucas Reis – 329º (-6)
Matheus Pucinelli – 338º (+15)
Orlando Luz – 356º
Gilbert Klier – 363º
vamos meninos. melhorar isso aí. peninha na Bolívia dois vices ontem.
Meligeni com 100 pontos pra defender semana passada decidiu não defender o título de Lyon, muito inteligente essa atitude, depois do problema nos dentes agora arrumaram uma dor nas costas do Heide ,ou ele é muito azarado ou só tem físico pra jogar dois torneios a cada dois meses , Wild poderia estar jogando, idem o Monteiro,continuem assim que vai subir bastante no ranking
Você está se tornando uma figura folclórica. Igualzinho ao Gusmão, sempre repetindo o mesmo discurso (CBT blá, blá, blá, dois pontos no ITF 15, etc…). É só uma dica, pois acho que você talvez não tenha se dado conta.
Tem razão,vou começar a elogiar as escolhas dos tenistas em preferir descansar
Você não entendeu. Já conhecemos a tua opinião, e repetir não acrescenta nada, tornando a conversa cansativa e unilateral. Se isso te faz bem, continue. Só quis te alertar, pois talvez tu não tenhas percebido que a tua opinião já ficou clara demais.
É só um feedback. Não vou repetir uma segunda vez, não tenho a intenção de te censurar.
Quem tira férias no tênis paga um preço amargo!
Além de não ganhar dindin, perde muitas posições!
E como os brazucas gostam de uma maciota, então é pagar o preço, kk…
VQV, pois as férias acabaram!
Klier deve estar contundido, não joga há tempos.
Heide tá descansando um pouco…
Destaque para o João Fonseca, conquistando seu melhor ranking. Ultrapassou o Bruno Soares no ranking. Igor Gimenez também atingiu sem melhor ranking, agora é o nº 615
pelo andar do navio, o Wildy está se consolidando “por isso mesmo”, lá…. pelas casinhas dos 70º (ranking)
(Sinto saudades do Bukele que afirmava freneticamente que o Wildy tem nível de top-30…. ai, ai)