Ex-top 50, Duckworth será o adversário de Fonseca em Halle

James Duckworth (Foto: Tennis Australia)

Halle (Alemanha) – Com o encerramento da rodada final do qualificatório, o carioca João Fonseca conheceu neste domingo o seu adversário de estreia no ATP 500 de Halle. Trata-se do australiano James Duckworth, ex-número 46 do mundo e atual 101º colocado no ranking masculino de simples. O vencedor deste duelo poderá enfrentar na sequência o polonês Hubert Hurkacz, quinto principal inscrito, que encara o italiano Flavio Cobolli.

Na fase prévia, Duckworth passou por dois cabeças de chave, eliminando na primeira rodada o russo Aslan Karatsev, oitavo pré-classificado, pelo placar de 6/3, 4/6 e 6/4, e batendo no duelo decisivo o francês Corentin Moutet, principal favorito do quali, por 6/1 e 7/6 (7-5).

Aos 32 anos anos de idade, o australiano possui títulos apenas em níveis challenger e ITF, com 21 conquistas ao todo. Em ATP, seu melhor resultado foi o vice-campeonato de Astana, no Cazaquistão, em 2021. Já sobre a grama, ele soma apenas oito vitórias em 23 jogos disputados, com destaque para a campanha até a terceira rodada de Wimbledon em 2021.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Entre os melhores resultados de Duckworth neste ano estão as quartas de final nos ATP 250 de Brisbane e Dallas, ambos sobre quadra dura. Outras boas campanhas aconteceram em challengers, com vice em Shenzhen, no piso sintético chinês, e semis em Cleveland, Busan e Taipei.

Zverev, Berrettini e Bublik também enfrentam qualifiers

Assim como João Fonseca, outros três jogadores já garantidos na chave principal vão abrir campanha contra um adversário vindo do quali. É o caso de Alexander Zverev, Matteo Berrettini e Alexander Bublik. Atual número 4 do mundo, o alemão terá um duelo nacional contra Oscar Otte, enquanto o italiano, vice-campeão em Stuttgart neste domingo, encara o norte-americano Alex Michelsen. Por fim, o cazaque, atual campeão do torneio, será desafiado pelo australiano Max Purcell.

Fonseca treina com Tsitsipas na grama alemã

Enquanto se prepara para a estreia em Halle, João Fonseca foi à quadra neste domingo para uma sessão de treinos com o grego Stefanos Tsitsipas, que estreará contra o convidado local Henri Squire. Ex-número 3 do mundo e atual 11º colocado, Tsitsipas tem três participações no torneio e em todas foi eliminado nas oitavas de final, inclusive no ano passado.

Por sua vez, o carioca de 17 anos entrou na competição como convidado e disputará apenas o seu terceiro ATP 500 da carreira, depois de jogar duas edições do Rio Open, em 2023 e 2024. Ele também foi contemplado com um wild card para o Masters 1000 de Madri em abril e avançou uma rodada, marcando sua primeira vitória neste nível de evento. Já na atual temporada de grama, o jovem brasileiro jogou dois challengers na Inglaterra, em Surbiton e Nottingham, e chegou à segunda fase em ambos.

22 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jorge Luiz
5 meses atrás

Estreia difícil mais sou mais o Fonseca

Adalberto
Adalberto
5 meses atrás
Responder para  Jorge Luiz

Hum… O cara fez 4a, semana passada em Stuttgart, batendo Ben Shelton.
Osso,,,
Mesmo jpgando bem o João ainda arrisca petder…

Alírio
Alírio
5 meses atrás

É isso aí mesmo Fonseca treinando com os melhores para quem sabe evoluir, nós torcemos para você.

Fernando Romero
Fernando Romero
5 meses atrás

O cara ganhou dois jogos contra adversários favoritos no quali e vem embalado. Jogo indigesto pro Fonseca. Vai ter que jogar muito!

Oscar
Oscar
5 meses atrás

Jogo complicado, mas tem chances. Só não tem contra o Hurcaks, mas tem que passar antes de pensar nele.

Marcos J. C. Souza
Marcos J. C. Souza
5 meses atrás

Que privilégio, treinar com o Tsitsipas. Eu acho sinceramente que o João vence esse primeiro duelo em Halle.

João Sawao ando
João Sawao ando
5 meses atrás

Jogo duro para o João mas acho que passa

Felipe Rossa
Felipe Rossa
5 meses atrás

Adversário difícil, porém é melhor do que ter pego alguém que entrou direto na chave.

Andre Borges
Andre Borges
5 meses atrás

Duckworth eh super favorito. Bom que o Fonseca pode entrar solto e sem responsabilidade

Fernando Romero
Fernando Romero
5 meses atrás
Responder para  Andre Borges

Favorito nos sites de apostas?

Thiago
Thiago
5 meses atrás
Responder para  Fernando Romero

Sim, Duckworth é favorito nas bets da vida. Só olhar lá.

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
5 meses atrás
Responder para  Fernando Romero

Em qualquer análise ! Mas isso não quer dizer que o Fonseca já perdeu.

James Garcia
James Garcia
5 meses atrás

Qualquer jogador que aparecer no caminho do João em torneio grande vai ser muito difícil são jogadores experientes com muita bagagem sempre então não há o que fazer com 17 anos e começando no profissional a tendência é essa mesmo, é jogar o melhor que puder e tentar surpreender

Fernando Romero
Fernando Romero
5 meses atrás

Dois ingleses com ranking modesto fazem a final em notthingham. Se o João tivesse passado pelo Harris…… O problema é o se.

Fernando S P
Fernando S P
5 meses atrás
Responder para  Fernando Romero

O ranking deles apenas na grama não deve ser tão modesto.

Fernando Romero
Fernando Romero
5 meses atrás
Responder para  Fernando S P

Sem dúvida

Ronildo
Ronildo
5 meses atrás
Responder para  Fernando Romero

Talvez o Fonseca não tenha se motivado tanto depois do convite pra Halle, tipo, a cabeça foi pra Halle! Veja, já está lá e treinando!

Scott
Scott
5 meses atrás

Boa opção. Mas é como digo: se quer ser um grande do tenis, tem que começar a vencer jogos duros.

jose carlos
jose carlos
5 meses atrás

Fonseca vem jogando muito mal na grama, o que demonstra que a escolha de sua equipe tecnica de abrir mão de um mes inteiro da temporada para supostamente ficar “treinando” foi um vacilo enorme

Luciano Gevaerd
Luciano Gevaerd
5 meses atrás
Responder para  jose carlos

Ele tem 17 anos e venceu dois jogadores muito mais experientes na grama. Perdeu pro Nakashima que fez oitavas de Wimbledon e o outro jogo que ele perdeu foi adiado 3x e terminou na quadra dura coberta. Dizer que ele está jogando mal na grama só pode ser sacanagem.

Tomé
Tomé
5 meses atrás

A diferença entre ser competitivo com chances de vitória e ver o Duckworth passar por cima nesse jogo é a consistência que ele vai apresentar. Essa consistência faltou nas derrotas dos 2 últimos Challengers. Ambos foram jogos de muitos altos e baixos. É normal um garoto de 17 anos oscilar, mas se ele quiser alçar voos realmente grandes, quanto antes ele aprender a evitar essa oscilação, melhor.

Thiago
Thiago
5 meses atrás

Lembrando que Felipe Meligeni passou o trator no Duckworth na R1 do US Open ano passado. Mas se olhar o retrospecto recente, não é uma rodada favorável pro Fonseca.

Mas quem sabe? Ele gosta de torneio grande. Bora garoto!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.