Stuttgart (Alemanha) – O alemão Alexander Zverev oficializou sua desistência do ATP 250 de Stuttgart nesta terça-feira devido ao cansaço após a grande campanha que fez em Roland Garros, onde foi até a final e acabou superado pelo espanhol Carlos Alcaraz em batalha de cincos sets.
“Joguei muito tênis nas últimas semanas e cheguei à final em Paris, onde joguei cinco sets difíceis. Sinto que meu corpo não está pronto para passar do saibro para a grama agora”, afirmou o alemão, que antes do vice em Paris havia conquistado o título no Masters 1000 de Roma.
Atual número 4 do mundo, Zverev é o segundo que mais pontos somou na temporada até então, atrás apenas do italiano Jannik Sinner, que lidera o ranking e a corrida para o ATP Finals. O germânico de 27 anos já disputou 44 partidas em 2024, com 34 vitórias e 10 derrotas.
Cabeça de chave número 1 em Stuttgart, o tenista da casa será substituído pelo veterano francês Richard Gasquet, que entra de lucky-loser e estreia direto na segunda rodada contra Brando Nakashima, que venceu o duelo 100% norte-americano contra Christopher Eubanks com parciais de 7/6 (7-4) e 6/4.
“É uma pena para o torneio e para os fãs de tênis em Stuttgart que Alexander Zverev não possa jogar este ano. Lutamos muito nos últimos dois dias para garantir que ele chegasse ao torneio na quinta-feira, conforme planejado”, comentou o diretor do torneio Edwin Weindorfer.
“No entanto, devido ao número de jogos que disputou últimas semanas com a vitória em Roma e a final em Roland Garros, onde encarou três partidas de cinco sets, sua decisão é até certo ponto compreensível. Esperamos receber Zverev em Stuttgart no próximo ano”, acrescentou o diretor do torneio.