Paris (França) – Na primeira final juvenil totalmente tcheca na história dos Grand Slam, Tereza Valentova levou a melhor sobre a compatriota Laura Samson e conquistou o título de Roland Garros ao triunfar com o placar final de 6/3 e 7/6 (7-0), depois de 1h40 de partida.
Cabeça de chave 12, Valentova, de 17 anos, se tornou a terceira tcheca nos últimos quatro anos a conquistar o título em Paris, juntando-se a Linda Noskova (2021) e Lucie Havlickova (2022).
“Foi uma loucura. Obrigado pela atmosfera, foi incrível. Muito obrigado à minha família e também ao meu treinador. Muito obrigado a tudo que vocês estão fazendo por mim. Foi uma semana incrível”, disse Valentova aos torcedores após erguer o troféu.
No segundo encontro das duas tchecas, foi Valentova quem saltou na frente e abriu 3/0 de cara, mas a vantagem foi rapidamente neutralizada por Samson, a agressiva cabeça de chave número 3, que foi para cima e devolveu a quebra para empatar por 3/3.
Sentindo o crescimento da adversária, Valentova aumentou sua intensidade e conduziu a bola com mais autoridade a partir de então e isso rendeu dividendos. Ela venceu os três games seguintes, com direito a mais uma quebra, e fechou o primeiro set em 35 minutos.
Valentova também largou na frente na segunda parcial e abriu 3/1, que depois virou 3/4 quando Samson devolveu a quebra. A campeã perdeu três break-points no nono game e converteu um no 11º, mas foi quebrada ao sacar para o jogo. Contudo, não se abalou e dominou o tiebreak final.
“Foi uma grande final e acho que jogamos um bom tênis”, disse Samson após receber o troféu de vice-campeão. “Parabéns para [Tereza], você jogou muito bem, estou orgulhosa de você”, complementou a tcheca de 16 anos.
Valentova também conquista o título de duplas
Horas depois de conquistar o título de simples, Valentova também foi campeã de duplas, jogando ao lado da eslovaca Renata Jamrichova. Elas venceram as norte-americanas Tyra Grant e Iva Jovic por duplo 6/4. A última jogadora a vencer os torneios de simples e duplas havia sido a também tcheca Lucie Havlickova em 2022.
Caramba a Valentona ganhou mesmo
Espero que a Tereza Estoure no profissional