Roma (Itália) – A campanha do cearense Thiago Monteiro no Masters 1000 de Roma terminou nesta terça-feira, com uma apertada derrota nas oitavas de final para o chinês Zhizhen Zhang, definida em dois sets bem parelhos. O brasleiro não conseguiu aproveitar as chances que teve e acabou eliminado com o placar final de 7/6 (7-4) e 6/3, depois de 1h54 de confronto.
Vindo do qualificatório, Monteiro venceu cinco partidas seguidas no Foro Itálico, três delas na chave principal, na qual bateu o francês Gael Monfils, o australiano Jordan Thompson e o sérvio Miomir Kecmanovic. Com a campanha no saibro romano, ele voltará ao top 100, subindo provisoriamente para a 84ª colocação no ranking da ATP.
Responsável pela eliminação do canhoto cearense, Zhang repete a melhor campanha da carreira em Masters 1000, chegando às quartas de final como fez em Madri no ano passado. Primeiro chinês a chegar nas oitavas em Roma, ele tenta ampliar suas conquistas no torneio e busca uma semi inédita contra o chileno Alejandro Tabilo, que mais cedo bateu o russo Karen Khachanov.
Algoz do sérvio Novak Djokovic, na maior zebra da competição até então, Tabilo também faz sua melhor campanha neste nível. Cabeça de chave 29, o chileno nunca cruzou com o chinês em chaves principais, mas os dois já mediram forças uma vez antes, três anos atrás no quali de Wimbledon, onde Zhang levou a melhor em dois sets definidos no tiebrak.
Quarter-final bound 🔥
Zhang defeats Monteiro 7-6 6-3 to make his second Masters 1000 quarter-final!#IBI24 pic.twitter.com/pTCNgH1gcu
— Tennis TV (@TennisTV) May 14, 2024
Jogo definido nos detalhes
O duelo entre Monteiro e Zhang foi bastante equilibrado, com os dois anotando o mesmo número de bolas vencedoras (23) e de erros não-forçados (15). O chinês acabou levando ao melhor graças ao aproveitamento de saque, 70% contra 68% do cearense, e também por ter conseguido aproveitar minimamente os break-points. Ele converteu um dos cinco que teve e salvou os quatro que encarou.
Logo no primeiro game da partida, o brasileiro teve que salvar três break-points, voltando a ter o saque ameaçado no quinto, quando salvou mais um. No oitavo, foi a vez de Monteiro pressionar o rival, mas perdeu as duas chances de quebra, ambas evitadas por Zhang. A definição da parcial foi para o tiebreak, no qual o chinês foi um pouco melhor e com um mini-break a mais saiu na frente.
Na segunda parcial, o brasileiro teve as primeiras duas chances de quebra, ambas no terceiro game e evitadas por Zhang. O sexto game acabou sendo crucial, uma vez que o chinês aproveitou o desempenho ruim de Monteiro para quebrá-lo de zero e então apenas administrou a vantagem até o final para garantir a vitória.
Infelizmente não deu pro monteirão
Verdade… Esse torneio até que tava acessível, sem Alcaraz, Sinner, etc…
Mas, nenhuma vergonha para o Monteiro! Longe disso!
Novak, Rublev, Rune, Rudd, etc, todos caíram antes!
VQV Monteirão!
Não sou Hater, mas hoje foi MUITO IRRITANTE ver o Thiago em quadra. Faltou coragem nos pontos importantes, faltou postura pra ganhar o jogo e sobraram erros e escolhas erradas nos pontos importantes. Acho, e apenas acho, que faltou tentar se impor mais em quadra. Enfim, partida decepcionante e fica a frustação de que se tivesse tido mais ímpeto e convicção poderia ter ido mais longe no torneio. De qualquer forma, fica aqui o reconhecimento de uma grande semana. Parabéns, Thiago!
Cara, o chinês estava muito sólido hoje, sacando muito, não achei que foi falha do Thiago não.
Achei que nos pontos importantes faltou escolher melhor as bolas. Alguns erros por falta de confiança e tal. De qualquer forma, foi um excelente torneio.
O 1° saque do chinês é realmente uma pedrada mas, hj ele colocou menos de 50% dos 1°s serviços em jogo.. oportunidades o Thiago teve sim.
N diria q “foi irritante” mas, concordo, esperou demais erros do Chinês qnd tinha oportunidades de buscar winners.. erros q na maior parte do tempo simplesmente n vieram..
Não vi o jogo hoje, mas percebi que ele estava muito satisfeito após o jogo contra o servio. Não foi tão evidente nos jogos anteriores. Nossa mentalidade pode influenciar muito e é programavel.
Espero que ele tenha mantido a mesma determinação hoje e que tenha sido superado porque o adversário estava simplesmente melhor.
Genero, numero e grau. Hoje resolveu trocar porradões como sempre fez nos ultimos 10 anos exceto as ultimas 3 partidas anteriores. Nao usou o FH hora nenhuma. Errou demais porque complicou. Nao jogou em um dois, sacando e marcando na devolução. E o pior de tudo é que estava num dia inspiradíssimo nas devoluções pesadas. Quando variou superou o adversário. Entrou muito assustado. E quando teve as chances de se impor escolheu errado, nao pressionou, nao variou e nao usou o forehand. Outra coisa que vinha bem era nos voleios na rede. Nao acertou uma unica. Perdeu todas. Tem que ter ambição.
Pelo seu comentário parece que o Monteiro tomou 6-1, 6-2. O jogo inteiro só teve uma quebra de serviço, o chinês tem um canhão no saque. Se o brasileiro foi tão ruim como fez uma partida tão equilibrada?
Monteiro foi muito bem, alguns detalhes e um pouco de sorte e ele sairia com a vitória… vc tem razão, houve apenas uma quebra e MONTEIRO se virou bem com o saque do CHINA…
Quero pensar que Monteiro tenha cometido algumas falhas, o que não vinha acontecendo … tem que fazer algumas correções …. Não quero pensar que Thiago jogou bem, e o chinês foi duro, pois se assim pensar, entenderemos que Monteiro chegou ao seu limite ….. Monteiro pode ainda crescer muito nos próximos torneios no saibro
Agora fica a expectativa de observamos nos próximos torneios se houve mesmo uma virada de chave ou se foi apenas uma boa sequência isolada, como a do Bellucci em Madri 2011
Bellucci apenas uma boa sequência em Madrid… o cara tem 4 títulos de ATP.
Não entendo a insistência de alguns em não reconhecer as conquistas do Bellucci.
São 4 atps 250.
E?
Como é amplamente conhecido, foram cinco temporadas encerrando no Top 40, com oito finais de ATP e 200 vitórias na carreira (Wild atualmente possui 24).
Espero que a pessoa que afirmou que há preconceito contra o Monteiro esteja lendo isso agora. E o canhoto do Tietê está aposentado há bastante tempo.
Além da semi de Madri 2011, Bellucci fez oitavas em Miami 2010 e em Indian Wells 2012. além de oito 3as rodadas.
E fez oitavas em Roma duas vezes
Em 2011, Thomaz Bellucci foi semifinalista em Acapulco, e terminou o ano na posicao 37, em apenas 5 torneios perdeu na primeira rodada e apenas o us open de um tenista Com ranking inferior. Sempre a mesma ladainha desrespeitando nosso Segundo melhor tenista da era aberta.
Chinês jogou muito, 1o saque muito bom, 2o saque venenoso e oscilação quase zero. Monteiro também jogou muito bem mas não aguentou o tranco do chinês. Fez o que deu pra fazer.A QF Zhang x Tabilo vai ser um jogaço também,os 2estão jogando num nível altíssimo nesse torneio, podem até ser campeões.
Kkkkkkkk
Obrigado pelo feedback! Não pude assistir.
concordo. comentário perfeito. Perspectivas diversas…rsrs
Concordo, o chinês não deu brechas. Daí não tem muito o que fazer…
Ótima campanha, lutou muito, mas teve muitos ENF em bolas decisivas e uma queda de intensidade no meio do 2o set, que gerou a quebra. É jogo, acontece. Mas creio que poderia ser melhor, sim. Só quem tá lá dentro sabe como é.
É humilde, lutador, aguerrido, merece o melhor.
Agora é caprichar na escolha do calendário pós RG, pois vai entrar direto em Wimbledon e, se pontuar bem em uns 2 ou 3 ATP’s, vai faturar muito nos próximos GS.
Uma pena. Monteiro poderia ser apenas o quinto brasileiro desde 1997 a chegar a quartas de final de um Master 1000 ou Grand Slam ( os outros foram Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, André Sá e Thomaz Bellucci ). Mesmo assim, belíssimo torneio. Espero que possa manter este nível para fazer boa campanha em Roland Garros. E torcendo para buscar uma final de ATP inédita na carreira e um TOP50. Ele merece. Zhang fará sua 2º quartas de Master 1000 na carreira, atingirá seu melhor ranking. Teremos um semifinalista inédito de Master 1000, Tabilo ou Zhang. Acredito em vitória do Tabilo
Não vi o jogo mas parece ter sido apertado. Gostaria de saber se caso sinner desista de RG monteiro herda vaga direta na chave?
Não, pois o que conta nesse caso é o ranking quando a lista de corte foi encerrada, ou seja, lá atrás em abril. Diferentemente da definição dos cabeças de chave, que utiliza o ranking da semana vigente.
Obgd pela informação.
Alegria de pobre dura pouco !!
Excelente campanha mas ficou a sensação que dava p ir mais longe, tive a impressão que não estudou o adversário. Não encontrou a devolução de 2 serviço do chinês. Chance no tie-break 3×2 bola na mão. Foi crucial. Valeu
Não tive esse sensação, o chinês deu pouca brecha e fazia ace até no segundo serviço…
E o aguardado jogo de quartas entre GOAT e Monteiro ficou longe de acontecer. Esse chinês foi um dos poucos caras que o sérvio surrou fácil em 2024.
O chinês jogou muito bem nos pontos importantes. Primeiro saque sempre acima de 210 km/h. Acho que mais do que o Monteiro perdeu chances, o Zhang soube fechar a porta e vencer a partida. Excelente campanha, tomara que mantenha o embalo em RG e na segunda gira de saibro européia.
Esse chinês é complicado hein, o cara não sentia pressão nenhuma e jogava melhor nos pontos importantes, além de errar muito pouco
Monteiro jogou muito, o chines saca muito e um ponto perdido ele não perdoa, se tivesse conseguido uma quebra o jogo poderia ter virado. Torcer para que no minimo ele mantenha este nível.
Compreendo todo o esforço do Tiago, nas hoje ele podia ser um pouco “Sabalenka”. Precisa mais raça, entrega, resiliência, determinação, vontade de vencer, indignação com erros, superação, etc. Pena
grande campanha!
Tá certo. O limite dele em M1000 é esse.
Que comentário pobre…
Antes falava que ele nem conseguia passar do quali. Agora o limite é oitavas. Lamentável a postura de algumas pessoas
Ele ultrapassou o limite. Campanha muito acima do esperado. Dificilmente repetirá em outro torneio do mesmo porte.
Não sei se foi a intenção, mas foi um baita elogio. Atingir a segunda semana de um Master é para poucos, bem poucos…
O Thiago fez uma boa partida, mas o adversário estava em nível superior, com um ótimo saque, incluindo aí o segundo. Nos dois break points que o Thiago teve, ele não conseguiu jogar pois o Zhang encaixou ótimos serviços. Valeu pela campanha e que ele consiga manter essa ascendência com uma atitude mental forte. Isso é algo que falta a jogadores mais talentosos, dentre eles, o Wild e o Fonseca, sendo que o último ainda deve crescer bastante nesse quesito.
Campanha digna do Monteiro! Se continuar assim, terá muitas chances de ganhar seu primeiro ATP! Quanto aos haters que acredito que vão aparecer no post, gostaria de saber quantos deles estão entre os 100 melhores do mundo na profissão que seguem.
Esse papo dá muito sono. Zzzz
Profissão não tem ranking e tem muito mais pessoas. Uma coisa é ser 100 entre 2000 e outra é ser 1000 entre 99999999k pessoas.
Beleza Paulo Mala, existem só 2000 tenistas no mundo? O que dá sono é não pode dar dislike no seu comentário.
2000 tenistas tem só em Sorocaba..kkk. Gente as redes sociais deixaram as pessoas burras.
Concordo sobre as pessoas não entenderem um simples comentário como você fez agora.
Ninguém falou de tenistas amadores ou domingueiro. Estou falando de profissional, não quem joga por hobby.
Pois bem, você é o quê, para criticar um profissional? Achas que só tem 2000 tenistas? E os centenas de milhares, das categorias de base que tentam se profissionalizar? Em termos de planeta, estar como profissional e jogar entre os 300 do ranking é uma grande honra… Estar como Monteiro e ganhar o que já ganhou, viajar, vivenciar tantos momentos… aí, cara, é para poucos. Não cabe sua crítica e sua ironia em post nenhum, você está errado!
Para chegar a 100 ele teve que ultrapassar outros 200K ou mais do mundo inteiro para chegar lá, jogadores da mesma geração que não conseguiram se tornar profissionais ou profissionais de destaque.
Da pra elogiar um atleta sem engasgar nele e sem virar advogado dele
Grande campanha do Monteiro. Mostrou boas evoluções em seu jogo, agora é partir para o qualifying de Roland Garros com o mental fortalecido e tentar furar e continuar jogando bem nessa gira de saibro.
Puts, perdeu uma chance única de chegar numa semi de Masters.
Jogou muito bem, inclusive hoje, e foi derrotado por um adversário que era favorito, tem mais recursos tecnicos e saca muito bem. Campanha brilhante e tomara que confirme essa ascensão furando o quali e avançando algumas rodadas (se o sorteio ajudar) em Paris.
Favorito o adversário n era, basta ver as cotações de todas as casas de aposta..
não frequento e nem confio em “casas de apostas”. Refiro-me ao ranking e ao desempenho em torneios de primeira linha da ATP de um ou dois anos para ca.
Thiago era o favorito nas casas de apostas (56 a 44).
Parabéns Monteiro, fez sua parte no torneio. Mantenha essa pegada.
Tanto no jogo em Madri contra o Lehecka quanto hoje contra o Zhang, parece que faltou ao brasileiro um plano B, um modo alternativo de encarar um adversário que tenha as batidas de fundo mais fortes que as dele, tanto de direita quanto de esquerda, principalmente nos pontos chave, em 30 iguais no saque adversário ou quando tinha um break point.
Ele insistia em tentar vencer as trocas de fundo justamente encarando o ponto forte do oponente. Faltou um pouquinho de tática, ou mesmo de inteligência de jogo. Podia ter tentado fazer algo diferente nesses momentos, talvez atrair o adversário pra rede e tentar uma passada ou lob, ou mesmo volear.
Também deixou muito a desejar ao se posicionar para devolver o primeiro serviço ou atacar o segundo serviço, cometeu muitos erros nisso.
O jogo do Monteiro é esse desde que começou a jogar, achar que vai mudar agora é meio irreal.
Ótima Campanha, difícil manter o nível depois de cinco partidas. Importante voltar a top 90 e mais ainda se souber aproveitar o bom momento da carreira pra conquistas ainda maiores.
Infelizmente o físico pesou, depois de 6 jogos nesse nível
Vir do quali pode ser uma vantagem nas primeiras duas rodadas, por questões de ritmo e adaptação. Depois, passa a ser uma desvantagem física. Achei o Thiago menos intenso hoje, possivelmente em decorrência desse fato.
Bom, avisei que parava por aí. “Ain, é hater”. Claro que não. Nada contra. Apenas alertei que ele deu sorte no chaveamento. Fez seu papel, jogou até bem alguns jogos, mas não dá para criar grandes expectativas.
Cara se fosse o wild por questoes politicas seu comentario seria diferente.
Aí você está adotando o seu critério de política para julgar. Se o Wild e o Fonseca fossem dois porradeiros sem muito recurso mas com muita vontade (caso do Monteiro), o comentário seria na mesma linha.
O Chinês realmente tem um 1° saque destruidor e fez uma boa partida, sobretudo escolhendo e executando bem as subidas a rede pra matar os pontos..
Meu único porém ao Monteiro hj foi com relação à leitura de jogo: eu acredito que ele entrou com o plano de tentar alongar as trocas de bola e esperar erros do Chinês(q realmente tem um histórico de pouca paciência pra essas trocas) mas, uma vez q isso n estava acontecendo(o Chinês teve paciência, sustentava as trocas e quem acabou errando mais foi o próprio Thiago) faltou o Cearense perceber q tinha q partir mais pros winners, arriscar mais o forehand de canhoto com spin na esquerda do Zheng.. minha sensação ao menos foi essa, em ene momentos sobraram bolas em boas condições pro Monteiro atacar e ele preferiu estender a troca de bola.
Mas, clr, detalhes, foi mais uma partida em bom nível técnico do Thiago e uma grandessisima campanha sim(sua melhor em Masters/GS), merecidamente volta ao top 100 e será cabeça de chave no Qualy de RG.. na torcida q mantenha esse nível pois, se fize-lo, fatalmente baterá seu melhor ranking após os 30 anos.
Gostei do jogo, Zhang é osso duro e tive a impressão que Tiago estava cansado. Bola pra frente, melhorando no ranking e se continuar assim deve chegar nos 50 até o final de ano, agora é descansar.
Monteiro perdeu pro Liu Kang. Maluco igualzinho kkkkkkkk.
Só faltava dar os gritinhos e soltar bolas de fogo pelas mãos
Parabéns Monteiro pela excelente campanha no saibro de Roma,superou e muito as expectativas!
Monteiro foi hoje, o mesmo Monteiro do “quase”! Uma chance rara como essa de ter ido mais longe, não vai se repetir fácil em outros torneios. Tava até começando a acreditar que dessa vez ele tava diferente. Não considero uma grande semana, porque quem já teve Guga, Maria Esther e agora a Beatriz Maia, não pode se contentar com isso. No tempo de Belluci, os três “extraterrestres” estavam em alta. Nesse Master 1000 de Roma
so tinha “terráqueos”!Psicologicamente é péssimo, saber que poderia ter chegado pelo menos a uma semifinal, porque o único que ele poderia perder e seria mais aceito, é o Medvedev. Todos os outros são do mesmo nível pra baixo, dos que ele venceu até essa derrota lastimável.
Só vejo méritos ao Monteiro nessa temporada. Vem melhorando e buscando resultados em cada torneio, e é claro que algum jogo vai ter uma queda de produção, o adversário também estava num dia feliz. Vamos ver o que vem pela frente e torcer. De modo geral, ano muito bom para o tênis brasileiro. Estávamos precisando de uma boa temporada e para mim essa está legal, e pode melhorar.
O Zhang mostrou mais força física e jogou com um pouco mais de coragem que o Monteiro. Faltou ao brasileiro ser mais agressivo no retorno do segundo serviço do Zhang pois ele passou quase o jogo inteiro servindo com o segundo. O Thiago me pareceu hoje menos eficaz no footwork, nao acredito que seja somente cansaço mas talvez que estivesse um pouco tenso e por isso que desperdiçou algumas chances para estar em vantagem no jogo. Ta de parabéns por ter feito as oitavas de um Masters.
Muito feliz de ver o Monteiro jogando nesse nível. Sempre teve cabeça, garra, muita dedicação e humildade, mas faltava habilidade.
Que bacana ver que depois de muito trabalho conseguiu conquistar isso também.
Acho que ele se atrapalha ainda um pouco contra sacadores, mas dito isso, acho que ele foi incrível. Um exemplo de jogador.
Monteiro deu show nas últimas semanas, subiu de patamar com muito mais agressividade e consistência! Vai buscar top 50 nesse ritmo. Uma pena que hoje desperdiçou duas raras oportunidades que poderiam ter mudado o destino do jogo – uma bola curta em que chegou bem pra fazer 4×2 no tie-break e outra no break-point para fazer 3×2 e sacar no 2o set. Mas nada que desabone uma baita performance hoje tbm! Vai Monteiro, símbolo do espírito brasuca de quem não desiste nunca!!
Não vi o jogo, mas de qq maneira muito boa a performance do Monteiro nesse torneio. Fez grandes partidas ! Espero que mantenha o nível no quali de Paris.
Viva Monteiro!!. Excelente partida
E…. repetindo: porque serve para esta derrota
Pra as quartas o Chile salvou à América do Sul (nenhum argentino, nenhum brasileiro)…Para aprender a ser um pouco mais humildes, diminuir ilusões exageradas e reconhecer, e si possível até valorar, virtudes dos nossos vizinhos.
E aprender, tbm, a respeitar o ranking (Jarry 22º e Tabilo 28º, Zhang 42º) que não é um determinante absoluto, mas é uma referência importante e merecida.
Thiago fez uma belíssima campanha, vai dar um salto do ranking. Palpites de quem nunca jogou neste nível, falar e fácil, entre na quadra para ver .
Thiago bola pra frente
O caminho é longo, mas possível.
Esses brasileiros me deixam louco, quando penso que vão ganharem…. Perdem, e quando penso q vão perderem….. Ganham
Dalcim, a quadra seca ficou rápida, você acha que isto pesou no jogo do Monteiro? A forma de Monteiro bater na bola foi, a meu ver, diferentes… a bola de defesa das pedradas do chinês o Monteiro tinha mais dificuldade do que se fosse num piso mais lento e regular, não achas?
Sem dúvida, estava um tanto seca e veloz, Gil, mas o chinês até usou bastante topspin em algumas trocas com bastante inteligência.
Dalcim, você disse no podcast que o Monteiro pode ser até cabeça 1 no quali de RG. Hoje ele é cabeça 8. Entendo que não há mais tempo para mudança nesta classificação, exceto por desistências, já que a próxima atualização do ranking será na próxima 2af, dia que começa o qualificatório.
Sim, seriam necessárias atualizações, mas lembro de ter tido um dos quatro cabeças, talvez até o 1, ou algo do gênero. E na minha conta de momento ele é o cabeça 3, atrás somente do Coric e do Karatsev.
No site dartsrankings, que publica as listas de entrada para todos os GS, ATPs e Challengers, o Monteiro é o cabeça 8, atrás do Comesana, Marterer, Garin, Wolf, Duckworth, Ramos-Vinolas e Shang. Esse reordenamento dos cabeças de chave foi baseado no ranking de 06/05, dia seguinte à final de Madri, ocasião em que o brasileiro passou a ocupar a posição de n° 106.
Tem razão, André. Me fugiu que o sorteio da chave do quali será neste fim de semana, já que os jogos começam na segunda-feira e portanto não dá tempo de usar o novo ranking. Obrigado pela correção.
Faltou agressividade quando as oportunidades apareceram… Preferiu trocar bolas e esperar o erro do adversário, ao invés de buscar definições.
É como se sabe… Enquanto não há nada a perder, fecha os olhos e mete a mão. Assim que se começa a enxergar que é possível conquistar coisas não imaginadas, há o que se perder e o famoso “bracinho de T – Rex” entra em quadra.
Mas Monteiro lutou, e isso é muito importante! Merece todos os elogios pelas campanhas no saibro europeu!