Roma (Itália) – Responsável pela maior surpresa do Masters 1000 de Roma, eliminando do sérvio Novak Djokovic na terceira rodada, o chileno Alejandro Tabilo segue em frente na competição. Nesta terça-feira, ele teve pela frente o russo Karen Khachanov e manteve o embalo, venceu os dois tiebreaks que disputaram e se garantiu nas quartas ao marcar 7/6 (7-5) e 7/6 (12-10), após 2h34 de embate.
Fazendo sua melhor campanha em Masters 1000, o chileno de 26 anos e atual 32 do mundo vai se firmando no top 30 com a campanha, subindo provisoriamente para o 28º lugar. Nas quartas de final, ele terá pela frente o vencedor do duelo entre o cearense Thiago Monteiro e o chinês Zhizhen Zhang que acontece na sequência na mesma quadra do Foro Itálico.
Para conquistar sua terceira vitória sobre top 20 em 11 partidas, Tabilo mostrou que o resultado contra Djokovic não foi obra do acaso e foi bastante consistente contra Khachanov. O chileno terminou a partida com mais bolas vencedoras (33 a 28) e menos erros não forçados (18 a 20) que o russo. Ele também teve aproveitamento de saque superior, 65% contra 60%.
Best match point save of the week… 🤯@karenkhachanov #IBI24 pic.twitter.com/IucE6rn4dx
— Tennis TV (@TennisTV) May 14, 2024
Khachanov chegou a ter uma quebra de vantagem no primeiro set, depois de salvar quatro break-points no quarto game, bateu o serviço do rival no quinto e sacou para fazer 4/2, mas não jogou bem e levou a quebra de volta de zero. A decisão foi para o tiebreak, no qual o russo abriu 5-4 com dois saques, então perdeu ambos e acabou vendo Tabilo fazer 7-5 para fechar.
Na segunda parcial, Tabilo largou na frente e abriu 3/1, com uma quebra no terceiro game. Khachanov reagiu e devolveu o break no sexto, salvou depois dois break-points no nono e mais uma vez a definição foi para o desempate, em que o chileno salvou dois set-points contra e precisou de cinco match-points para enfim selar a vitória e se garantir nas quartas de final.
What a moment 🇨🇱🤩
Alejandro Tabilo reaches his maiden Masters 1000 quarterfinal at the @InteBNLdItalia seeing off Khachanov 7-6 7-6#IBI24 pic.twitter.com/Tn3r3GbDwQ
— Tennis TV (@TennisTV) May 14, 2024
Tabilo chega a sua 1º quartas de final de Master 1000 na carreira, tornando-se o sexto chileno desde 1997 a chegar a uma quartas de Master 1000 ou Grand Slam. E chegará ao TOP 30, tornando-se o oitavo chileno na história da ATP a entrar neste grupo ( os outros foram Marcelo Rios, Fernando Gonzalez, NIcolas Massu, Hans Gildemeister, Jaime Fillol, Cristian Garin e Nicolas Jarry).
Boa homenagem aos que sempre foram e são bons (mas pouco ou nada divulgados/conhecidos entre nós).
Bela atuação do Tabilo, conseguiu competir da porradaria com o Caixa9 e se mostrou superior nas variações/jogo de rede.
Fará um duelo interessante com o Chinês, os dois tem semelhanças no estilo de jogo..
Concordo completamente.