Roma (Itália) – Pela primeira vez em quatro jogos, Aryna Sabalenka conseguiu superar a ucraniana Dayana Yastremska, 33ª do ranking, para chegar às oitavas de final do WTA 1000 de Roma. A número 2 do mundo marcou as parciais de 6/4 e 6/2 neste domingo em 1h25 de partida.
Sabalenka havia perdido três vezes para Yastremska entre 2017 e 2020. A bielorrussa vinha de uma estreia complicada no saibro de Roma, já que precisou buscar a virada contra a norte-americana Katie Volynets na última sexta-feira. A jogadora de 26 anos tem como melhor resultado no torneio a semifinal de 2022.
A adversária de Sabalenka nas oitavas de final pode ser outra ucraniana, a 19ª do ranking e bicampeã do torneio Elina Svitolina, ou a russa Anna Kalinskaya, 26ª colocada. Ela lidera o histórico contra Svitolina por 2 a 1 e tem três vitórias em quatro jogos contra Kalinskaya no circuito.
Smooth sailing ⛵️@SabalenkaA defeats Yastremska 6-4, 6-2 & reaches the Round of 16 in Rome.#IBI24 pic.twitter.com/oBfy2xS4Mr
— wta (@WTA) May 12, 2024
O primeiro set da partida teve apenas uma quebra, conquistada por Sabalenka no sétimo game. A vice-líder do ranking escapou de break-points em dois games distintos, antes de finalmente aproveitar a chance que teve para abrir uma vantagem mínima até o fim da parcial.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Conforme o jogo avançava, Sabalenka foi encontrando o tempo ideal no saque e também nas devoluções. Com isso, criou sete break-points até finalmente quebrar no início do segundo set para abrir 3/1. Pouco depois voltou a quebrar e liderou por 5/1. A bielorrussa cedeu apenas três pontos em seus games de serviço na parcial e confirmou a vitória em sets diretos.
Espero que Elina ganhe seu jogo contra anna
Espero que as russas sempre ganhem das ucranianas. Principalmente a bela Kalinskaya
Espero que Kalinskaya ganhe contra Svitolina