Madri (Espanha) – Eliminado na segunda rodada do Masters 1000 de Madri, o carioca João Fonseca saiu com sensações positivas de seu primeiro torneio deste nível. Mesmo logo após a derrota para o britânico Cameron Norrie, na segunda rodada da competição, o jovem tenista fez um balanço de sua participação na Caixa Mágica e se mostrou contente com o desempenho nas duas partidas que disputou.
“Uma semana muito boa, primeira vez que estou jogando um Masters 1000. Foi um dos meus sonhos realizados, jogar com esses grandes tenistas que estão onde quero chegar. Foi uma experiência muito legal para mim poder estar no mesmo ambiente que eles e ser tratado como um jogador e mostrando meu potencial também. Feliz de estar nesse meio, tirei muitos pontos positivos”, analisou Fonseca.
Mais jovem a vencer um jogo de Masters 1000 desde 2018, batendo o norte-americano Alex Michelsen na primeira rodada, o carioca de 17 anos não manteve o nível contra Norrie, principalmente no primeiro set, em que errou demais e foi dominado pelo britânico.
“O jogo com o Norrie, um ex-top 20, é um jogo muito duro, ele sabe muito bem o que fazer, é um cara muito experiente e muito esperto. São muitas armadilhas, mas fico feliz com o tênis que mostrei nessa semana. Sinto que estou evoluindo, mas ainda tenho muitos pontos a melhorar. Agora é voltar ao trabalho para as próximas lutas”, analisou Fonseca após a derrota com parciais de 6/1 e 6/4.
“Voltando ao jogo, no primeiro set estava um pouco mais tenso, o que é normal, não estava me sentindo muito bem. Não consegui me sentir bem o jogo inteiro tecnicamente, mas no segundo set foquei nos meus saques, embora ele estivesse conseguindo neutralizar bem, e fui tentando de todas as maneiras. Quase consegui o break no final, mas aconteceu, ele jogou super bem e tem mérito total”, finalizou.
Consciente
Joao, o saque kick do Fonseca, na esquerda do canhoto Norrie parece que nao funcionou.
Alguém sabe qual será o calendário dele nas próximas semanas?
Também queria saber, mas até agora o calendário dele tá vazio
https://live-tennis.eu/en/atp-schedule
Ele deve estar esperando a definição de um convite para Rolland Garros
Não divulgou mais uma vez. A impressão é que ele espera um convite para o quali de Roma ou de Roland Garros antes de se definir por algum challenger nesse período.
Poderia aproveitar aqueles challengers maiores que tem na segunda semana dos masters 1000
Ele deve aproveitar algum challenger para pegar cancha.quem sabe sai um convite para o qualy de rg
Acho que podia ter entrado pra desfrutar, dado o contexto, o que nao tem nada a ver com falta de competitividade. Excesso de autocobrança. Não vi em nenhum momento ele fechando os olhos e respirando pra regular o nível de ativação, que estava alto. Ele faz isso normalmente, mas ontem tava muito tenso e faltou uma orientação de fora, que ficou apenas no bora bora e vamos.
Sim, sem dúvida seria o ideal, apenas desfrutar e jogar solto. Mas sabemos que não funciona exatamente assim, Fernando. Tenista entra em quadra para ganhar.
O Fonseca já é 102 no ranking da temporada. Esse menino vai longe!
97.
96
Boa gira européia. Acho que deve descansar de torneios por umas 2 semanas. Voltar para o Brasil, treinar, fazer alguns ajustes para depois voltar ao circuito
Tem que aproveitar o momento e tentar jogar mais uns 2/3 torneios antes de voltar.
E Wimbledon está logo aí e ele já entra no Qualy pelo ranking
não faz nenhum sentido voltar para a América do Sul agora. Se ele deseja ser um tenista profissional de alto nível deve, desde já, estabelecer residência e uma base de treinamento na Europa e visitar o Brasil apenas nas férias.
o garoto não ganhou nada ainda e já tá ficando presunçoso… tá precisando de um psicólogo urgente
Vc não ganhou nada ainda e tá muito presunçoso criticando um garoto de 17 anos.
Discordo. Especialmente quando ele diz: “Foi uma experiência muito legal para mim poder estar no mesmo ambiente que eles e ser tratado como um jogador e mostrando meu potencial também”. Por essa fala, fica claro que ele sabe que ainda não está no mesmo nível dos demais. Nesse outro ponto, ele reforça esse pensamento: “Sinto que estou evoluindo, mas ainda tenho muitos pontos a melhorar. Agora é voltar ao trabalho para as próximas lutas”. Essa consciência certamente o fará alcançar feitos mais notáveis no futuro!
Tem gente q precisa fazer igual naquele filme do Harry Potter onde os Dementadores sugam a alegria dele…come um chocolatinho pra ver se teu ânimo melhora…
Exatamente, estão todos exaltando algo de forma exagerada.
Consciente apesar dos 17 anos, sinto que sabe o que melhorar, no 2 set deu um suador no Norie, se faz 5×5 o jogo seria outro.
Mestre Dalcim o que achou do balanço do torneio do Fonseca, quanto a maturidade?
Acho que ele está evoluindo rapidamente na questão emocional também.
Parabéns Fonseca, mais uma boa participação num torneio de alto nível e mais aprendizado. Vamos em frente!
Tênis, como na vida, é momentos. Tem momentos que tudo dá certo. Aqueles golpes excepcionais do Fonseca que saíram por pouco, erro não forçado, num momento bom iria na linha e seria um winner. Cabe ao Fonseca reconhecer o seu momento, que pode durar minutos ou um set ou o dia todo e tentar se manter no jogo quando o momento não é favorável e arriscar quando sentir que o momento é favorável para fazer o maior numero de pontos. Isso vira com a experiência.
Faltou experiência ao João…agressivo mais muito ansioso para finalizar as jogadas. Precisa trabalhar mais no psicológico, por que técnica e força física ele tem de sobra.
Por falta de experiencia, jogou muito mal o 1o set (se nao engano em 18 min).Estava muito afoito para concluir o ponto e errou muito. No 2o set melhorou . Teve mais paciencia . Tivesse jogado o 1o set da mesma forma, o jogo poderia ter ido pra qq lado. Faz parte da evolucao. Esperamos que nos proximos jogos demonstre ter aprendido a licao que o Norrie deu nele.
Estão colocando uma expectativa enorme no JF e ele ainda não teve nada excepcional. Como ele existem vários no mundo inteiro e que não estão tão preocupados em aparecer!!!