São Paulo (SP) – A abertura do confronto entre Brasil e Alemanha pela Billie Jean King Cup não foi boa para a equipe da casa. Mesmo contando com todo o apoio da torcida brasileira no Ginásio do Ibirapuera, Beatriz Haddad Maia foi superada nesta sexta-feira pela experiente Laura Siegemund, 85ª do ranking, que marcou as parciais de 6/4 e 6/2 em 1h44 de partida.
Em confrontos da Billie Jean King Cup, Bia tem agora 18 vitórias e dez derrotas. A paulistana de 27 anos voltará à quadra neste sábado às 15h. A princípio, ela enfrenta Tatjana Maria, mas os capitães das equipes podem promover mudanças. Antes disso, o Brasil busca o empate na série ainda nesta sexta-feira, na partida entre Laura Pigossi e Tatjana Maria.
Algoz de Bia nesta sexta-feira em São Paulo, Siegemund está com 36 anos e já foi 27ª do ranking em 2016. A veterana alemã tem dois títulos ne WTA no saibro, incluindo o 500 de Stuttgart em 2017. Ela também tem um histórico vitorioso nas duplas, circuito em que é a atual número 6 do mundo e tem um título de US Open ao lado de Vera Zvonareva em 2020. Siegemund e Bia até já jogaram juntas e foram vices no WTA 1000 de Indian Wells do ano passado.
Take a bow, @laurasiegemund 🔥#BJKCup | @DTB_Tennis pic.twitter.com/AL0XqTSUTQ
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) April 12, 2024
Com aparente nervosismo no início da partida, Bia cometeu quatro erros não-forçados no primeiro game e permitiu a quebra. Mas a número 1 do Brasil e 13ª do mundo conseguiu devolver a quebra de imediato e ainda manteve o saque na sequência, salvando um break-point, para fazer 2/1. Ela tentava manter um jogo agressivo e encurtar os pontos diante de uma rival muito sólida, mas se perdia em cada vez mais erros.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Bia também apresentava muita dificuldade de manter o saque e a pressão exercida por Siegemund rendeu uma nova quebra e a liderança por 4/2. Do outro lado, Siegemund estava cada vez mais segura na execução de suas variações táticas e utilizava muito bem os slices, curtas e fechava bem a rede. Mesmo que a brasileira tenha buscado o empate no oitavo game, a rival voltou a quebrar na sequência e fechou o primeiro set.
Simple and so good from @biahaddad1 🇧🇷 👏#BJKCup | @cbtenis pic.twitter.com/IkglCWGOTZ
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) April 12, 2024
O domínio de Siegemund na partida continuava na segunda parcial, com a alemã conseguindo duas novas quebras e confirmando seus serviços de forma mais tranquila para sair vencendo por 4/0. Apoiada de forma incondicional pelo público, Bia manteve o saque em dois games muito longos, mas não encontrava soluções para a ameaçar o serviço da experiente alemã, que definiu a disputa em sets diretos.
Apesar de a estatística de winners ter sido equilibrada, 11 a 10 para Bia, a brasileira cometeu 32 erros não-forçados contra 9 da alemã. Siegemund conseguiu cinco quebras em sete oportunidades e perdeu apenas dois games de saque no primeiro set. A alemã não enfrentou break-points na segunda parcial.
What a win, @laurasiegemund 🔥
The 36-year-old stuns Haddad Maia 6-4, 6-2 to give Germany the early lead in Sao Paulo!#BJKCup | @DTB_Tennis pic.twitter.com/JVYGRZrrH2
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) April 12, 2024
Eu vi so uns pontos, pq assistir jogo da Bia é um teste muito perigoso pra pessoas de uma certa idade. Vou deixar pra vcs. Peguem leve.
Verdade! Caí fora!
Mas que fase da Bia, ein?
Depois de Miami e Charleston pensei que ela ia declinar do convite prá BJK…
Amanhã vai ter outra ‘taca’, pois saibro é a praia da Maria alemã…
Que sujeito agressivo e mal educado, deve ser um dos torcedores furiosos.
Caracas!
Anotaram a placa?
Ai já foi… nos vemos na repescagem.
Está difícil mesmo a situação da Bia…
Mas acho que a Maria vai perder as duas.
Definição deve ser nas duplas
Mais do mesmo, infelizmente!
Que fase!
Terrível! Se essa partida não fizer ela realmente refletir sobre o tênis dela, não sei o que mais fará. Claramente falta confiança, erra tudo que tenta. Se vier com aquele papo de que está treinando bem e falta sorte vai ficar cada vez mais complicado
Tem que rever o Mental
Visualmente está perdendo a alegria de jogar.
Tá muito mal a Bia
Muito tensa, nervosa, e os erros não forçados vieram junto com isso, infelizmente! No 4/4 do primeiro set esboçou uma reação que todos esperavam, mas os erros apareceram novamente, principalmente no forehand, que é uma das marcas registradas da Bia! Que amanhã seja um dia melhor contra a alemã do slice de direita…
Uma top 15 fazer uma apresentação tenebrosa dessa é extremamente preocupante! Hoje ficou claro que o principal problema da Bia é a parte mental! Muito nervosa e completamente sem confiança
Não é momento de criticar. Sabemos que a Bia está em uma má fase. É seguir treinando e tentar sair dessa. O público no Ibirapuera entendeu isso, estão de parabéns.
Concordo sobre a má fase, mas porque não declina?
Com todo o histórico de sucesso a Kerber declinou…
Adalberto, Kerber se retirou para ter sua filha, por isso caiu no ranking. Vamos pesquisar as coisas antes de falar qualquer coisa
Nunca me esqueço das horríveis vaias ao Bellucci
Lamentável! Bia é um desastre.
Bia ladeira abaixo. Tá dando pena já. Temporada de saibro promete.
Que papel feio. Era melhor ter colocado a Carol para jogar, ia perder mas, pelo menos, ia deixar suor em quadra. Pipoqueira top 20.
Não pode reclamar … não pode dizer q precisa mudar d técnico … temos só q agradecer por ela ser brasileira
Ontem havia dito que a escolha da Siegmund era uma ótima sacada alemã. Pressão seria imensa sobre a Bia e a alemã tem variação pra bater de frente com a Bia, além de estar em boa fase. Mental da Bia não deu a resposta que se esperava, foi engolida pela Siegmund.
Show de horrores ! Nem tomar conta dos pontos com devolução de 2° saque conseguia. Pior partida do ano, sendo que já vem jogando mal há algum tempo. Pior são os comentaristas tentando justificar, enchendo a bola da Laura, que não passa de uma jogadora com muita raça.
Este é o nível que vejo no jogo da Bia. Sem surpresa. Na wta vai ser ladeira abaixo. Ela tem jogo para 60 rkg. Jogo horrível.
Bia Haddad 27 anos conseguiu perder para uma senhora de 36 anos e 85 do ranking e aínda por cima jogando em casa. Só me resta torcer para que essa garota melhore seu jogo tecnicamente e mentalmente, pois não tenho mais ninguém para torcer nesse esporte, vamos em frente Bia.
Passando pra deixar minha risada, hahahaha, LOL, LOL, LOL.
Gosto da Bia, torço por ela, mas preciso dizer que precisa melhorar muita coisa, principalmente o mental. Em alguns momentos, parecia que ela ria pra não chorar. Talvez a pressão de jogar em casa, de sair dessa má fase, tenha pesado muito. Espero que essa má fase passe logo, senão vai ficar difícil, tem pontos importantes para defender futuramente.
Este é o nível da Bia. Nervosa, não entrou em quadra.
Acredito que a Bia tenha consciência da situação, da sua má fase e vai se esforçar pra sair dela o quanto antes. Eu vejo que a Bia ainda não conseguiu arrumar um jeito de controlar as emoções e administrar a pressão da melhor forma. Nessa BJK Cup ela é a estrela do time brasileiro, joga em casa, com uma grande torcida a favor dela, e por isso a sua responsabilidade é enorme e ela não conseguiu controlar as emoções pra jogar o seu melhor. Vamos ver no próximo jogo como vai ser. Em termos de competição, agora temos que torcer para a Laura Pigossi ganhar da Tatjana Maria, pra empatar o confronto e aí a Bia terá que ganhar o seu próximo jogo, assim como a dupla. Ainda dá pra acreditar na vitória.
Precisa mudar de Técnico não, tá tudo sobe controle, quero ver é defender os pontos do final de ano. Está flutuando na tabela por enquanto tendo chances de não cair tanto, mas tá tudo ok segundo Meligeni kkkkkkk; time que está perdendo tem que mexer.
Parece papagaio com essa história de trocar técnico. Eh uma maldição quando as torcidas organizadas de futebol prestam atenção em tênis
Aristóteles, como você deve saber, pois a teoria é sua, a bolinha como é feita com elemento da terra ela tem a tendência de cair pois o seu movimento é vertical para baixo, e a terra esta no local mais baixo dos quatro elementos que você diz que tudo é feito, rs. O Meligeni é amigo de zap não conta.
O emocional tá pesando, e muito! Era nítido, nos closes na hora de receber o saque, que estava entre apavorada e insegura. Dava para ver a engolida de saliva que o “gogó” pulava, sinal fisiológico de medo. E o medo no tênis, é uma bola de aço na perna e uma corrente nos braços. Ainda pior neste nível top. Precisa jogar com “raiva”, pois é essa gana que move o atleta para ir pra cima, acreditar. Não é físico, é mental, com toda a certeza. Psicólogo esportivo na equipe já!!
Que fase TENEBROSA
avassaladora. (a alemã). as atitudes após perder os pontos muitas vezes parecia caricata. parecia que ela vibrava. é algo surreal.
Pífio
Uma judiação escalar a Haddad Maia. Ela está sem nenhuma condição de jogar tenis profissionalmente.
A Bia tem que colocar um psicólogo para atuar na parte mental dela
Derrota previsivel e esperada, porém a CBT e o capitão erraram feio na escolha do piso – saibro coberto – facilitando a vida das adversárias, que ganharam nessas mesmas condições ano passado em Stutgart. Se tanto Bia quanto Luisa tem os resultados mais consistentes no piso duro e estão desde janeiro adaptadas e jogando nele, pra que mudar pra saibro do nada? Jogassem la na arena dos JO do Rio, por exemplo, se é que aquilo ainda existe… ou no Ibirapuera mesmo, mas num piso duro.