Miami (EUA) – Atual campeão do Masters 1000 de Miami, Daniil Medvedev chega sem perder sets à semifinal e segue na busca pelo bicampeonato na competição. O ex-número 1 do mundo e atual 4º colocado superou nesta quarta-feira o chileno Nicolas Jarry, 23º do ranking, por 6/2 e 7/6 (9-7) em 1h41 de partida.
Vencedor de 20 títulos no circuito da ATP, incluindo seis Masters 1000, Medvedev está com 28 anos e vai em busca da 39ª final da carreira. O russo reedita a decisão do ano passado contra o italiano Jannik Sinner, terceiro do ranking. Ainda que Medvedev lidere o histórico de confrontos por 6 a 4, Sinner venceu as quatro últimas, inclusive a final do Australian Open em janeiro.
Durante a campanha em Miami, Medvedev também venceu o húngaro Marton Fucsovics, o britânico Cameron Norrie e o alemão Dominik Koepfer em sets diretos. Qualquer que seja seu resultado no torneio, ele permanecerá na quarta posição do ranking da ATP. Especialista em quadras duras, o russo também foi finalista do primeiro Masters 1000 da temporada, em Indian Wells, e ainda não conquistou títulos em 2024.
Divine 9️⃣
The moment @DaniilMedwed locked up his ninth consecutive #MiamiOpen win, 6-2 7-6(7) over Nicolas Jarry. pic.twitter.com/3SyVmN96kA
— Tennis TV (@TennisTV) March 28, 2024
Eliminado nas quartas de final, Jarry igualou sua melhor campanha em Masters 1000, feita em Xangai no ano passado. O chileno buscava ser o primeiro de seu país em uma semifinal de torneios deste porte desde Fernando Gonzalez no saibro de Roma em 2009. Gonzalez também foi o último jogador do país na semi de um Masters em quadra dura, no ano de 2006 em Madri, quando o torneio ainda era em piso sintético. Na partida desta quarta-feira, muitos torcedores chilenos estiveram no estádio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
“Eu estava preparado para isso e estava esperando que fosse ainda pior. E quando digo pior, é no sentido de ter ainda mais torcedores chilenos torcendo por ele”, disse Medvedev, com bom humor na entrevista pós-jogo. “A atmosfera estava incrível. Em alguns momentos, o árbitro tentava controlar e dizia: ‘jogadores prontos’, mas estava tudo bem comigo. Acho que ainda tinha bastante gente torcendo por mim, provavelmente nenhum dos chilenos, mas eu me senti bem em quadra”.
“I felt like there were a lot of people cheering for me – probably not Chilean guys.” 😆@DaniilMedwed loved the atmosphere tonight at #MiamiOpen pic.twitter.com/IsUXnPLMvl
— Tennis TV (@TennisTV) March 28, 2024
O primeiro set da partida foi amplamente dominado por Medvedev, que conseguiu duas quebras e não enfrentou break-points. O russo cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço. Ainda que Jarry tenha feito mais winners na parcial, 7 a 4, o chileno cometeu 14 erros não-forçados, 8 deles com o forehand, contra apenas três do russo.
A segunda parcial foi saque e a saque, com cinco aces para cada lado, nenhuma quebra e apenas um break-point disputado. O russo conseguiu se salvar no 5/5. Durante o tiebreak, Medvedev cometeu três erros com o forehand e permitiu que Jarry abrisse 5-3 e saque no placar, ficando muito perto de fechar o set. Mas o russo conseguiu buscar o empate e a virada. Ele perdeu o primeiro match-point jogando uma direita na rede, Jarry salvou o segundo com um ace, mas o ex-número 1 não deixou sua terceira chance de vitória escapar.
Vi o jogo e estava aguardando uma matéria sobre a partida. Vocês são excelentes!!!!
Medvedev jogando muito!
Malvadão é uma figura. Além de jogar muito, suas entrevistas são sempre divertidas. Legal ter jogadores como ele, que não fazem média com a torcida. Apesar de não ter um estilo bonito, é extremamente eficiente e competitivo.
Esse jogo burocrático do russo é suficiente para ele vencer 90% do circuito, no entanto, para ter maiores chances de êxito contra Alcaraz, Sinner e sobretudo Djokovic, quando este último estiver em sua melhor forma, ele vai precisar subir de nível e implementar coisas diferentes em seu estilo de jogo, caso não fizer tais mudanças, será difícil vencer esses citados.