Indian Wells (EUA) – A primeira semana de disputas do WTA 1000 de Indian Wells segue com ótimos resultados para as jogadoras que já são mães. E as ex-líderes do ranking Angelique Kerber e Caroline Wozniacki já garantiram vagas nas oitavas e vão se enfrentar na próxima fase. A alemã tem oito vitórias e sete derrotas nos 15 duelos do circuito. Mas em Indian Wells, a dinamarquesa venceu a semifinal de 2013.
Kerber foi a primeira a entrar em quadra neste domingo e superou a russa Veronika Kudermetova, 19ª do ranking, por 6/4 e 7/5 em 1h47 de partida. Esta foi sua segunda vitória seguida contra uma tenista do top 20, sendo que na sexta-feira ela havia vencido a letã Jelena Ostapenko, número 10 do mundo. Canhota de 36 anos, Kerber ficou sem jogar entre junho de 2022 e janeiro deste ano. E sua filha, Liana, nasceu há pouco mais de um ano, em fevereiro de 2023. Em Indian Wells, a ex-líder do ranking disputa apenas seu quarto torneio desde o retorno às quadras.
“Foi um jogo muito intenso, com quase duas horas em quadra. Eu tentei lutar por toda as bola, evitar de errar, e aproveitar cada momento em quadra. É ótimo estar de volta e jogando um bom tênis contra adversárias de alto nível. É por isso que estou aqui. Para sentir todas essas emoções de novo”, disse Kerber, bastante emocionada na entrevista em quadra.
Angie Kerber after beating Kudermetova to reach Indian Wells R4 for the first time as a mom:
“I was really working hard the last few months to come back strong. I know I have to be patient. I tried to improve every single match, having my rhythm back.. it’s getting there. I feel… pic.twitter.com/9rUAMbPGhi
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) March 11, 2024
“Eu trabalhei muito nos últimos meses para tentar voltar forte e sabia que teria ser paciente, principalmente nos primeiros torneios, mas sinto que estou melhorando a cada jogo e que estou retomando meu ritmo e minha rotina. Espero poder jogar mais uma boa partida”, acrescenta a alemã, que fez parte da equipe campeã da United Cup em janeiro, mas depois caiu nas estreias do Australian Open e do WTA de Linz.
Reconhecida por ser uma jogadora muito sólida nos ralis de fundo, apesar de ter golpes potentes, Kerber apostou em sua consistência contra uma rival que batia forte na bolas, mas se perdia taticamente. Kudermetova fez quase o dobro de winners, 28 a 15, mas cometeu 40 erros não-forçados contra apenas 17. A alemã conseguiu seis quebras na partida e perdeu quatro games de saque.
Com jogo agressivo, Wozniacki aplica ‘pneu’
Já na sessão noturna, Caroline Wozniacki venceu a convidada local de 22 anos e 131ª do ranking Katie Volynets por 6/2, 4/6 e 6/0 em 2h10 de partida. A dinamarquesa de 33 anos e campeã de Indian Wells em 2011 apostou em um jogo mais agressivo, buscando maior iniciativa nos pontos.
“Acho que comecei bem a partida, estava sendo agressiva e jogando perto da linha de base, pegando cedo na bola. No segundo set, ela me colocou na defensiva e me deixou mais longe da linha, passou a ditar mais pontos. Mas no terceiro, eu disse a mim mesma, tenho que jogar em cima da linha. Não importa. E deu certo”, explicou Wozniacki, que fez 23 a 18 nos winners e cometeu 32 erros contra 29.
Like she’s never been away 🤗
2011 champ @CaroWozniacki defeats Volynets to progress to the Indian Wells last 16 for the tenth time in her career!#TennisParadise pic.twitter.com/VHgRmH8ZSE
— wta (@WTA) March 11, 2024
Mãe de duas crianças, Olivia e James, Wozniacki voltou ao circuito em agosto do ano passado, após mais de três temporadas longe das competições. “É um privilégio voltar a essa quadra e um momento muito especial”, disse a atual 204ª do ranking, que também relembrou os anos de rivalidade com Kerber.
“Eu vi algumas partidas da Angie nessa semana, ela está jogando muito bem. A gente se conhece desde criança, eu tinha sete anos e ela nove”, relembrou. “Treinamos juntas várias vezes. Ela é canhota, difícil de enfrentar, mas vou aproveitar o playground com as crianças amanhã e depois pensar no jogo”.
Osaka e Svitolina jogam na segunda-feira
Outras duas jogadoras que já são mães podem chegar às oitavas. A japonesa Naomi Osaka, também ex-número 1 do mundo e campeã em 2011, enfrenta a belga Elise Mertens nesta segunda-feira por volta de 19h (de Brasília). Já a ucraniana Elina Svitolina joga contra a norte-americana Emma Navarro, no encerramento da programação, não antes de 23h59.
As duas são um show! Não quero perder esse jogo. E aposto que, em breve, voltarão ao top 100.