Dubai (Emirados Árabes) – Em jogo com alta carga de tensão, Coco Gauff levou a melhor sobre Karolina Pliskova e garantiu vaga nas quartas de final do WTA 1000 de Dubai. A número 3 do mundo venceu a ex-líder do ranking e atual 36ª colocada por 2/6, 6/4 e 6/3 em 1h53 de partida. Foi a segunda vitória da norte-americana em três jogos contra a tcheca e o resultado encerra uma invencibilidade de 11 jogos de Pliskova no circuito.
Gauff teve uma longa discussão com o árbitro Pierre Bacchi quando liderava o segundo set por 4/2. Um saque da norte-americana foi marcado como fora e a tcheca errou a devolução. Após desafiar a marcação do árbitro, a imagem mostrou que o saque foi dentro da quadra. O árbitro pediu para que o ponto fosse jogado novamente, o que desagradou a jogadora. Segundo ela, a chamada de “bola fora” foi feita após Pliskova ter batido na bola, e por isso a tcheca não teria sido atrapalhada. Ela pediu a visita da supervisora para esclarecer a regra e foi negada.
“Acho que isso apenas me alimentou. Quero assistir o vídeo. Tenho certeza de que [a chamada] foi depois [de Pliskova ter batido na bola]. Mas tudo bem. É apenas um ponto. Isso acontece no tênis. Nós, jogadoras, erramos e todo mundo comete erros. A partir daí, meu nível subiu”, disse Gauff na entrevista em quadra. “Tentei me manter calma e pensar no próximo ponto, porque às vezes se você fica nervosa, pode se perder no jogo. Então tentei evitar que isso acontecesse. Tentei manter a calma e foi o melhor a fazer naquele momento”.
Coco Gauff is not happy with the umpire in her match against Pliskova.
“You called it out after she hit it.”
“Can you not cut me off for two seconds?”
“Call the supervisor… you can’t deny me the supervisor. I’m gonna ask her what the rule is.”
Coco hit a serve that was… pic.twitter.com/QyfBN1q6D6
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) February 21, 2024
O jogo teve cinco quebras para cada lado e cada jogadora fez 27 winners. A norte-americana cometeu dois erros a mais, 38 a 36. Pliskova conseguiu três quebras seguidas durante o set inicial. Já na parcial seguinte, Gauff abriu 5/2, perdeu a chance de sacar para o set, mas voltou a quebrar logo na sequência. E o último set teve apenas uma quebra, com a jovem de 19 anos escapando dos cinco break-points que enfrentou.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
A adversária de Gauff nas quartas de final será a russa Anna Kalinskaya, 40ª do ranking, algoz da letã Jelena Ostapenko, número 9 do mundo, por 6/4 e 7/5. Kalinskaya marcou sua quinta vitória contra top 10 na carreira e a segunda no ano. Ela ainda não enfrentou a norte-americana no circuito.
Rybakina também vence em três sets
Do outro lado da chave, a cazaque Elena Rybakina também venceu em três sets. Vinda de título em Abu Dhabi e vice em Doha, a número 4 do mundo venceu a polonesa Magdalena Frech por 7/6 (7-5), 3/6 e 6/4. Sua próxima adversária será a italiana Jasmine Paolini, 24ª do ranking, que depois de ter vencido Bia Haddaad Maia e Leylah Fernandez nas fases iniciais, também venceu a grega Maria Sakkari, cabeça 8 em Dubai, por 6/4 e 6/2.
Outro confronto definido das quartas terá a tcheca Marketa Vondrousova e a romena Sorana Cirstea. Atual campeã de Wimbledon, Vondrousova marcou um duplo 6/2 contra a russa Liudmila Samsonova. Já Cirstea derrotou a croata Donna Vekic por 3/6, 6/3 e 7/5.