Sydney (Austrália) – O início da temporada segue bastante animador para Alex de Minaur. Depois de ter vencido Taylor Fritz e Novak Djokovic nas fases iniciais da United Cup, o australiano conseguiu mais uma vitória contra top 10, desta vez diante do número 7 do mundo Alexander Zverev, marcando as parciais de 5/7, 6/3 e 6/4.
Com o resultado, De Minaur entrará no grupo dos dez melhores jogadores do mundo pela primeira vez na carreira aos 24 anos. O australiano começou o ano ocupando a 12ª posição e vai ultrapassar Taylor Fritz e Casper Ruud na lista a ser divulgada na próxima segunda-feira. “É uma marca muito importante, é para isso que eu trabalho duro, mas não quero parar por aí”, comentou na entrevista em quadra após bater Zverev.
Won in STYLE 💪🇦🇺@alexdeminaur defeats Zverev 5-7 6-3 6-4 in his 3rd Top 10 win of the week to force a mixed doubles decider with Germany in the #UnitedCup! pic.twitter.com/nNlF3xKDk9
— Tennis TV (@TennisTV) January 6, 2024
A vitória também serviu para igualar o confronto entre Austrália e Alemanha na semifinal em Sydney. Isso porque a ex-número 1 do mundo Angelique Kerber havia vencido Ajla Tomljanovic na abertura da série por 4/6, 6/2 e 7/6 (9-7). A definição será nas duplas mistas, com Storm Hunter e Matthew Ebden enfrentando Laura Siegemund e Alexander Zverev. Quem vencer enfrenta a Polônia na final deste domingo às 3h30 (de Brasília).
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
O primeiro set da semifinal entre De Minaur e Zverev foi dominado pelos sacadores e teve apenas um break-point disputado. O alemão, que chegou a estar perdendo por 5/4, conseguiu vencer oito pontos seguidos para virar o placar para 6/5 e definir a parcial em seu saque.
De Minaur disputou alguns games longos em seu serviço no segundo set e chegou a salvar três break-points antes de finalmente conseguir sua primeira quebra na partida para igualar o confronto. Logo na abertura do terceiro set, o australiano voltou a quebrar. E contando com muito apoio da torcida, soube administrar a vantagem até o fim. Ele não enfrentou break-points e cedeu só seis pontos em seu serviço no set decisivo.
Nem sabia q essa United Cup valia pontos pro ranking..
Qnt ao De Minaur, padece um tanto do mesmo problema do Rublev: extremamente regular nesses torneios “menores” mas, n consegue elevar o nível nos grandes palcos..
Esse cara é um leão em competições por equipes. Impressionante!
Não ganhou do GOAT por acaso. Está jogando o melhor tênis da vida.