Perth (Austrália) – Ágil com as pernas para tirar o máximo de seu excelente forehand, com o qual marcou 21 de seus 23 winners na partida, Beatriz Haddad Maia começou a temporada 2024 com importante vitória. Após primeiro set difícil e momento instável na outra série, a canhota justificou sua condição de 11ª do mundo e derrotou Sara Sorribes, por 7/6 (7-1) e 6/2 no piso sintético de Perth, em duelo de duas horas.
Com isso, obteve o importante empate para o Brasil no duelo contra a Espanha que abre o grupo A da United Cup. Pouco antes, Thiago Wild havia perdido para Alejandro Davidovich, por 6/4 e 6/0, e assim a decisão do primeiro vencedor do torneio acontecerá na partida de duplas mistas.
Ao vencer a número 48 do ranking, Bia também soma 35 pontos no ranking, conforme o regulamento da competição. Na rodada noturna de sábado (que equivale às 6h de Brasília), ela reencontrará a número 1 do mundo Iga Swiatek no confronto contra a favorita Polônia, que também tem Hubert Hurkacz.
Bia goes BANG 💪#UnitedCup pic.twitter.com/TTRbfpld1B
— United Cup (@UnitedCupTennis) December 29, 2023
Primeiro set de riscos
Como se tornou hábito entre as duas, o jogo foi marcado por muitos pontos longos, correria e alternâncias. Desde o início, Bia mostrou-se determinada a atacar, o que acabou lhe dando grande vantagem nos winners (14 a 5), mas também nos erros não forçados (26 a 11).
Com uma postura nova em quadra, em que procurou fugir muito mais do backhand para usar um forehand bem agressivo e com ótimos ângulos, Bia esteve duas vezes à frente do placar, com quebras obtidas nos terceiro e 11º games, porém em ambos a espanhola reagiu imediatamente, com excelente trabalho defensivo.
Veio o tiebreak e aí a brasileira foi impecável. Manteve o padrão ofensivo com qualidade tanto nas devoluções como em dois ótimos voleios e isso encurralou Sorribes, que fez seu único ponto graças a um lance corajoso junto à rede. No mais, foi amplamente dominada pela 11ª do ranking.
Reação no segundo set
Por uma aparente perda momentânea de concentração, Bia começou o segundo set de forma muito irregular, perdeu logo seu primeiro game de serviço e por muito pouco não permitiu 0/3 à espanhola. Mas escapou do break-point, o que se mostraria crucial para uma fantástica reação.
O forehand recuperou a precisão e a brasileira pouco a pouco dominou as ações de fundo de quadra. Mostrou paciência, usou curtas e as devoluções forçadas induziram Sorribes a cometer duplas faltas em momentos cruciais. Bia ganhou cinco games consecutivos e completou a importante vitória, sua quarta sobre Sorribes em seis confrontos já disputados.
Beatriz Haddad Maia after beating Sorribes Tormo at United Cup
“First of all I’d like to thank everyone who came to support us today. Especially the Brazilians. It was a big challenge for all of us. The first match of the season, end of the year. She’s a very tough girl. We knew… pic.twitter.com/pAKCMZFcI4
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) December 29, 2023
Grande Bia! Começando o ano com o pé direito.
Primeiro set sofrido, mas depois se impôs como uma top 11.
Agora é curtir o jogo com a Iga!
VqV!!!
Vamooooooooooooo!!!
Vamos pra cima!
Poderia ter tido menos erros no 1S, principalmente, e primeiro serviço não entrando também, daí facilitou muito para a Sorribes se manter mais no jogo mas deu tudo certo e no 2S foi tranquilo.
Vamos ganhar essa dupla!!
Início de temporada excelente e promissor. Mais do que a vitória sobre uma adversária muito encardida, é animador ver a Bia jogando bem e trazendo novidades em seu jogo. Ela é demaisss.
Foi um excelente resultado ganhar e jogando bem contra uma jogadora raçuda como a Sara logo no inicio da temporada.
Beatriz Maia, joga muito bem. Sempre na torcida por essa jogadora fantástica. Depois de décadas sem uma top, é uma satisfação torcer por ela.
Muito bom
Grande jogo e grande começo de temporada da Beatriz Haddad Maia. A parte mental parece estar mais forte e mais tranquila, ela já não sente tanto a pressão quando joga como favorita e, se conseguir manter o nível e até evoluir um pouco, pode entrar no top 10 e se manter por lá por um tempo. Quem sabe consiga se colocar entre as oito melhores da temporada e disputar o WTA Finals no final do ano. Vamo que vamo Bia. O jogo contra a Iga será um ótimo desafio.