Fonseca concorre ao prêmio Laureus de revelação do ano

João Fonseca (Foto: Armando Paiva)

Madri (Espanha) – Um dos prêmios mais conceituados do esporte, o Laureus terá a presença do tênis brasileiro nesta edição. Isso porque o jovem carioca João Fonseca está indicado como revelação do ano. Ele é o primeiro brasileiro a concorrer nesta categoria desde 2013, quando Neymar perdeu para o britânico Andy Murray.

O principal adversário de Fonseca na votação será o britânico Lando Norris, campeão mundial de Fórmula 1 no ano passado. Também estão na disputa o francês Désiré Doué (futebol), o norte-americano Shai Gilgeous-Alexander (basquete), o britânico Luke Littler (dardos) e a chinesa Yu Zidi (natação).

Criado em 2000, o Laureus já premiou sete tenistas nesta categoria de revelação do ano: Marat Safin (2001), Rafael Nadal (2006), Amélie Mauresmo (2007), Andy Murray (2013), Naomi Osaka (2019), Emma Raducanu (2022) e Carlos Alcaraz (2023).

A representante do tênis mais recente a competir como revelação foi a norte-americana Coco Gauff, em 2024, quando foi superada pelo britânico Jude Bellingham (futebol).

Nenhum brasileiro conseguiu vencer como revelação do ano no Laureus. Além de Neymar, indicado em 2013, apenas mais um esportista nacional concorreu ao prêmio, Robinho (2004), sendo superado pela norte-americana Michelle Wie (golfe).

Subscribe
Notificar
guest
16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Rodrigo Lightman
Rodrigo Lightman
03/03/2026 22:18

Creio que Shai Gilgeous-Alexander leve o prêmio.

Tom França
Tom França
03/03/2026 19:27

O que muitos não observam, ou simplesmente não fazem força nenhuma pra observar, é que João Fonseca não é só um jovem e promissor talento. Ele tem um carisma que poucos esportistas têm hoje em dia, além da forma rápida de como chegou ao top 30. Vendeu Tsitsipas dentro da Grécia, pela Davis, venceu uma partida na Laver Cup, e provavelmente venceria outra, se o Agassi tivesse apostado mais no garoto, e agora venceu esse torneio de Um Milhão de dólares, onde todos os participantes queriam “abocanhar” essa grana. Era nítida a cara de preocupação do Opelka, ao perceber que não seria fácil vencer aquele jogo, e que tinha que dar uma satisfação ao público. Não deu! Temos que valorizar essa conquista.

Marcos RJ
Marcos RJ
03/03/2026 17:34

Grande honra entrar nesta lista seleta, mas parece muito difícil ganhar o prêmio contra o vencedor do campeonato mundial.

ANDRÉ
ANDRÉ
03/03/2026 14:49

Deve ser muito difícil ter inveja do João Fonseca. Tentam diminuir suas conquistas sempre comparando com os outros. O garoto fez por merecer e segue acumulando conquistas, nunca é o suficiente para diminuir a inveja dos haters. Apreciem o talento e a vontade desse brasileiro de ser grande. Esse ano não começou muito bem, mas veio o título de duplas e o torneio exibição, que apesar de não valer pra ATP, reuniu grande jogadores e o garoto venceu também. Eu acredito no João Fonseca porque ele é humilde e tem muita raça e vontade.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
03/03/2026 14:26

Lando ser candidato a revelação do ano é estranho, pois deveria ser candidato no ano anterior em que chegou a disputar o título de campeão mundial de Fórmula Um, com pequena chance de vencer.
Neste ano, já que é candidato, não vai ter jeito, troféu pro bilionário.

Artur
Artur
03/03/2026 14:15

Tenho medo dessas premiações: só fazem elevar o ego e inflar o interesse midiático.
O João precisa de um treinador de peso: Toni Nadal, Brad Gilbert, Ferrero, etc.

Realista
Realista
03/03/2026 16:10
Responder para  Artur

Exato. Se não pegar um treinador de ponta vai cometer o mesmo erro da Bia que subiu bem o ranking, mas faltou elementos e evolução para se manter ou galgar mais posições.

Cris
Cris
03/03/2026 14:07

Que estranho…o ano mal começou e já estão tentando cravar! É muita ansiedade heheh

M. Lima
M. Lima
03/03/2026 13:34

Breakthrough of the year não é só “revelação do ano”, não. Não é sobre aparecer do nada. É sobre dar um salto absurdo, um avanço gigante na carreira, se mostrar de um jeito que todo mundo percebe que você é de outro nível. Pode ser alguém que já tá na cena há anos, mas que finalmente teve uma temporada marcante, com vitórias enormes, jogos, corridas, partidas ou performances que fazem todo mundo falar.

Ou seja, breakthrough é sobre impacto e evolução, não só sobre ser novato ou desconhecido.

Marcos RJ
Marcos RJ
03/03/2026 17:38
Responder para  M. Lima

Muito bem lembrado! Perfeito comentario

Evandro
Evandro
03/03/2026 13:28

Acredito que muitos, entre eles os criadores de premiações, não compreendem bem o conceito de “revelação “. Se não me engano, a ATP também não conhece isso bem e joga marmanjo no meio. E não é marmanjo-revelação!

Robério
Robério
03/03/2026 12:11

Quanto menos evidência melhor! Embora, acredito que existe todo um aparato psicológico para protegê-lo dessas situações e manter o foco.

Zeca
Zeca
03/03/2026 11:23

Vdd babação total…. O Jakub Mensik está muito na frente em resultado, entre outros

Romerio
Romerio
04/03/2026 16:24
Responder para  Zeca

Em quantidade não. Fonseca ganhou dois títulos fora os challengers e o NEX gen, que inclusive derrotou Mensik na semis

Leonel
Leonel
03/03/2026 11:03

Tem tanta coisa envolvida. Nem me atrevo a comentar. Muita babação.

Gabriel
Gabriel
03/03/2026 09:24

Todo respeito e carinho ao nosso João, mas esse prêmio é do Lando Norris

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.