Santiago (Chile) – O tênis brasileiro recebeu nesta quinta-feira sua primeira medalha nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. A mineira Meirycoll Duval e a brasiliense Maria Fernanda Alves conquistaram a medalha de prata nas duplas femininas. Vindas de duas vitórias na semana, as brasileiras foram superadas na final pelas norte-americanas Dana Mathewson e Maylee Phelps por 3/6, 6/2 e 10-8.
Também nas duplas, mas na chave masculina Open, os mineiros Daniel Rodrigues e Gustavo Carneiro garantiram vaga na final, assegurando mais uma medalha para o Brasil. Eles venceram os norte-americanos Casey Ratzlaff e Conner Stroud por 1/6, 6/2 e 10-5. Os adversários na decisão desta sexta-feira serão os argentinos Ezequiel Casco e Gustavo Fernandez.
Em simples, Daniel Rodrigues parou na semifinal. Ele foi superado justamente por Gustavo Fernandez, principal cabeça de chave no Parapan, com parciais de 6/2 e 6/1. Ele disputará a medalha de bronze contra o norte-americano Casey Ratzlaff na manhã de sábado.
Ymanitu e Pena decidem a medalha de bronze no Quad
Já pela divisão Quad, destinada aos jogadores com deficiência em um membro superior, dois brasileiros vão disputar a medalha de bronze na chave de simples nesta sexta-feira. O mineiro Leandro Pena foi superado na semifinal pelo chileno Francisco Cayulef por 3/6, 6/2 e 6/3. Já o catarinense Ymanitu Silva caiu diante do canadense Robert Shaw, com parciais de 6/4, 5/7 e 6/3. Ymanitu e Pena também estão na final de duplas e jogarão no sábado contra os chilenos Francisco Cayuleff e Diego Perez.
🇨🇱❤️🇧🇷EL EMOTIVO PASO A LA FINAL DE TENIS EN SILLA DE RUEDAS DE FRANCISCO CAYULEF🫶
➡️El Para tenista chileno Francisco Cayulef derrotó por 3-6, 6-2 y 6-3 a Leandro Pena de Brasil, con quien se dio un tremendo abrazo al finalizar el partido. Esto es Fair Play❤️ pic.twitter.com/g7gPOZkkcH
— Santiago 2023 (@santiago2023) November 23, 2023