Zhuhai (China) – A WTA já confirmou os nomes de nove das 12 participantes do Elite Trophy, que será disputado em Zhuhai na próxima semana, a partir de 24 de outubro. Entre as jogadoras classificadas está Beatriz Haddad Maia, atual número 1 do Brasil.
Classificam-se para o Elite Trophy as tenistas que terminam a temporada regular do circuito entre o 9º e o 19º lugares do ranking, além de uma convidada. O evento chinês teve cinco edições entre 2015 e 2019, e sua lista de campeãs conta com Venus Williams, Petra Kvitova, Julia Goerges, Ashleigh Barty e Aryna Sabalenka. A pandemia da Covid-19 e a suspensão das competições na China fez com que o torneio ficasse fora do calendário nos últimos anos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
Além de Bia, também se classificaram Madison Keys, Barbora Krejcikova, Jelena Ostapenko, Liudmila Samsonova, Veronika Kudermetova, Daria Kasatkina, Caroline Garcia e Qinwen Zheng. As últimas vagas estão em disputa nos três WTA 250 desta semana, em Nanchang, Cluj-Napoca e Monastir.
A grega Maria Sakkari, número 6 do mundo, mas nona no ranking da temporada, não irá a Zhuhai. Ela é reserva imediata em caso de desistências no WTA Finals, que será disputado na semana seguinte, a partir de 29 de outubro, em Cancún, no México.
As doze jogadoras do Elite Trophy serão divididas em quatro grupos de três. Apenas a primeira colocada de cada grupo se classifica para as semifinais da competição, até a definição da campeã. Vencedora da edição mais recente, Sabalenka somou 700 pontos no ranking por um título invicto e recebeu US$ 710 mil. A vice, Kiki Bertens, ganhou 440 pontos e US$ 361 mil.
They are ready for HUAFA Technology WTA Elite Trophy in Zhuhai!
Madison Keys
Barbora Krejcikova
Jelena Ostapenko
Liudmila Samsonova
Veronika Kudermetova
Daria Kasatkina
Beatriz Haddad Maia
Caroline Garcia
Qinwen Zheng
And 3 more players to come! pic.twitter.com/atJiCziJJP— WTA Elite Trophy (@WTAEliteTrophy) October 16, 2023