A paulista de 16 anos Lívia Daud conquistou seu primeiro título no circuito mundial juvenil da Federação Internacional. Ela venceu o ITF J30 de Luque, em quadras de saibro no Paraguai. Principal cabeça de chave, Daud superou na final a paraguaia Aline Aveiro por 6/4 e 7/6 (7-2).
Daud era a principal cabeça de chave do torneio e só enfrentou jogadoras paraguaias durante a semana. Ela ocupa atualmente o 1.031º lugar no ranking mundial juvenil e receberá 30 pontos pela campanha. A brasileira já havia disputado outra final em Luque no fim do ano passado.
Na final masculina, também com brasileiro em quadra, Pedro Petroski Rocha foi superado pelo cabeça 1 local Alex Santino por 6/3 e 6/1. Rocha, de 16 anos, está no 820º lugar do ranking. Ele recebe 18 pontos pela campanha.
Olívia Carneiro e Enzo Kohlmann caem nas semis
Brasileira mais bem colocada no ranking mundial juvenil, a paulista de 17 anos Olívia Carneiro caiu na semifinal do ITF J200 de Bogotá, disputado em quadras de saibro na capital colombiana. Segunda cabeça de chave no torneio e 92ª do ranking, ela foi superada pela argentina Luna Cinalli por 7/6 (7-3) e 6/4.
No masculino, o 297º do ranking Enzo Kohlmann caiu na semifinal, superado pelo norte-americano Matthew Forbes por 6/4 e 6/1. Na final de duplas, Victor Pagotto e João Lago ficaram com o vice, superados pelo peruano Luis Jose Nakamine e o argentino Maximo Zeitune por 1/6, 7/6 (7-5) e 10-8.
Guto Miguel conquista título de 16 anos em Blois
Ver essa foto no Instagram
Depois de ter sido semifinalista na categoria 14 anos no juvenil de Wimbledon, o goiano Luis Augusto Miguel ganhou um torneio de 16 anos de categoria 3 da Tennis Europe em Blois, na França. Guto, como é conhecido, venceu na final o equatoriano Emilio Camacho por 2/6, 6/2 e 6/4.
“Foi uma semana estranha. Comecei o torneio jogando mal. Saímos de Wimbledon às 16h para chegar aqui às 3h da manhã e já jogar no dia seguinte. Ganhei a estreia por 7/6 no terceiro set, mas fui evoluindo a cada dia”, disse Guto, que treina em Brasília, com Santos Dumont. “A final foi muito dura, começamos no saibro e terminamos na quadra dura, por causa da chuva. Estava jogando com um grande amigo, o Emilio. E a vida de tenista é isso. Já estou na estação de trem, indo para a próxima cidade”.
Pelo mesmo torneio, a paulista de 13 anos Nauhany Silva ficou com o vice nas duplas, ao lado da peruana Leticia Bazán. Elas foram superadas na final pela cazaque Eva Korysheva e a indiana Maaya Revathi por 2/6, 6/0 e 10-6. Nauhany já tem um título no circuito de 18 anos da ITF, conquistado em junho na Guatemala.
A gira europeia da COSAT segue rendendo medalhas aos brasileiros!! Nos 14 anos, Nauhany Vitoria foi vice-campeã de duplas no Tournoi Loire Vallee, em Blois Ao lado de Leticia Bazán , as sul-americanas foram superadas por Eva Korysheva e Maaya Revathi pic.twitter.com/OzJ7NVXdwY — CBT (@cbtenis) July 22, 2023
Títulos nos 16 e 14 anos na América do Sul
Em Carrasco, no Uruguai, Tomas Macedo ganhou nos 16 anos, ao superar o uruguaio Adrian Piven por 6/0 e 6/2. Já André Bruno foi campeão nos 14 anos, batendo o uruguaio Tomas Zurmendi por 6/2 e 6/1.
Em Bogotá, Pedro Henrique Sandoval foi campeão nos 14 anos, vencendo uma final brasileira contra João Colombo por 6/1 e 6/3. Já na final de 16 anos em Luque, João Pedro Prudêncio ficou com o vice, superado pelo paraguaio Cayo Narváez por 5/7, 6/3 e 6/3.