Cincinnati (EUA) – A estreia de Novak Djokovic no Masters 1000 de Cincinnati durou apenas um set. Bicampeão do torneio, o sérvio havia vencido a primeira parcial contra o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, 23º do ranking, por 6/4. E logo depois o rival abandonou a disputa, após 46 minutos de partida.
Esta foi a primeira partida de simples que Djokovic fez desde a final de Wimbledon contra Carlos Alcaraz no dia 16 de julho. O experiente jogador de 36 anos não jogou em Toronto na última semana e fará apenas este torneio como preparação para o US Open. Ele chegou a jogar duplas em Cincinnati. Já Davidovich Fokina, de 24 anos, vinha de boa campanha até a semi no Canadá.
Nesta semana, Djokovic também tem chance de retomar a liderança do ranking mundial. São duas as possibilidades que beneficiam o sérvio. A primeira é com o título, desde que Alcaraz não seja finalista. Já em caso de vice-campeonato, o espanhol não passar das quartas.
Get better soon, Foki 🙏@DjokerNole goes through after Alejandro Davidovich Fokina retires due to injury, 6-4 RET #CincyTennis pic.twitter.com/G0xMiSiQQR
— Tennis TV (@TennisTV) August 17, 2023
O adversário de Djokovic nas oitavas será Gael Monfils, que mais cedo derrotou o australiano Alex de Minaur, número 12 do ranking, por 7/5 e 6/4. O sérvio detém uma incrível invencibilidade contra o francês, já que venceu todos os 18 confrontos entre eles pelo circuito da ATP.
A partida começou com domínio dos sacadores, apesar de Djokovic ter enfrentado dois break-points ainda em seu segundo game de serviço. Davidovich Fokina deixou a quadra para um tempo médico quando perdia por 4/3 para lidar com um problema nas costas. Ele sofreu duas quebras na reta final do set e apresentava também um desconforto no joelho esquerdo. Sem condições de continuar na partida, o espanhol se retirou do torneio.