Brasília (DF) – Principal representante do país no Engie Open W80 de Brasília, a paulista Laura Pigossi manteve o embalo depois da conquista do maior título de sua carreira, semana passada em Feira de Santana, e superou a estreia na capital federal, batendo a juvenil de 17 anos Olívia Carneiro com arrasadores 6/0 e 6/1, em apenas 62 minutos.
Cabeça de chave 4 na competição, Pigossi venceu 74% dos pontos de saque e 66% com a devolução. Ela salvou o único break-point que teve contra e converteu seis dos sete que teve a seu favor. A número 2 do Brasil e 144ª do mundo chegou a vencer 10 games seguidos até que Carneiro enfim quebrasse a sequência negativa para fazer seu primeiro e único.
Após eliminar Carneiro, convidada de 17 anos e brasileira mais bem colocada no ranking mundial juvenil, ocupando o 85º lugar, Pigossi pode ter pela frente outra compatriota. Ela espera pela vencedora do duelo entre a gaúcha Gabreila Cé e a britânica Eden Silva, que se enfrentam mais tarde nesta terça-feira.
Outra brasileira a também superar a estreia foi a convidada brasiliense de 22 anos Luiza Fullana, vinda do circuito universitário dos Estados Unidos, que bateu a norte-americana Gabriella Price com parciais de 6/3, 2/6 e 6/4. Fullana já garante mais 10 pontos na WTA. Na segunda rodada ela terá uma rival de peso, vai desafiar a francesa Kristina Mladenovic, ex-top 10 e atual 206ª do ranking, que derrotou a quali norte-americana Haley Giavara por 7/5 e 6/2.
Ana Candiotto também avança em Brasília
Assim como fez em Feira de Santana, a jovem paulista de 19 anos Ana Candiotto também avançou uma rodada em Brasília. Convidada para o torneio, a atual 652ª do ranking venceu a boliviana vinda do quali Noelia Zeballos por 6/3 e 6/2. Sua próxima rival é a grega Despina Papamichail, cabeça 7 do evento e 202ª do ranking.
Já a quali paulista Luana Plaza Araujo, de 17 anos, não se deu bem e foi eliminada na primeira rodada da chave principal, caindo diante da norte-americana Raveena Kingsley com parciais de 6/1 e 6/4. Outra derrotada do dia foi a lucky-loser fluminense Rebeca Pereira, batida pela ucraniana Valeriya Strakhova com duplo 6/1.