Paris (França) – Oito meses depois de competir na chave de duplas de um WTA pela última vez, Beatriz Haddad Maia obteve uma importante vitória em sua estreia em Roland Garros, onde faz parceria com a russa Liudmila Samsonova. As duas encararam especialistas no assunto, a ucraniana Lyudmyla Kichenok e a norte-americana Desirae Krawczyk, cabeças 9 do torneio, e anotaram as parciais de 7/5, 2/6 e 6/2.
Elas enfrentarão agora quem passar do duelo entre a tcheca Marie Bouzkova e a espanhola Sara Sorribes diante das indonésias Aldila Sutjiadi e Janice Tjen.
Tanto Bia como Samsonova foram eliminadas na primeira rodada de simples. Fizeram um primeiro set de altos e baixos, cada uma perdendo seu game de serviço inicial, o que deu 3/1 para as adversárias já que também houve uma quebra favorável. As favoritas sacaram com 4/2 antes de permitir o empate, num momento em que Bia e Samsonova estiveram bem aplicadas nas devoluções. Fizeram então 6/5 e tiveram de salvar um break-point antes de concluir a parcial.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O segundo set no entanto foi de grande queda da dupla da brasileira, principalmente com o desempenho fraca de Samsonova junto à rede, onde não conseguia matar os pontos. As duas no entanto começaram muito melhor o set decisivo, abrindo 3/0 e 4/1, mesmo com a perda de um serviço no quarto game. As adversárias erravam muito no fundo de quadra, a ponto de a norte-americana perder a paciência, e não conseguiram mais reagir.
Com pouca atividade, Bia caiu para o 91º posto de duplas – já foi número 10 – e defende a terceira rodada do ano passado. A paulistana chegou na final do Australian Open em 2022 e às quartas do US Open na temporada seguinte.
Samsonova é 27ª do mundo em simples e 35ª em duplas, tendo já feito quartas em Paris há quatro anos, seu melhor resultado de duplas em Grand Slam.
O tênis brasileiro ainda tem mais duas representantes na chave de duplas femininas, que ainda não tem data de estreia. Luísa Stefani é cabeça 4 ao lado da canadense Gabriela Dabrowski e Ingrid Martins jogará ao lado da argentina Solana Sierra.













O problema será a disparidade do ranking entre duplas e simples.. conseguindo ter ranking pra jogar bons torneios de duplas e cair muito no simples.
Gostaria de saber quem e pior Bia ou Bellucci?
Acho que o pior é a falta de bom senso: os dois passaram três a quatro anos seguidos no top 30 do ranking. No tênis, isso é muita coisa.
é a velha e problemática síndrome do torcedor brasileiro .. quando ganha é o melhor jogador do mundo !!! ,, e quando perde é o pior jogador do mundo!!!…… os pilotos de formula 1 em um podcast já fizeram esse tipo de observação … fizeram uma comparação com o comportamento da torcida argentina, que agora tem um piloto argentino na formula 1 ,que mesmo tendo um desempenho pior do que a do piloto brasileiro Bortoleto, ha um respeito maior por parte dos argentinos, ou seja quando o argentino erra os argentinos encara com normalidade, afinal foram décadas sem um piloto argentino na formula 1, em quanto que o brasileiro ao errar dentro da pista ha uma série de críticas desnecessárias , declaração feita por pilotos de f1 em um pod cast …
Creio que ambos estejam no mesmo patamar…
Se priorizar as duplas podemos ter 2 brasileiras no top 10 ou 5!
Se a Bia se dedicasse uma virgula a mais ela iria jogar Finals de duplas todo ano e superar Stefani, demos glórias para a Stefani e arrotos para Bia. Que triste somos.
É isso aí, Bia!
Como muitos falam aqui: foca nas duplas!
É muito melhor ser duplista nos torneios da WTA do que jogar simples nos torneios da ITF.
O detalhe é a foto com sorriso da Bia. Por isso tem que jogar duplas, é onde ela se sai melhor. Simples deu certo por um tempo, mas não é a dela. Ela é uma jogadora lenta, sem variedade e com saque ruim, não dá pra brilhar assim em simples.
Mesmo assim foi 9 do mundo, imagina se fosse boa
Nunca foi do ranking 9. Por favor colega, vai estudar antes de vir questionar os outros sem nem saber a história de ranking da jogadora.
Que diferença absurda 10 para 9, merece 4 anos de faculdade por isso.
Que infantilidade, de 9 pra 10 nem muda… fora que ela ficou a uma partida “facil” de ser 8 do ranking se eu nn me engano…
Se jogar simples não é a dela, imagina o seu ídolo Wild? Ele deveria jogar duplas também, certo?
A crítica é só porque ela ganhou? Quando ela perdeu em simples até que seu comentário condiz com o nome. Lembrando que ela foi top 10 em simples e duplas por ser “lenta” e “sem saque”. Top 100 por 5 anos e top30 por quase 4. A realidade de hoje é diferente de 1 a 2 anos atrás.
A quem interessar possa, declaro que se não é “só Bia Haddad quem está perdida”, é fato que Ekaterina Alexandrova está em má fase( de verdade ) neste princípio de ano, não havendo aí situação temporal de quase um triênio de perdição haddadiana, e claro, não se pode deixar à parte o fato de Alexandrova ser a atual número catorze do ranking, enquanto Beatriz…Já Qinwen Zheng, todos sabemos que ela se lesionou pouco antes do final da temporada anterior, tendo que passar por uma cirurgia, quando era uma das primeiras rankeadas, ou seja, foi obrigada a afastar-se do circuito por um bom período, além de ainda não ter encontrado seu ritmo ideal para tornar-se competitiva. Tem duração de aproximadamente sete a oito meses a “má fase” de Zheng. O que quero dizer, ao relativizar as atuais trajetórias das três jogadoras acima referidas, é que tanto a da russa quanto a da chinesa não servem “para mostrar” que há semelhança com a perdição de Be atriz coisa nenhuma, já que o modus operandi ruim da brasileira vem se arrastando há cerca de três anos, eu repito…
Não duvido que ela ganhe alguns slams de duplas na carreira se ela começar a jogar sempre, ela joga muito bem. É uma boa para melhorar esses ares que estão difíceis
Ganhar slam em duplas ??? É só brincadeira ou ironia, certo??
Você acha difícil a Bia ganhar um Grand Slam nas duplas? Se a afirmativa fosse a Bia ganhar um Slam em simples, aí seria bem difícil; agora, em duplas, é totalmente possível e já mostrou que é possível, porque já se colocou em posição de disputar um título de Slam em duplas, quando se dedicava ao simples. Ela foi vice-campeã no Australian Open 2022, além de ter conquistado título e alguns vices em WTA 1000 em duplas. Imagina se começar a se dedicar exclusivamente a duplas.
Exatamente, ela foi vice do AO levando a Danilina nas costas, ganhou masters 1000 de Indian Wells e Madrid, disputou Wta finals.
A Timea Babos, que jogou com a Luisa no ano passado, quando viu que a carreira dela de simples não ia mais voltar a ser o que era, se dedicou as duplas e foi mt feliz. Não quero dizer que ela está acabada em simples, mas pode ser um resgate ao tênis de alto nível.
Veja a história da Bia em duplas, antes de criticar. Concordo com vc Gustavo
Já que em simples foram 4 anos e meio no Top 100 e 3 anos em alto nível, terminando no Top 15, com 4 semanas no Top 10. No geral, foram 4 títulos de WTA e 3 vices, sendo um desses o WTA 1000 de Toronto 2022, semifinal de Roland Garros 2023 (última foi Maria Esther Bueno 1968 US Open) e quartas do US Open 2024, tudo coisas que não aconteciam em simples feminino desde o final dos anos 80, início dos anos 90, quebrando vários recordes históricos. Tomara que surjam muitas jogadoras “fracas” em simples como a Bia Haddad Maia aqui no Brasil. Bia só merece aplausos, mesmo que nunca mais volte ao alto nível de tênis que já apresentou.
É outra tenista jogando duplas! Que bom que não desaprendeu a jogar…
O título mais correto do artigo seria: Samsonova “elimina cabeças 9” e “Bia se recupera” a reboque…
Ou você nunca assiste aos jogos, o que me parece verdadeiro pelo tamanho de coisas erradas que escreve, ou não entende absolutamente nada, o que parece ser também uma verdade. Samsonova jogou um péssimo segundo set, não acertou um único voleio decente, além de mandar devoluções de direita para longe. E foi a Bia quem foi essencial na quebra do terceiro set, com excelente passada de backhand, e depois para concluir o jogo, sacando com profundidade e em cima do corpo das adversárias. Se não assistiu, não comente.
José Nilton, e você está se baseando apenas na partida em questão, para defender sua Beatriz como sendo fera nas duplas. Mas ainda que a tão laureada duplista brasileira tenha feito a diferença nesta partida, não é de bom tom o enunciado de um artigo sério( ? ) flertar com a parcialidade, como se vê no título, já que tratou-se de uma partida disputada entre duplas, obviamente…
Você deve ter sério problema de compreensão de textos. O título por acaso diz que ela jogou sozinha? Não cita o nome da parceira? Ah, e a Bia é brasileira… e este site se chama TenisBrasil. Por último, mas não menos importante, a Bia foi 10 do mundo em duplas (e de simples também, fato que nenhum outro profissional brasileiro alcançou). Ainda que ela atravesse um péssimo momento na carreira, respeito é bom e justo.
não tem nada de errado no título, pois o jogo é de duplas e não de simples ..Dalcim , é aquilo que comentei outro dia … alguns aqui leva tudo ao pé da letra e não avalia o contexto exato ,…. chega a ser cômico ,tamanha a distorção
Correto. Se há uma vitória de duplas, há um time vitorioso, não alguém individualmente jogando e vencendo ali. No futebol, muitas vezes se fala da competência de um jogador apenas por se deslocar com sabedoria no campo, atraindo, para que alguém se coloque em posição de fazer o gol. Por óbvio, não se pode dizer que Bia carregou a Danilina nas costas no AO de 2022, ou que Bia foi carregada nas costas de alguém hoje. O time é: Bia e Samsonova. Sem mais. Bisonho.
Vitória surpreendente, nunca jogaram juntas e a dupla adversária era cabeça 9!!!
Tem que continuar a jogar duplas, recuperar confiança com essas vitórias.
Detalha: Samsonova também perdeu na R1 de simples (era cabeça 20!), vai caindo para 32, e parece que nem tem patrocinador. Corre o risco de despencar como a Bia…
O Realista e eu sempre falamos
Foque em duplas
E os outros fakes todos, nao concordam? Esqueceu de citar o nome deles ou vc nao decora?
Verdade, gastaram 4 anos e meio para acertar a previsão da saída do top 100, sendo que, mesmo nos 3 anos (2022-2023-2024) em que se manteve em alto nível, fechando sempre no top 15 e com títulos e vices em todas essas 3 temporadas, vocês já afirmavam que ela não tinha jogo para top 20 e que, no ano seguinte, iria despencar no ranking, porque não iria conseguir defender os pontos, e sempre falando que deveria focar nas duplas. Realmente, você e o Realista são os “melhores” comentaristas aqui no site.
Não dê bola para esse haters, nunca vão torcer a favor dos brasileiros.
Assim ela vai longe, meu caro!
eu também!!!
Ela joga bem nas duplas, poderia continuar jogando se ela quiser.
Maravilha!!!!!
Nunca devia ter deixado de jogar duplas!!!!!
A Samsonova?
A Bia Haddad Maia.
Obrigada
Quem sabe seja o caminho a seguir, já que em simples…
Já que em simples foram 4 anos e meio no Top 100 e 3 anos em alto nível, terminando no Top 15, com 4 semanas no Top 10. No geral, foram 4 títulos de WTA e 3 vices, sendo um desses o WTA 1000 de Toronto 2022, semifinal de Roland Garros 2023 (última foi Maria Esther Bueno 1968 US Open) e quartas do US Open 2024, tudo coisas que não aconteciam em simples feminino desde o final dos anos 80, início dos anos 90, quebrando vários recordes históricos. Tomara que surjam muitas jogadoras “fracas” em simples como a Bia Haddad Maia aqui no Brasil. Bia só merece aplausos, mesmo que nunca mais volte ao alto nível de tênis que já apresentou.
3 anos de alto nível não. Se você fizer uma retrospectiva desses anos, ela fazia 3 bons torneios no ano e o resto do ano era só taca. Foi o suficiente para se manter no ranking, mas muito longe de consideramos alto nível
Mas esse é o padrão de todo Top 20 feminino, sempre foi assim, acertam uns 3 a 4 nos torneios no ano e mais alguns poucos resultados regulares; se não fosse assim, seriam Top 10 ou Top 5. Somente as Top 10 e principalmente as Top 5 conseguem ser consistentes quase o ano todo. Abaixo do Top 10, sempre teve e sempre terá essa oscilação que você citou; não é um caso isolado, como você cita a Bia, como se só tivesse acontecido com ela.
Não só no feminino, o masculino tb é assim, entre 15 e 30 o pessoal não faz um ano inteiro cheio de bons resultados, se fosse assim estariam top 10.
Se ela não teve 3 anos em alto nível, imagina o Wild, que nunca foi top 50 na carreira e ficou pouco tempo no top 100.
Jogar em duplas não é assim tão simples…
kkkk..gostei do jogo de palavras… talvez sem querer…pois o contrário não soa certo…
Nunca faço nada “sem querer”, Haroldo, eu vivo de fazer escolhas, eu tenho condição para isto, eu posso…
Agora que os especialistas vão dizer pra Bia se dedicar as duplas!! Bela vitória. Eu ainda acredito em uma melhora, também em simples.
Wilson Luiz, a exemplo do infame Donald, você almeja conquistar o Nobel da Paz?
Aí sim. É o que todos tem recomendado…