Dubai (Emirados Árabes) – Conhecido por nunca conquistar um mesmo título duas vezes, o russo Daniil Medvedev está a uma vitória de quebrar essa escrita. Ele terá nova chance no ATP 500 de Dubai, onde derrotou o canadense Félix Auger-Aliassime na primeira semifinal desta sexta-feira com o placar final de 6/4 e 6/2.
Medvedev chega assim em sua 42ª final da carreira, ficando atrás apenas de Novak Djokovic entre os tenistas em atividade com mais decisões na ATP. O sérvio lidera essa estatística com enorme folga, somando até o momento 145 finais na carreira.
Em suas 22 conquistas até então, o russo ex-número 1 do mundo jamais repetiu um título. Campeão de Dubai em 2023, ele poderá faturar seu primeiro bicampeonato. Curiosamente, um dos possíveis rivais na final é o compatriota Andrey Rublev, sua vítima na decisão de três anos atrás. O outro é o holandês Tallon Griekspoor.
Medvedev chegou ao seu décimo encontro na carreira com Auger-Aliassime em ótima forma, após vencer Juncheng Shang, Stan Wawrinka e Jenson Brooksby em sets diretos. Ele controlou as trocas de bola do fundo da quadra contra o canadense, golpeando com profundidade e precisão para neutralizar o rival.
Com uma atuação controlada, o russo soube aproveitar os momentos decisivos e converteu três dos quatro break-points que teve a seu favor, o primeiro deles no décimo e último game do primeiro set, repetindo a dose no quarto game da segunda parcial. Medvedev bateu o saque do rival canadense novamente para fazer 6/2 e fechar a partida.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Após uma temporada abaixo da média em 2025, Medvedev já mostrou sinais de recuperação na reta final do ano passado, após romper com o treinador de longa data Gilles Cervara. O começo de 2026 é promissor para o russo, que com a campanha em Dubai está indo para o sétimo lugar na corrida para o Finals e poderá subir para terceiro em caso de título.










Seria legal ele voltar a jogar bem e voltar para o top 10, mas não sei se tem como chegar no nível que ele tinha quando estava no auge.