Rio de Janeiro (RJ) – A organização do Rio Open anunciou nesta terça-feira que o juvenil goiano Guto Miguel vai disputar a chave principal do ATP 500 na próxima semana. Será sua primeira oportunidade em torneio da elite do circuito. Eles se junta a outros três brasileiros na chave, João Fonseca, Thiago Wild e João Lucas Reis.
Guto, de 16 anos e número 3 do ranking mundial juvenil, estava inicialmente convidado para disputar o quali. No entanto, ele herdou a vaga do francês Gael Monfils, que relatou doença estomacal logo depois do Australian Open e se retirou dos torneios do Rio de Janeiro e Buenos Aires.
Como profissional, Guto tem três pontos no ranking de simples da ATP, ocupando atualmente o 1.586º lugar, e disputou cinco challengers. Mas nas duplas, ocupa a 332ª posição, com três títulos no circuito, os ITFs de São Paulo e Joinville e o challenger da Costa do Sauípe.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Neste início de temporada, o goiano conquistou os títulos de simples e duplas no ITF J300 de Traralgon, evento preparatório para o Australian Open juvenil e ainda chegou às quartas de final em Melbourne. Seu melhor resultado em um Grand Slam juvenil foi a semifinal do US Open no ano passado.
Igor Marcondes disputará o quali
Outra novidade divulgada pelo torneio nesta terça-feira foi o convite para o paulista Igor Marcondes no quali. Canhoto de 28 anos e 350º do ranking, Marcondes se junta a Thiago Monteiro e Gustavo Heide na fase classificatória do torneio. Eles precisam de duas vitórias para entrar na chave principal.











Garoto de ouro!!!!!
Acredito que erraram feio. Deveriam deixar ele jogar o quali e dar o convite para um dos dois tenistas que jogaram a Davis. Para mim isso é pura hipocrisia dos organizadores
Achei perfeito. O teto do Guto é mais alto, e ele tá começando a fazer a transição pro profissional. Fizeram o mesmo com o Fonseca três anos atrás. Tomou um vareio mas ganhou experiência. (E no ano seguinte aprontou pra cima do Fils e chegou nas quartas.)
Essas comparações com o Fonseca não ajudam em nada o Guto. O João, com um ano a menos, venceu o Tirante e o Navone. O Guto tem três pontos no ranking. Tomara que surpreenda, mas, no adulto, até aqui não há absolutamente nenhuma comparação entre os dois.
Para com isso cabra
Excelente, tanto o convite repassado ao Guto na chave principal, como o convite para o Marcondes no qualy.
não sei se ele aceitaria, mas será que alguém da organização falou com o staff do Wawrinka para ver se ele nã oaceitaria? eu daria um WC pro Guto no qualy. acho muito pretensioso colocar o menino aos leões tão cedo. se bem que a chave tá bem meia boca né? minimiza os riscos. o WC pro Marcondes foi certeiro. parabéns.
Tenha dó
Boscardin e Pucinelli ficaram esquecidos…
Bem estranho. Espero que expliquem a escolha, porque ela não está de acordo com os critérios mencionados pelo Luiz Carvalho outro dia (ranking, histórico e momento).
O Marcondes tem dois títulos de CH conquistados há quatro anos. No máximo, está superior ao Boscardin apenas no histórico.
Pois é! Grande injustiça com esses 2 jogadores.
Só lembram deles na hora que ninguém quer ir na Copa Davis!!!!!! Hipocrisia total.
Não gostei. Acho que o Guto precisa de rodagem. O quali já seria bom. Como disse antes, nem Challenger jogou ainda. E também acho que outros mereciam mais o convite no quali, como o Boscardin, por exemplo
Meu Deus, jogadores de futebol já estão brilhando desde os 16, mania de proteção exagerada
E desde quando esporte individual se assemelha a futebol? Se joga tênis com outros dez para colaborar?
Qual jogador de futebol está brilhando desde os 16 nos profissionais??? Até os maiores nessa idade estão começando a se destacar, subindo aos profissionais, tendo suas primeiras chances, e não brilhando como você falou.
Respeito todas as opiniões mas me incomoda muito as informações falsas .
Também acompanho com atenção o futebol brasileiro e você agora me deixou curioso .
Poderia citar algum jogador com 16 anos que esteja brilhando no futebol profissional brasileiro atual ?
…..incomodam …..
Sim, o Boscardin acabou de fazer 23 anos e fez um torneio muito bom na semana passada. É muito esquisito o convite para o Marcondes, que tem ranking pior, resultados recentes piores e ainda é mais velho.
Finalmente o Rio Open acertou uma! VAMO!!!!
Voltar do zero e estar 350 em menos de um ano.
Wc merecido para o Marcondes
Boa sorte Guto! Boa sorte Igor!
Agora sim
Finalmente um convite bem distribuído…
Só falta agora tirar o do Wild e repassar pro Heide… E o do Heide no qualy passar pro Puccinelli…
Vai tomar um “peia”, mas se jogaram fora convite com o ex jogador em atividade Wild, não tem problema também dar convite para o Guto.
Na minha opinião, esses convite ao Wild e ao Guto deveriam ter ido para o Pucinelli e para o Boscardin.
Gostei do convite para o Guto, pra mim não importa o resultado, se perder 6×0 6×0, tudo bem desde que mostre garra. O que importa é que ele vai poder ter o convívio/treinos com vários jogadores.
Aí aparece uns Zé mané e falam, a tomar um 6×0 vai atrapalhar. Para o João atrapalhou né? No ano seguinte sem ter o peso de estreia no Rio Open, ganhou do Fils, eu vi como aquele 6×0 para o Molcan pesou.
E outra tem uns Zé, que falam, ahh vai ficar marcado que tomou um 6×0. É melhor ser um top 30 que tomou um 6×0 ou ser um top 1000, que nunca tomou 6×0.
Faz favor né.
Avante Gutão, pra cima, aproveitar a oportunidade.
O que vier é lucro.
Não têm critério algum. Deixar o Puccinelli de fora, o Boscardin, para colocarem o Igor. E essa do Guto. Sem nexo.
Ainda bem que tem uma boa parcela aqui que analisa com base na razão e nos dados.
Hoje, a exceção de Fonseca, o protagonismo do tênis brasileiro no nível ATP está baseado em Wild Cards e Lucky losers. Já não se discute a qualidade de um tenista e sim sua capacidade de lobby para ganhar um convite ou a quantidade de desistências que se precisam para ser um LL.
Certíssimo o convite. O tênis brasileiro precisa acelerar a renovação. Ficar insistindo em cara rodado e que nao tem muito mais a oferecer é inútil. Guto é o futuro que temos hj (junto com o Fonseca) e iniciar ele na transição para o profissional de forma mais contundente me parece acertado.
Ele está indo para ganhar experiência e sentir a pegada em um torneio 250 e meio, fazer alguns games, quem sabe vencer mas, provavelmente, levar uma lapada vai ser uma boa e necessária evolução.
Quanto aos demais que lutem em qualy pq chance já tiveram aos montes, wild e monteiro.
Merecido! Msm perdendo vai ser uma boa experiência e aprendizado.